Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
O tema da redação do Banco do Brasil 2023 esteve entre as principais preocupações dos candidatos. Isso porque a produção textual possui caráter eliminatório, sendo esta uma das etapas de avaliação mais importantes para conquistar a vaga neste concurso público.
A prova, que aconteceu no dia 23 de abril, teve como banca examinadora a Fundação Cesgranrio. As 6 mil vagas ofertadas se destinavam para as funções de agente comercial e agente de tecnologia.
Quer aprender a escrever redações para o concurso do Banco do Brasil? Clique aqui!
Neste sentido, nós da Corrija-me preparamos um artigo completo, com comentários, para quem está se preparando para outros processos seletivos da banca e deseja estudar o assunto. Acompanhe e saiba mais sobre o tema da redação do Banco do Brasil 2023:
Qual foi o tema da redação do Banco do Brasil 2023?
Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração o tema da redação do Banco do Brasil 2023. Geralmente, a escolha da proposta é sempre relevante e atual, refletindo as demandas e tendências do setor bancário. Neste ano, foram cinco comandas diferentes, que variavam de acordo com o caderno de provas que o candidato recebeu. Entre os temas disponíveis, portanto, estavam:
O desafio do resgate da cidadania e dos direitos das pessoas com deficiência
Embora muitos candidatos se perguntem o motivo da banca examinadora abordar uma temática que não esteja diretamente relacionada ao nicho bancário, trata-se de um assunto de grande relevância social.
O candidato deveria trabalhar o resgate da cidadania, posto que, mesmo diante de avanços legais e sociais, pessoas com deficiência ainda enfrentam desafios para exercer plenamente sua cidadania e ter seus direitos garantidos. Essa questão, portanto, reflete a importância de discutir e buscar soluções para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para esse grupo tão significativo da população.
Uma boa alternativa seria apostar nas principais causas e razões de as pessoas com deficiência ainda não serem incluídas na sociedade. Por exemplo, apontando a negligência do governo e do preconceito social que ainda existe.
A importância do atendimento de qualidade das instituições financeiras
O segundo tema da redação do Banco do Brasil 2023 teve como principal objetivo retratar a questão do atendimento ao cliente. Uma boa abordagem para o candidato seria explorar o conflito de interesses que existe em instituições financeiras, por exemplo. Isso acontece, principalmente, quando essas empresas focam no lucro e deixam de lado os interesses do cliente.
Além disso, outra causa que leva ao problema no atendimento de qualidade é o fato de que muitos colaboradores não orientam os clientes de forma adequada. Isso leva à necessidade de educação financeira, por exemplo.
A internet como fonte de informação ou desinformação
Esse tema da redação do Banco do Brasil 2023 exigiu um posicionamento do candidato no que se refere à questão da internet, sendo ela fonte de informação ou desinformação. Em todos os casos, seria interessante inserir bons argumentos em defesa do seu ponto de vista.
Uma boa abordagem, por exemplo, seria a grande difusão de fake news, sobretudo no cenário de polarização política.
Como é possível garantir o acesso à cidadania a milhões de pessoas desbancarizadas?
O quarto tema da redação do Banco do Brasil 2023 se diferencia das demais, tendo em vista que se trata de uma pergunta. Neste cenário, seria importante entender que a desbancarização é um fenômeno presente na sociedade, em que uma parcela significativa da população não possui acesso aos serviços bancários básicos.
Esses serviços, porém, são necessários para que as pessoas exerçam plenamente a sua cidadania. O candidato, por sua vez, deveria refletir sobre as principais causas e consequências dessa problemática, posto que, sem acesso aos serviços financeiros básicos, as pessoas desbancarizadas ficam à margem da sociedade, limitando seu potencial de crescimento econômico e social.
Vale destacar aqui que, embora a Fundação Cesgranrio não tenha a proposta de intervenção como exigência, seria importante trabalhar com uma forma de solução para o problema principal.
Indústria da desinformação: nova forma de resistência
Por fim, outro tema da redação do Banco do Brasil 2023 tratava a questão da desinformação, que tem se multiplicado cada vez mais e torna-se um desafio crescente na era digital, tendo em vista que afeta a sociedade, a política e até mesmo a economia.
Neste tema, o candidato deveria entender como ocorreu a ascensão da indústria da desinformação e desenvolver sobre suas causas e consequências, incluindo a questão da criação, disseminação e amplificação de informações falsas, como também da manipulação de opiniões e influência das decisões políticas e sociais.
Conheça nossa playlist de vídeos e dicas para a redação do Banco do Brasil.
Estude pelo tema da redação do Banco do Brasil 2023 e prepare-se com a Corrija-me!
No mais, este artigo tem como objetivo trazer os temas e comentários sobre a redação do Banco do Brasil 2023. Lembre-se de que, além de estudar pelas edições de anos anteriores, é essencial conhecer a estrutura e partir para a prática de novos temas. Desse modo, você pode se preparar para outros concursos e processos seletivos da Fundação Cesgranrio.
A plataforma de redação Corrija-me possui todo o suporte que você precisa nos seus estudos. Além de cursos, aulas online e um material completo de redação, você pode treinar em casa e receber um feedback de profissionais especializados da nossa equipe, a partir da revisão e correção dos seus textos.
A ideia é que você possa aprender de acordo com seu nível de aprendizado, sendo ele iniciante, intermediário ou avançado.
Não espere mais para conquistar sua vaga! Encontre o plano ideal e estude conosco.
Deixe um comentário