Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Obter um bom repertório sociocultural é fundamental para quem está se preparando para os processos seletivos. Ler livros, ouvir podcasts e assistir a filmes que abordam o feminismo, por exemplo, pode garantir maior familiaridade com a temática. Da mesma forma, compreender outros eixos e problemáticas sociais podem ajudar no preparo do candidato.
Embora muitos estudantes sonhem com a nota máxima na redação, ter um bom desempenho nesta área do conhecimento é consequência de uma boa argumentação e fundamentação do ponto de vista.
Quando o assunto é feminismo, por exemplo, não se trata apenas de conhecer o conceito, como de relacioná-lo com o tema e demonstrar uma bagagem cultural que o envolva. Pensando nisso, selecionamos 10 filmes que abordam o feminismo para usar na redação. Confira a seguir:
O quarto de Jack
Em primeiro lugar, pode-se citar o filme “O quarto de Jack”, lançado em 2015. O drama, sob direção de Lenny Abrahamson, recebeu diversas indicações a prêmios, como o Globo de Ouro. A atriz que deu vida à personagem principal, Brie Larson, ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme.
O enredo é baseado em uma adaptação do livro “Quarto”, de Emma Donoghue, e conta a história de Jack, filho de Joy e fruto de estupros recorrentes que sua mãe sofria em cativeiro. A trama apresenta de forma clara a objetificação da mulher, fato esse que ainda é muito comum na sociedade – consequência de um problema estrutural do machismo e da desigualdade de gênero, e que, infelizmente, está enraizada em nosso meio. Trata-se de um excelente exemplo para mencionar ao longo de redações sobre a temática.
O Homem invisível
Outra opção entre os filmes que abordam o feminismo para usar na redação é “O Homem Invisível”, lançado no ano de 2020. O enredo gira em torno da história de Cecília, que vivia um relacionamento abusivo com seu ex, que comete suicídio. A trama se baseia em uma história de violência doméstica, o que inclui abusos físicos e psicológicos.
Preciosa
O filme “Preciosa”, lançado no ano de 2010, é mais um exemplo que retrata a importância do feminismo nos dias atuais. A obra conta a história de Claireece, uma adolescente, que possui uma série de privações ao longo de sua adolescência. A garota, violentada pelo pai e abusada pela mãe, cresce com diversos traumas. O enredo demonstra um caso de violência doméstica que pode ser abordado em temáticas relacionadas ao feminismo no Enem e em outros vestibulares e concursos.
Miss Violence
Outra obra que não pode faltar na sua lista de filmes que abordam o feminismo é o “Miss Violence”, que foi lançado no ano de 2014. Trata-se da história de Aggeliki, uma garota de 11 anos, que no dia do seu aniversário, comete suicídio. A família afirma que foi um acidente, mas o enredo gira em torno da investigação de promotores acerca da situação. A história chama atenção pelas descobertas que surgem ao longo do filme, que remetem ao abuso infantil e exploração feminina. Trata-se, portanto, de uma opção para mencionar na redação.
O sorriso de Mona Lisa
O sorriso de Mona Lisa é um filme de drama, que foi lançado em 2003, com referência ao quadro Monalisa, do artista Leonardo da Vinci. A história retrata o papel da mulher nos anos 50, que, em resumo, era apenas o de conquistar um marido. Além disso, havia um conservadorismo que regulava os atos da sociedade na época, principalmente o de mulheres.
A partir da história de Katherine Watson, personagem principal que desejava mudar a realidade feminina na época, a trama mostra como eram os costumes tradicionais, em que a função da mulher já lhe era designada antes mesmo do seu nascimento. Trata-se de uma excelente referência para escrever sobre desigualdade de gênero e a importância do feminismo.
Radioactive
O documentário “Radioactive”, publicado no ano de 2019, e ainda disponível na Netflix, também é uma das recomendações de filmes que abordam o feminismo para usar na redação. O enredo fala sobre a vida da cientista Marie Curie e como suas descobertas tiveram impacto na ciência.
Trata-se de um instrumento para argumentar não apenas em temáticas que envolvem o feminismo, como também ciência e tecnologias e relações entre as pessoas.
Estrelas além do tempo
“Estrelas além do tempo” é um filme lançado em 2016 e baseado em fatos reais, que conta a história de mulheres afro-americanas que fazem parte de uma equipe da NASA. A narrativa reflete a importância do público feminino para muitos avanços em pesquisas. Além disso, pode ser usada para contextualizar redações sobre o tema e também sobre racismo e preconceito.
Acusados
Dentre os filmes que abordam o feminismo para usar na redação, pode-se citar também a obra “Acusados”, lançada em 1988. O filme conta a história de Sarah Tobias, uma mulher que é violentada por três homens. A trama demonstra, através do caso de violência contra a mulher, a presença da objetificação da mulher na sociedade.
Lolita
Lolita, filme lançado em 1997, conta a história de um professor de meia-idade que se apaixona por uma jovem de 12 anos de idade. O filme reflete mais uma história de violência contra mulher, ainda na figura de objeto condicionado à satisfação masculina. Esta obra pode, portanto, ser incluída em redações com essa temática, demonstrando uma maior bagagem.
À meia luz
O filme “À meia luz”, lançado em 1944, já demonstrava os casos de abuso psicológico existentes no meio social. Ao longo do enredo, é notória a manipulação do marido da personagem principal (Paula Alquist), que fazia de tudo para que ela acreditasse que está “enlouquecendo”. A obra cinematográfica aborda, portanto, a violência psicológica como uma problemática que ainda acontece e se reflete nos dias atuais. Vale a pena incluir este filme no seu repertório sociocultural.
Use os filmes que abordam o feminismo para contextualizar a temática!
É possível mencionar que essas são recomendações de filmes que abordam o feminismo e que podem ser citadas para enriquecer seu texto. Vale ressaltar que essa contextualização demonstra conhecimento e permite maior fluidez para articular os fatos que envolvem violência doméstica, desigualdade de gênero e temas relacionados.
No mais, para ajudá-lo no processo de prática da redação, nós da equipe Corrija-me temos uma série de cursos, aulas e planos exclusivos.
Quer conhecer nossas soluções? Fale conosco e tire todas suas dúvidas!
COMENTÁRIOS:
Não me recordo desse filme, se descobrir volte aqui contar para nós.
Corrija-me - Plataforma de correção de redação
Deixe um comentário