Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Quem está se preparando para a redação Enem 2023 precisa estar ciente das orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os responsáveis pelo órgão publicaram a Cartilha do Participante, um manual com tudo que o candidato deve saber sobre a redação.
A partir dessas informações, o participante pode ter um panorama da estrutura de redação, competências a serem avaliadas, principais dúvidas e suas devidas respostas.
A ideia é facilitar a compreensão quanto ao que se espera que o candidato desenvolva e estudá-la é fundamental para todos que desejam aprovação. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo completo com todas as principais orientações do INEP para Redação Enem 2023. Continue lendo e veja a seguir:
A estrutura da redação Enem 2023
Em primeiro lugar, é importante levar em consideração a estrutura da redação Enem 2023. O tipo de texto cobrado pela banca examinadora na prova é o dissertativo-argumentativo, isto é, o candidato deve expor uma tese a partir da qual precisa se articular para trazer argumentos persuasivos.
A ideia, portanto, é defender um ponto de vista, de acordo com o uso de argumentos bem embasados e consistentes. Sendo assim, a estrutura deve ser: tema > ponto de vista > argumentos > proposta de intervenção.
Ao longo desta etapa, será preciso incluir a introdução, desenvolvimento e conclusão. Geralmente, a primeira parte conta com uma apresentação do que será dito, enquanto o desenvolvimento é o momento de apresentar o repertório sociocultural relevante e argumentar.
Por fim, há a proposta de intervenção, em que o candidato deve propor um meio de solucionar a problemática apresentada. Para isso, é possível utilizar agentes como órgãos públicos, ou que envolvam a temática em questão. O mínimo de linhas escritas deve ser de 8, enquanto o máximo é 30 linhas.
Já no que se refere à quantidade de parágrafos, o ideal é entre 4 a 5, sendo o primeiro de introdução; 2 ou 3 para desenvolvimento e o último para conclusão.
Os critérios de avaliação da redação Enem 2023
A Cartilha do Participante segue com as orientações do INEP para Redação Enem 2023 quanto às competências a serem avaliadas pelos corretores. Entre elas, podemos citar:
- Competência 1: tem como objetivo que o candidato demonstre conhecimento sobre o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- Competência 2: consiste na compreensão da proposta de redação que foi apresentada pela banca, bem como o uso de conceitos de várias áreas do conhecimento para sua abordagem, com respeito ao tipo de texto dissertativo-argumentativo.
- Competência 3: avalia a capacidade de seleção, organização e interpretação das informações que estão presentes no texto para defender o seu ponto de vista e/ou tese.
- Competência 4: envolve a demonstração de mecanismos linguísticos de coesão e coerência para relacionar os fatos propostos, construir a argumentação e apresentar uma linha de raciocínio.
- Competência 5: tem como objetivo a elaboração de uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução para o problema apresentado de acordo com os direitos humanos.
Essas competências definem os critérios de avaliação. Em outras palavras, se o candidato escrever sua redação Enem 2023 respeitando todas essas questões com sucesso, ele garantirá a nota máxima. Os corretores devem avaliar cada um desses 5 aspectos com uma nota de 0 a 200 pontos.
Dicas para a redação Enem 2023
O INEP também disponibiliza uma série de dicas para a redação Enem 2023, entre as quais está a importância da leitura, tendo em vista que ela colabora com alguns fatores cruciais no desenvolvimento da redação, como:
- Amplia o vocabulário;
- Auxilia a construir uma argumentação baseada em um ponto de vista, isto é, garante maior criticidade ao candidato;
- Aumenta o repertório sociocultural;
- Permite a reflexão acerca das questões sociais e uma maior visão de mundo, de modo que consigamos elaborar uma boa proposta de intervenção para a problemática apresentada na redação;
- Entre outros.
Além disso, adicionamos a essas dicas outros aspectos, como o ato de praticar. Quanto mais lemos sobre diversos assuntos, inclusive ao estudar as redações anteriores, podemos reter um novo conhecimento. Por consequência, é possível criar nossas próprias estratégias, descobrir onde estamos errando e até gerir nosso tempo da melhor forma. Isso porque existem outros desafios na prova, como o seu prazo de realização. O preparo, portanto, é uma das melhores formas para quem deseja alcançar a nota 1000 no vestibular.
Quer saber mais sobre a redação Enem 2023? Fique por dentro de tudo com a Corrija-me!
O objetivo deste artigo é proporcionar um panorama com as principais orientações dadas pelo INEP sobre a redação Enem 2023. Quem vai prestar o exame deve estar atento a essas regras e conferir a cartilha com todas as perguntas e respostas na íntegra, afinal, são elas que irão nortear a escrita da sua redação.
No mais, uma questão bem interessante é que a maior parte dos alunos que atingiram nota 1000 já haviam escrito sobre o tema proposto na prova oficial. Isso quer dizer que ter conhecimento anteriormente sobre o assunto proposto, facilita muito o processo de escrita.
A Corrija-me acertou o tema proposto na redação Enem 2022, que já havíamos trabalhado em nossas redes e canal do Youtube. Temos uma plataforma completa em que toda semana lançamos novos temas para redação Enem, com temas atuais que possuem grande possibilidade de ser a proposta oficial da redação Enem 2023.
Aproveite para estudar mais e prepare-se para garantir sua vaga dos sonhos. Conheça nossos planos!
Deixe um comentário