Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Conhecer os tipos de conclusão para usar na redação é muito importante, pois é nela que o autor do texto encerra as suas ideias. Além disso, a conclusão fornece um fechamento dos argumentos e também retoma a tese que foi defendida.
Dentro de uma redação dissertativa, a conclusão é muito importante. Por isso os candidatos devem saber como redigir um bom parágrafo de encerramento para o seu texto.
Sendo assim, confira agora quais são os principais tipos de conclusão para usar na redação. Aprenda como utilizar essa ferramenta para encerrar o seu texto de uma maneira coerente e amarrar as suas ideias da forma correta.
Os principais tipos de conclusão para usar na redação
A conclusão é o parágrafo que encerra o texto! Sendo assim, é importante que ela apresente um apanhado das ideias centrais do texto, retome a tese apresentada na introdução e finalize a argumentação do autor.
Isso pode ser feito de algumas maneiras. Confira agora os principais tipos de conclusão para usar na redação:
1 – Conclusão por síntese
Como o próprio nome já indica, uma conclusão por síntese é aquela que fornece um resumo, uma redução do que foi apresentado anteriormente. Portanto, nesse tipo de conclusão o autor retoma as ideias que foram citadas ao longo do texto, apresentadas na introdução e explicadas ao longo do desenvolvimento.
Dessa maneira, uma conclusão por síntese visa relembrar o ponto de vista do autor, e fortalecer a sua opinião. Assim, ela também age de uma maneira persuasiva, contribuindo para convencer o leitor a respeito da tese inicialmente apresentada na introdução.
2 – Conclusão com solução
Uma conclusão com solução é aquela que traz uma ideia de resolução para o problema apresentado ao longo da redação. Dessa forma, o autor precisa trazer ao final do texto uma sugestão de resolução.
Esse tipo de conclusão se popularizou com o Enem, afinal, nesta prova de redação em específico é obrigatório apresentar uma proposta de intervenção. Isso significa que o candidato que não trouxer na conclusão uma ideia de solução do problema, estará faltando com uma das competência principais exigidas pela banca.
Nesses casos, é necessário que a redação apresente um problema que demande uma solução.
Como estudar os tipos de conclusão para usar na redação
Para se preparar bem para as provas de redação e estar realmente apto para desenvolver uma boa conclusão, independente do tipo, é necessário praticar!
Por esse motivo, especialistas indicam a produção de, pelo menos, uma redação por semana! Com isso você pode praticar os tipos diferentes de conclusão e se tornar cada vez mais apto a escrever um fechamento ideal para o seu texto.
Sendo assim, se você deseja treinar suas habilidades de conclusão e de produção textual em geral, confira essa lista de temas de redação preparada pela Corrija-me:
- Desafios para educar a geração alfa diante das novas tecnologias;
- Valorização de personalidades negras para a cultura brasileira;
- Imposições de convenções sociais sobre a individualidade;
- Limites entre liberdade artística e intolerância religiosa;
- Embranquecimento de personalidades e difusão de ideias etnocêntricas;
- Imoralidade na Igreja Católica como reflexo da sociedade;
- Funk: afirmação da cultura do gueto ou perpetuação do machismo?
- A sexualidade dos pais adotivos influencia nas escolhas dos filhos?
- Paradoxo brasileiro: Entre o dilema de ser uma das maiores economias com um dos piores IDHs;
- Diante da perversidade da ambição humana, ainda há espaço para o altruísmo?
Também é indicado criar um bom repertório, e isso pode ser feito através de leituras diversas, filmes, séries, entre outras coisas. Confira aqui um post especial sobre como criar um bom repertório sociocultural para a redação!
Além disso, você também pode contar com a Corrija-me para aprimorar suas habilidades em redação. Essa é uma plataforma online com diversos cursos focados nas principais bancas do país.
Por exemplo, veja nesse vídeo dicas exclusivas sobre como escrever uma boa redação na prova do Enem e da Fuvest:
Dessa forma, se você deseja investir no seu futuro, clique aqui para fazer o seu cadastro gratuito, sem compromisso, e entender um pouco mais sobre essa plataforma que já ajudou milhares de alunos a conquistarem a sua vaga!
Não deixe também de conferir o blog da Corrija-me, que está repleto de conteúdos especiais e informativos para você elevar cada vez mais suas habilidades em produção de redação!
Deixe um comentário