Tema da redação da Vunesp – Unesp 2023

O tema da redação da Vunesp – Unesp 2023 já foi divulgado! Neste artigo, trouxemos comentários sobre o recorte utilizado pela banca e algumas considerações sobre os principais critérios de avaliação utilizados pelos corretores. Vale a pena conferir!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) divulgou o tema da redação da Vunesp – Unesp 2023, realizada na segunda fase do vestibular deste ano. No total, foram mais de 29.300 candidatos inscritos. O resultado desta fase será divulgado no dia 1 de fevereiro de 2023.

A segunda fase foi composta por 60 questões objetivas e a redação, por isso foi preciso ativar a capacidade de gerenciamento do templo.

O candidato, por sua vez, deveria se atentar não somente à estrutura, como também ao repertório sociocultural e desenvolvimento do texto dentro da temática proposta. Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com comentários sobre o tema da redação da Vunesp – Unesp 2023. Confira a seguir: 

Qual foi o tema da redação da Vunesp – Unesp 2023?

O tema proposto na redação da Vunesp – Unesp 2023 foi “A ‘lógica do condomínio’: o espaço público está em declínio?”. A condução da proposta não surpreendeu no que se refere ao formato da banca, que se manteve convencional. Isso porque apresenta uma abordagem ambivalente, ou seja, traz um questionamento em que o candidato deverá se preocupar em responder, sendo ela afirmativa ou negativa.

Para além disso, trata-se de uma temática relevante dentro do cenário atual em que vivemos, posto que esse recorte retrata um problema urbano e que afeta a sociedade. De certa forma, a questão da lógica do condomínio poderia ser considerada como a oposição aos espaços públicos de acordo com a oposição que se forma entre as classes sociais que podem compartilhar esse mesmo espaço.

A banca responsável ainda propôs quatro textos de apoio para que os candidatos compreendessem a proposta.

redação da Vunesp - Unesp 2023

Os textos de apoio da redação da Vunesp – Unesp 2023

Como foi dito acima, a banca responsável disponibilizou o total de quatro textos de apoio para o candidato elaborar sua redação da Vunesp – Unesp 2023. Sendo assim, para melhor compreensão dos comentários acima, separamos um resumo de cada um desses textos. Veja a seguir: 

Texto de apoio 1

Em primeiro lugar, a banca disponibilizou uma pequena parte do poema “O povo ao poder”, de Castro Alves, que mencionava a frase “A praça é do povo”. O trecho já funcionaria como bagagem para a compreensão dos espaços públicos como um direito do povo, em que o candidato poderia pensar na funcionalidade desses locais para a sociedade como um todo.

Texto de apoio 2

O segundo texto de apoio é “Espaços públicos, coexistência social e civilidade”, de autoria de Alexandra Castro. O trecho foi retirado da revista “Cidades: comunidades e territórios” e fazia menção à conceituação do que é um espaço público, lembrando aos candidatos qual é o seu objetivo. Mas, atenção! No final, a autora remete o direito à cidade, o que abre portas, mais uma vez, para o uso da legislação vigente como repertório sociocultural para enriquecer o texto. 

Texto de apoio 3

Entre os textos motivadores da redação da Vunesp – Unesp 2023, há também um pequeno trecho do livro “Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo”, de autoria de Teresa Pires. A ideia geral do texto é que, mesmo com a existência dos espaços públicos, muitos deles são separados pelas barreiras da tecnologia de segurança, havendo assim, uma segregação espacial. Essa questão abre portas para que o candidato leve o debate para outras áreas do conhecimento, podendo relacionar assuntos como a pobreza, a violência como justificativa, e até os grupos marginalizados perante a sociedade.

Texto de apoio 4

Por fim, o último texto de apoio que a banca disponibilizou  é um pequeno trecho do livro “A lógica do condomínio”. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros, escrito pelo autor Christian Dunker. 

Trata-se do texto “A lógica do condomínio”, que explica a fundo o que é essa lógica – o que inicialmente, poderia deixar dúvidas aos candidatos. Em suma, o texto traz a questão da engenharia urbana e exclusão social do que está “fora dos condomínios”, que também são questões excelentes para levar o participante à reflexão e gerar uma concepção sobre o assunto.

Confira a prova de redação da Vunesp – Unesp 2023 na íntegra

Avaliação: os critérios utilizados na redação da Vunesp – Unesp 2023

O Manual do Candidato  traz uma base para que os candidatos compreendam quais são os critérios de avaliação usados pelos corretores na hora de corrigir os textos. É fundamental, portanto, que o participante esteja atento sobre quais são esses critérios e faça um estudo deles. Veja quais são:

  • Capacidade de desenvolvimento da redação de acordo com o tema proposto;
  • Estrutura e coerência – avaliação se o candidato adotou o tipo de texto solicitado (dissertativo-argumentativo) e organização da argumentação em defesa de um ponto de vista; coerência entre as informações e fatos interligados ao longo do texto. 
  • Expressão (coesão e modalidade) – uso de conectivos e mecanismos para coesão do texto, a fim de tornar o texto mais claro e fluido para o leitor. Aqui também há a avaliação da obediência à norma padrão da língua portuguesa e aspectos gramaticais em geral, como ortografia, pontuação, entre outros.

Fique por dentro de tudo sobre redação!

Por fim, o objetivo deste artigo é trazer um panorama sobre a redação da Vunesp – Unesp 2023. Sendo assim, candidatos que fizeram a prova este ano ou que estão se preparando para os próximos vestibulares, precisam manter-se atualizados e cientes dos principais critérios de avaliação. 

Neste cenário, a plataforma de correção de redação da Corrija-me possui uma série de recursos que podem ajudar você a aprimorar a escrita. Além disso, temos uma equipe completa para fornecer o suporte a partir de correções, revisões, dicas e técnicas exclusivas para você se sair bem na redação. Tudo isso de acordo com seu estágio de aprendizado, sendo ele iniciante, intermediário ou avançado. 

Fique por dentro de tudo sobre redação e seja aprovado no processo seletivo que deseja. Visite nosso site e saiba mais!

COMENTÁRIOS:

M
MARIA JACQUELINE SANTOS
São tão difíceis os temas em si,que por mais que eu estude acho diferentes da minha opinião,mas valeu as dicas obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *