Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
A Fundação Universitária para Vestibular (Fuvest) é o programa de aplicação da prova da Universidade de São Paulo (USP), sendo este um dos processos seletivos mais renomados, tendo em vista que são muitos os candidatos que desejam entrar na instituição.
O vestibular conta com duas fases, o que inclui questões objetivas e subjetivas nas áreas de ciências exatas, matemática, ciências da natureza e linguagens. Além disso, a nota total do candidato também se soma à redação, que é aplicada na segunda fase.
Embora seja um vestibular tradicional, foram divulgadas algumas mudanças no vestibular da Fuvest 2023. Para esclarecer esses fatores, a equipe da Corrija-me elaborou um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o que mudou na avaliação da USP. Continue lendo e veja a seguir:
Quais foram as mudanças no vestibular da Fuvest 2023?
No dia 23 de junho, a USP anunciou a existência de 3 novas regras importantes para quem vai participar do vestibular da Fuvest 2023. Entre elas, é possível destacar:
Comissão para verificar a autodeclaração
Em primeiro lugar, entre as mudanças no vestibular da Fuvest 2023, está a inserção de uma comissão específica para realizar a devida verificação das pessoas que se declaram pretas, pardas e indígenas antes que as matrículas sejam confirmadas. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Graduação da Universidade.
O objetivo, portanto, é fazer uma análise geral dos candidatos para evitar que ocorram fraudes nas inscrições. Os critérios a serem utilizados são definidos previamente pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.
Classificação dos candidatos
Outra questão que está entre as mudanças no vestibular da Fuvest 2023 é a forma de classificação dos candidatos. Isso porque, a partir do próximo ano, a regra é que em qualquer categoria em que os participantes se inscreverem, seja ela de ampla concorrência, escola pública ou por cotas de pretos, pardos e indígenas (PPI), todos estarão concorrendo, inicialmente, em ampla concorrência. A classificação, portanto, vai ocorrer de acordo com a nota total que o candidato obteve no vestibular.
Os candidatos que podem concorrer a Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP) são aqueles que estudaram ao longo do Ensino Médio em escolas públicas. Essa política, portanto, independe da renda do aluno. Os que se declaram pretos, pardos ou indígenas também poderão concorrer, desde que tenham estudado em escolas públicas do Brasil.
Os critérios de preenchimento seguem a ordem em que primeiro está a ampla concorrência, em seguida as de escola pública e, por fim, as de pessoas que se declaram pretas, pardas ou indígenas. De acordo com a instituição, o objetivo geral da mudança é corrigir falhas e aumentar as chances dos candidatos de escolas públicas e PPI.
Isso porque eles poderão não só disputar em seus grupos próprios, como também nas vagas de ampla concorrência. A ideia é aproximar os estudantes da realidade social do nosso país.
Comprovante de vacinação
No mais, outra mudança no vestibular da Fuvest 2023 é que o candidato deve demonstrar o comprovante de vacinação completo, incluindo as doses de reforço contra a COVID-19. Ele precisará apresentar o documento para poder realizar sua matrícula na universidade.
Confira o calendário do vestibular da Fuvest 2023!
No mais, se você está participando do vestibular da Fuvest 2023, é preciso ficar atento às seguintes regras datas:
- Data de inscrição para realizar a prova – 15 de agosto até 23 de setembro de 2022
- Aplicação da 1ª fase da prova: 4 de dezembro de 2022
- Aplicação da 2ª fase da prova: 8 e 9 de janeiro de 2023
- Data de divulgação do resultado dos aprovados (Lista 1): 30 de janeiro de 2023
- Data de divulgação do resultado dos aprovados (Lista 2): 10 de fevereiro de 2023
- Data de divulgação do resultado dos aprovados (Lista 3): 17 de fevereiro de 2023
- Divulgação da lista de espera: de 01 até 03 de março de 2023
As matrículas ocorrerão de forma online, em que a primeira chamada será do dia 31/01 até o dia 06/02. Enquanto isso, o cadastro da segunda chamada deve ser realizado entre os dias 13 e 14/02. Por fim, o candidato que for aprovado na terceira lista de divulgação, deverá se matricular entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2023.
Obras literárias no vestibular da Fuvest 2023
Quem está se preparando para a 2ª fase do vestibular da Fuvest 2023 deve levar em consideração as obras literárias que são de leitura obrigatória para este ano. Veja quais são:
- Alguma poesia – Livro de Carlos Drummond de Andrade
- Quincas Borba – Livro de Machado de Assis
- Campo Geral – Livro de Guimarães Rosa
- Poemas Escolhidos – Livro de Gregório de Matos
- Angústia – Livro de Graciliano Ramos
- Nove Noites – Livro de Bernardo de Carvalho
- Mensagem – Livro de Fernando Pessoa
- Terra Sonâmbula – Livro de Mia Couto
- Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
Vai realizar o vestibular da Fuvest 2023? Conte com a equipe da Corrija-me!
Por fim, ressaltamos a importância de quem está participando do vestibular da Fuvest 2023 ficar atento a todos esses tópicos. Isso porque essas mudanças serão importantes ao longo do processo no vestibular, principalmente nesta reta final.
No mais, uma dica valiosa para quem deseja se preparar ainda mais para a prova da USP é manter a prática de redação. Para isso, é fundamental que haja o auxílio de uma plataforma de correção de redação profissional. Na Corrija-me, você tem acesso a uma série de recursos que irão otimizar esse processo, como: cursos, vídeos, aulas exclusivas e materiais que poderão orientá-lo no processo de treino e execução de uma boa produção de texto.
Não espere mais para garantir bons resultados! Acesse nosso site e confira as soluções que temos disponíveis.
Deixe um comentário