Tema da redação do Banco do Brasil 2018 – Veja também a Prova e Gabarito

Conhecer o tema da redação do Banco do Brasil 2018 é uma das principais estratégias para quem deseja se familiarizar com a banca (Fundação Cesgranrio) e se preparar para as próximas provas. Leia o artigo e saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A redação do Banco do Brasil 2018, aplicada pela Fundação Cesgranrio, é uma excelente fonte de estudos para quem está se preparando para o próximo concurso. Neste ano, as vagas disponibilizadas são para o cargo de escriturário, com data de aplicação prevista para o dia 23 de abril. 

Da mesma forma que em 2018, as etapas incluíam a prova objetiva e a discursiva. A redação, por sua vez, é composta pela escrita de um texto de 25 a 30 linhas, do tipo textual em prosa dissertativo-argumentativo. A redação é avaliada de 0 (zero) a 100 pontos, mas se o candidato não atingir 70, estará desclassificado, pois esta etapa tem caráter eliminatório.

Quer aprender a escrever redações para o concurso do Banco do Brasil? Clique aqui!

Pode-se dizer que uma das principais indicações para quem quer garantir uma boa nota e a vaga no concurso é estudar pelas provas anteriores. Pensando nisso, a equipe da Corrija-me preparou um artigo completo sobre o tema da redação do Banco do Brasil 2018 e seus principais aspectos. Confira a seguir:

Qual foi o tema da redação do Banco do Brasil 2018?

Redação do Banco do Brasil 2018

Em primeiro lugar, pode-se dizer que até o ano de 2018, a banca organizadora (Fundação Cesgranrio) manteve a proposta de um único tema para a produção textual, já que, em sua última edição houve alterações, com a apresentação de propostas diferentes para cada tipo de prova. O tema era: “Que motivação deve ser um norte para as ações de responsabilidade social em uma organização?”. A ideia era que o candidato pudesse refletir sobre possíveis ações que seriam realizadas para garantir maior qualidade de vida na sociedade como um todo.

Trata-se de um tema muito atual, em que poderia ser abordada a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, a contribuição com as organizações sem fins lucrativos, estratégias de redução dos impactos ambientais, entre outros. 

A banca, por sua vez, disponibilizou três textos de apoio para os candidatos. Entre os quais, estavam:

Texto de apoio 1

O primeiro texto de apoio da redação do Banco do Brasil 2018 era uma coluna sobre filantropia e responsabilidade social, do Jornal Correio de Uberlândia. O texto abordava a questão da Constituição Federal de 1988 e a garantia aos direitos de cidadania da sociedade, que poderia ser usada para dar respaldo à argumentação.

Nele, o autor reflete que, embora os termos “filantropia” e “responsabilidade social” estejam interligados entre si, eles não devem ser confundidos. 

Texto de apoio 2

O segundo texto de apoio da redação do Banco do Brasil 2018 se tratava de um artigo intitulado “A relação polêmica entre os conceitos de solidariedade e competitividade na prática discursiva sobre a responsabilidade social empresarial!”. Ele trazia uma discussão sobre A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), sendo esse um fator de destaque e competitividade das empresas no cenário atual. 

Texto de apoio 3

Por último, a banca examinadora da Fundação Cesgranrio, trouxe como texto de apoio um novo trecho do artigo “A relação polêmica entre os conceitos de solidariedade e competitividade na prática discursiva sobre a responsabilidade social empresarial”, de autoria de Laura Daniela Miranda de Queiroz e Fátima Cristina da Costa Pessoa da UFPA. 

Dessa vez, a questão em reflexão era sobre as novas exigências do mercado e a consciência dos empreendedores acerca de novos valores baseados na sustentabilidade ambiental e outras questões de responsabilidade social. 

Confira as provas e gabaritos, incluindo a proposta de redação do Banco do Brasil 2018

Quais são os critérios avaliados na redação do Banco do Brasil?

Como foi mencionado ao longo do artigo, a Fundação Cesgranrio solicita a produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. É muito importante, portanto, que, ao estudarem, os candidatos também tenham atenção quanto às regras e a prática da escrita. 

Afinal, a leitura de outros textos e propostas de anos anteriores é importante, mas você só aprenderá de fato quando partir para a ação e começar a redigir seus próprios textos. Por isso, elencamos as principais competências que os corretores poderão avaliar. Veja a seguir:

    • Manter seu texto adequado ao tema que está sendo proposto pela banca – tenha atenção neste quesito! Isso porque a fuga ao tema pode não só gerar a perda de pontuação, como também a desclassificação do candidato. 
    • Manter seu texto adequado ao tipo de texto proposto pela banca – busque se adaptar, por meio da prática, à escrita do texto dissertativo-argumentativo;
    • Usar os mecanismos de coesão de forma adequada – procure estruturar bem o texto dentro de uma lógica (mantenha referências, sequência e outros aspectos que interligam as partes);
    • Seleção, organização e relação entre os argumentos dispostos para defender uma tese e/ou ponto de vista;
  • Apresentar conhecimento da norma padrão da língua portuguesa. 

Está se preparando para a redação do Banco do Brasil? A equipe da Corrija-me pode ajudar você!

Por fim, o objetivo deste artigo é trazer as principais informações sobre o tema da redação do Banco do Brasil 2018. Lembrando que uma excelente maneira de se sair bem nessa área do conhecimento é entendendo bem o estilo de cobrança da banca e estudando por outras redações que tiveram nota máxima

Além disso, é fundamental manter a familiaridade com assuntos relevantes e atuais. Por isso, se você está se preparando para os próximos processos seletivos do Banco do Brasil, nós podemos ajudar! Temos uma plataforma completa de redação para quem deseja aprimorar as habilidades de escrita e aumentar o desempenho nos concursos. 

Montamos uma série de cursos, aulas, dicas, e suporte de profissionais qualificados na revisão e correção de redação. Desse modo, nossos alunos se mantêm em constante aprendizado, independentemente do seu nível de aprendizado (iniciante, intermediário ou avançado).

Não espere mais para garantir a vaga dos sonhos! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos planos de ensino de redação para o Banco do Brasil. 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *