6 argumentos coringas para usar na redação

Uma das estratégias para se sair bem na redação é possuir alguns argumentos coringas e utilizá-los da forma adequada, estabelecendo as devidas conexões com o tema solicitado e também defendendo o ponto de vista e ideias apresentados ao longo do texto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Está preocupado (a) com o repertório sociocultural na produção textual dos processos seletivos? Embora esse recurso tenha como objetivo representar o nível de conhecimento do candidato, existem algumas técnicas e argumentos coringas para usar na redação. 

É possível, portanto, recorrer a essa estratégia em diversos temas diferentes, sobretudo aqueles em que você não conhece de forma profunda, mas que já pode aproveitar essa “carta na manga” para elaborar uma boa argumentação. 

No desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, será necessário realizar uma defesa do seu ponto de vista, isto é, levantar argumentos para comprovar e embasar o fato que você apresentou. Sendo assim, os argumentos coringas para usar na redação serão um recurso importante para convencer o leitor acerca da ideia que está sendo proposta. 

No mais, selecionamos 6 exemplos que você pode utilizar. Pegue bloco de notas e caneta para guardar todas essas informações e não esqueça de conferir o texto até o final. Vamos lá? Veja a seguir:

Enumeração

Um dos tipos de argumentos coringas para usar na redação é a enumeração. Neste caso, é preciso inserir os argumentos que correspondem a sua tese, enumerando os fatos que sustentam e comprovem os fatos abordados ao longo do texto. Sendo assim, é importante deixar claro para o leitor que haverá uma determinada ordem de enumeração das ideias e de explicação para cada uma delas.

É possível, no entanto, que o candidato insira muitos argumentos soltos e acabe não contextualizando. Por isso, fique atento para que você não coloque apenas uma série de informações sem explicá-las da forma adequada. 

Referências e citações

As referências e citações já são bem conhecidas por candidatos que se preparam para processos seletivos com texto dissertativo-argumentativo, por exemplo. É um dos argumentos coringas para usar na redação mais indicados. Isso porque, a ideia aqui é apresentar referências de autoridades sobre o tema que colaborem com a proposta do autor. 

Além disso, esse recurso pode auxiliar a fundamentar sua tese, e, portanto, adicionar maior credibilidade ao que está sendo dito. As famosas citações podem ser frases de autores que se relacionam com a sua argumentação. Da mesma forma, é possível mencionar obras literárias, personagens importantes para um determinado assunto, entre outros.  

O uso desse tipo de argumentação é fundamental, pois demonstra repertório sociocultural e torna o texto mais rico.

argumentos coringas para usar na redação

Exemplificação

Ademais, vale ressaltar que a exemplificação também é um dos argumentos coringas para usar na redação. Neste caso, utiliza-se essa estratégia ao inserir um determinado exemplo que se refere ao tema em questão e explicá-lo. A ideia, portanto, é sustentar a proposta que foi inserida no parágrafo. 

É possível utilizar argumentos advindos da sociedade ou das diversas áreas do conhecimento, como fatos históricos, por exemplo. A preferência, no entanto, é realizar uma aplicação que seja de conhecimento geral, a fim de que o leitor compreenda o que está sendo dito e consiga assimilar as informações contextualizadas. 

Apresentação de dados

Outrossim, a apresentação de dados também está entre os argumentos coringas para usar na redação. Isso porque, revela uma repertório sociocultural e comprova, em dados e pesquisas reais, a ideia que foi elaborada pelo autor. Trata-se, portanto, de uma excelente estratégia argumentativa, pois aumenta a credibilidade. Lembre-se, contudo, de apresentar dados advindos de fontes confiáveis de pesquisa, como por exemplo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso contrário, o candidato pode ser penalizado por disseminar informações falsas em sua produção textual.  

Aulas ao vivo de redação

Causa e consequência

Na relação de causa e consequência, como o próprio nome revela, é importante inserir não apenas os motivos pelo qual um problema existe, como também desenvolver as consequências que se refletem na realidade devido a este fator. Trata-se, portanto, de um dos argumentos coringas para usar na redação. Muitos candidatos apostam nesta opção, pois é uma forma de justificar o seu ponto de vista e/ou as informações que estão sendo dissertadas ao longo do texto. Alguns conectivos muito utilizados nesse caso, são: porque, posto que, assim, em virtude de, entre outros.

Atenção! Lembre-se de não abordar apenas a causa e esquecer dos seus resultados e desdobramentos. Isso porque, nesse caso, a redação ficaria sem nexo e os fatos não seriam interligados entre si. A proposta aqui é demonstrar os efeitos de uma determinada problemática no contexto social. 

Comparação

Vale lembrar também que a comparação é um recurso muito importante ao desenvolver sua escrita, sendo esse um dos argumentos coringas para usar na redação. Ao apostar nessa estratégia, é preciso, contudo, apresentar ideias diferentes, bem como demonstrar as diferenças e semelhanças entre elas. A ideia, portanto, é relacionar os fatos e realizar uma conexão entre ambos – sendo ela semelhante ou distinta. Ademais, alguns conectivos que podem ser utilizados nesse tipo de estratégia são: da mesma forma, igualmente, semelhantemente, bem como, do mesmo modo, entre outros.

Aproveite os argumentos coringas para usar na redação e aplique com sabedoria!

Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha sido relevante para você! A ideia é trazer algumas ferramentas e argumentos coringas para usar na redação e auxiliar no desenvolvimento de um determinado tema solicitado pela banca examinadora. Lembre-se, contudo, que esse uso é comum em textos dissertativos-argumentativos, e alguns processos seletivos também podem solicitar outros gêneros textuais. Agora que você já sabe um pouco mais da teoria, basta praticar essas estratégias com frequência e logo você irá se familiarizar com sua produção! 

No mais, para ajudá-lo nesse processo, a equipe do Corrija-me está cada vez mais atualizada e especializada para te ajudar! Temos cursos de redação e planos disponíveis para quem deseja garantir uma boa nota na redação e, portanto, a aprovação dos sonhos em vestibulares, concursos e demais processos seletivos. Além disso, temos serviços de revisão, aulões, correção e dicas exclusivas que vão te auxiliar a aprimorar a habilidade de escrita.

Acesse nossa plataforma e saiba mais! 

 

COMENTÁRIOS:

G
Gabriela de Almeida Barbosa
Muito bom
C
Corrija-me - Correção de Redação respondeu:
Ficamos felizes que te ajudou :)

Atenciosamente,

Equipe Corrija-me – Plataforma de correção de redação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *