Termos e expressões que você não deve usar na redação

É possível que você ainda não saiba, mas existem alguns termos e expressões que você não deve usar na redação. Essas palavras prejudicam não apenas a compreensão do que está sendo dito, como também enfraquecem o vocabulário do candidato ao longo do texto.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Escolher as palavras certas é fundamental para produzir uma boa redação, pois existem alguns termos que você não deve usar na redação, tendo em vista que eles afetam não apenas a compreensão e coesão do texto, como também sua clareza e objetividade.

Recomenda-se, portanto, que os candidatos evitem palavras ambíguas ou muito generalizadas, de senso comum, gírias e jargões. Afinal, esse uso pode enfraquecer e ainda prejudicar a linha de raciocínio, isto é, causar a perda de sentido no texto. Por consequência, o participante não se comunica como gostaria e o corretor não consegue se aprofundar no que foi escrito. Por este motivo, elaboramos um guia com os termos e expressões que você não deve usar na redação, a fim de que você demonstre um vocabulário rico e vasto, e com isso, alcance nota máxima. Confira abaixo:

O termo “coisa” e “algo”

Expressões que você não deve usar na redação

Em primeiro lugar, entre os termos e expressões que você não deve usar na redação pode-se destacar “coisa” e “algo”. Tratam-se de palavras generalistas e vagas, que não possuem um significado concreto e, por isso, afetam a compreensão do que se deseja comunicar. 

Além disso, podem enfraquecer o vocabulário do seu texto dissertativo-argumentativo, que preza por uma comunicação madura e objetiva, a fim de seguir a norma culta da língua portuguesa. Por isso, sempre que esses termos lhe vierem à mente, procure substituí-los por outros mais precisos e específicos. Essa ação, com certeza, irá somar na sua nota e evitará a perda de pontos sem necessidade. 

“Nos dias atuais” ou “hoje em dia”

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as. 

A ideia da estrutura dissertativo-argumentativo nos processos seletivos, inclusive no Enem, é que você produza um texto autoral, que esteja fora do senso comum.

“Desde os primórdios da humanidade”

Expressões que você não deve usar na redação

Provavelmente, você já deve ter lido um texto que começava com “Desde os primórdios da humanidade”, não é mesmo? Trata-se de uma expressão temporal muito vaga e imprecisa, por isso mesmo evite fazer uso dela.

Sendo assim, se você deseja usar uma expressão locativa, faça a demarcação com acontecimentos específicos, como por exemplo: “Desde a colonização do Brasil”. Quanto mais específico, preciso e objetivo você for no seu texto, melhor!

“Como todos já sabem”

É preciso ter bastante cuidado com os termos “Como todos já sabem” ou “É de conhecimento geral”. Isso porque, ambos pressupõem que todos já estão informados sobre um determinado tema. A verdade é que essas são expressões que você não deve usar na redação, pois desqualificam o seu texto e ao contrário de tornar a argumentação mais consistente, este recurso a enfraquece, pois consiste no uso de um termo generalista, de senso comum – até mesmo porque, vamos combinar que é muito raro existir uma informação que todos conheçam, não é mesmo? Portanto, foque em palavras precisas e inovadoras!

“E” com frequência

Pode-se utilizar o “e” como um conectivo de adição e não existe problema algum nisso. O que pode prejudicar o seu texto é o uso frequente deste termo, já que os longos períodos podem causar o acúmulo de informações. O melhor é dividir o texto em frases mais curtas, que facilitem o entendimento do parágrafo e da redação como um todo. Lembre-se de que a intenção é prender a atenção do leitor e/ou corretor!

“Literalmente”

Expressões que você não deve usar na redação

A palavra “literalmente” está entre as expressões que você não deve usar na redação, pois ela pode ser facilmente usada em um contexto que não cabe. Isso pode acontecer, por exemplo, com a troca pelo sinônimo “efetivamente”. O “literalmente” tem o sentido de passar um termo figurado para o que está acontecendo na realidade. 

“Antigamente”

Tanto “antigamente”, quanto “há muito tempo” dão uma ideia muito vaga quanto ao tempo em que o evento ocorreu, fazendo crer que o redator não possui o conhecimento adequado sobre o repertório histórico que pretende usar. Por isso, seja mais específico na demarcação temporal, sempre dando a entender que domina o assunto. 

Em geral, quais são os termos e expressões que você não deve usar na redação?

Em suma, você deve evitar na sua redação os termos que expressam os seguintes aspectos: 

  • Falta de precisão;
  • Uso errôneo dos conectivos;
  • Termos muito comuns, generalistas e que enfraquecem o seu vocabulário;
  • Palavras muito difíceis e que nem você mesmo sabe o significado;
  • Expressões ambíguas, que tornem as ideias implícitas. 

Aulas ao vivo de redação

Evite esses termos ao praticar redação! 

Compreender quais são os termos e expressões que você não deve usar na redação é fundamental, porém, tudo é questão de prática. Se você deseja realmente evitar um vocabulário de senso comum, com termos imprecisos e expressões que prejudiquem a comunicação do seu texto, o segredo é treinar redação. 

Quanto mais você lê, estuda sobre os assuntos e adquire repertório sociocultural, melhor será o seu vocabulário. Quanto mais você escreve, mais você poderá fixar as técnicas adequadas. Desse modo, além de obter maior autoconfiança, esse processo facilitará a escrita sobre os mais diversos temas quando, de fato, chegar o momento de realizar a redação. 

Além disso, ter uma correção detalhada e profissional será imprescindível para saber o que está errando e melhorar ainda mais. Pensando nisso, a plataforma da Corrija-me oferece cursos, correções, revisões e aulas gravadas por profissionais altamente qualificados que irão ajudá-lo a alcançar a sonhada aprovação. 

Acesse nossa plataforma e venha aprender redação com a gente!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *