Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em
Uma das principais dúvidas dos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio é a de como usar a nota do Enem no Sisu. Isso porque, essa é uma das principais formas de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa, com apoio do Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Além disso, existem duas edições por ano, oportunidades essas em que os candidatos podem realizar sua inscrição.
Por isso, se você quer se inscrever na graduação dos sonhos, é preciso entender o passo a passo de como usar a nota do Enem no Sisu. Neste artigo, explicaremos esse processo na prática. Acompanhe e saiba mais a seguir:
Como funciona o processo de seleção do Sisu?
Antes de entender como usar a nota do Enem no Sisu, vale a pena levar em consideração que as vagas são preenchidas de acordo com a nota obtida pelos candidatos no Enem.
O sistema, por sua vez, utiliza a nota da prova objetiva e da redação para calcular a nota final dos candidatos. A classificação, por sua vez, é realizada para preencher a quantidade de vagas, em ordem decrescente.
Vamos supor, por exemplo, que um estudante deseja se inscrever na graduação do curso de enfermagem em uma universidade pública. Se existem 50 vagas para preenchê-la, e ele está na 49ª posição após todas as inscrições, automaticamente, estará dentro!
Além disso, o Sisu também utiliza as chamadas cotas sociais e raciais. No caso das cotas raciais, elas garantem uma porcentagem das vagas para estudantes que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Isso também conta, nas cotas sociais, para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.
Como usar a nota do Enem no Sisu?
Em primeiro lugar, para usar a nota do Enem no Sisu, o estudante deve ter realizado o processo seletivo no ano anterior. Por exemplo: se você quer se inscrever no Sisu em 2024, deverá ter feito a prova no ano de 2023. Entre os principais requisitos para a inscrição, está o fato de obter uma nota maior que zero na redação.
Além disso, é necessário não ter participado da prova na condição de treineiro. Em outras palavras, se você fez o Enem para um teste de conhecimento da prova, como no 1º ano ou 2º ano do Ensino Médio, não poderá se inscrever no Sisu.
Geralmente, o período de inscrição ocorre no início do ano para o primeiro semestre e no meio do ano para o segundo semestre. Em cada etapa, o estudante deve acessar o site do Sisu e informar seu número de inscrição e senha do Enem para se candidatar às vagas disponíveis. Alguns dados, como CPF, nome completo e e-mail do candidato serão necessários.
Além disso, você precisará fazer a inserção de qual curso deseja entrar, bem como a sua cidade e a instituição de ensino. O sistema contará com as vagas que estão disponíveis para ampla concorrência e para as cotas (sociais ou raciais).
Ao longo do processo de inscrição, o candidato tem direito a escolher até duas opções de curso, de acordo com sua preferência. No mesmo site, será possível conferir os documentos necessários para matrícula dos candidatos aprovados.
Vale destacar, porém, que o candidato deve estar atento aos prazos e ao cronograma do Sisu. Sendo assim, não irá perder a oportunidade de concorrer a uma vaga na universidade desejada!
Fui selecionado no Sisu! E agora? Como usar a nota do Enem no Sisu?
Se você aprendeu a como usar a nota do Enem no Sisu e foi aprovado na seleção, parabéns! O próximo passo é seguir as instruções fornecidas pela universidade para efetuar sua matrícula.
Aqui, vale destacar a necessidade de atenção aos prazos e às documentações necessárias para não perder a vaga. Caso não seja selecionado na primeira opção de curso, o estudante pode optar por participar da lista de espera do Sisu. Geralmente, elas são utilizadas pelas universidades para preencher as vagas que ainda restam. Para isso, é preciso manifestar interesse na lista de espera, durante o prazo estipulado pelo Sisu.
Esse processo ocorre, por exemplo, quando o candidato coloca 2 opções no Sisu, e é aprovado nas duas. Ele escolhe a primeira opção de curso e, automaticamente, a segunda opção estará livre. Isso porque não é possível fazer inscrição em dois cursos ao mesmo tempo, na universidade pública.
Lembre-se, portanto, de que além de saber como usar a nota do Enem no Sisu, o candidato precisa ficar atento aos prazos de matrícula. Isso porque, se o estudante perder algum prazo, é possível que haja a desclassificação. Vale a pena pesquisar e entrar em contato com a universidade para saber quais são as regras e datas disponíveis!
Estude com a Corrija-me e garanta sua vaga no Sisu!
Por fim, a ideia deste artigo é tirar as principais dúvidas sobre como usar a nota do Enem no Sisu. Lembrando que essa é uma excelente oportunidade, principalmente para quem deseja ingressar em uma universidade pública.
O melhor de tudo é que, para ajudá-lo neste processo, a Corrija-me possui uma plataforma de estudos de redação e profissionais especializados para dar todo o suporte necessário. Temos cursos, aulas, dicas, correções e revisões de redação, inclusive com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Além disso, buscamos focar no ensino de acordo com seu estágio de aprendizado, de forma personalizada para pessoas que estão em nível iniciante, moderado ou avançado.
Não espere mais para garantir sua vaga na graduação dos sonhos! Conheça nossos planos de redação e estude com a Corrija-me.
Deixe um comentário