Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Prestar concurso é sempre um desafio, afinal, são inúmeros candidatos concorrendo a uma vaga, buscando, finalmente, ganhar a estabilidade que um funcionário público tem. No concurso para a Polícia Militar não é diferente. Além disso, um dos requisitos para se sair bem na prova objetiva é a redação. Por isso, para que você possa treinar, hoje vamos analisar a redação PM SP Vunesp 2010.
Lembramos que o gênero exigido pela banca é o texto dissertativo-argumentativo. Dessa forma, os candidatos devem possuir a habilidade de realizar uma escrita coerente e coesa, que possua bons argumentos para sustentá-la.
O que muitos não sabem, no entanto, é que a própria prova, através dos seus textos de apoio, fornece elementos suficientes para uma boa redação. Quer comprovar isso? Então veja a análise que realizamos sobre a redação de 2010.
Qual foi o tema da redação PM SP 2010?
Em 2010, o tema da redação da prova da Vunesp PM SP foi “A condição da Criança e do Adolescente no Brasil após 20 anos do ECA!”.
Trata-se de um tema bastante relevante e que também tem relação com as funções de um policial. Isso porque, ele irá enfrentar muitas vezes situações em que lidará diretamente com crianças e adolescentes. Portanto, conhecer os direitos desse grupo etário é algo inerente à sua profissão.
Em primeiro lugar, é preciso então entender o que é o ECA.
A sigla faz referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8.069/1990, que dispõe dos direitos da criança e do adolescente.
Tal lei rege as condições de tratamento a crianças e adolescentes em diferentes situações. Porém, para a redação do texto, foi preciso que o candidato fizesse a leitura dos textos de apoio da prova.
Os textos de apoio da redação Vunesp
A Vunesp oferece ao candidato três textos de apoio que fazem ligação direta com o tema. Assim, o candidato pode fazer uma reflexão sobre eles para nortear o seu projeto de texto.
No caso da redação PM SP Vunesp 2010, o primeiro texto que a prova apresentou foi um fragmento de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica que ilustra todos os direitos inerentes a crianças e adolescentes. Por exemplo, direito à vida, liberdade, dignidade, saúde, etc.
Já o segundo texto, faz uma crítica aos padrões adotados pelo sistema, alegando que se busca apenas uma forma de punição a adolescentes infratores por meio de medidas socioeducativas, em vez de uma preocupação legítima com os direitos das crianças e dos adolescentes.
Enquanto o terceiro texto faz uma crítica do sistema em punir adolescentes infratores. No caso, não exatamente como responsabilidade do ECA, mas sim, por conta dos artigos 228 do da Constituição Federal e 27 do Código Penal, pois ambos asseguram a inimputabilidade aos menores de 18 anos. Contudo, o texto também ressalta a falha no sistema em cumprir os direitos básicos, garantidos pelo Estatuto, a crianças e adolescentes.
Tenha acesso a prova da redação PM SP Vunesp 2010 aqui.
Análise dos textos de apoio da redação PM SP Vunesp 2010 para a construção da redação
Analisar os textos de apoio da redação Vunesp garante ao candidato uma base para a construção de sua redação. É importante, no entanto, ressaltar alguns pontos importantes no que diz respeito às exigências da banca em relação ao texto.
1º A banca exige uma redação de gênero dissertativo-argumentativo
A redação dissertativa-argumentativa deve possuir as seguintes características:
- Introdução, desenvolvimento e conclusão. Contudo, o candidato não tem a obrigação de oferecer uma proposta de intervenção;
- O candidato deve construir seu texto defendendo uma tese por meio de argumentos sólidos e persuasivos.
2º O candidato não deve fugir ao tema proposto
É muito importante também que o candidato se atente a isso, buscando escrever um texto de maneira objetiva, sem fugir ao tema. Por isso o direcionamento proporcionado pelos textos de apoio é tão importante para essa construção.
3º Escrever um texto dentro da norma culta
Por fim, o candidato precisa se atentar à forma como escreve. Assim, ele deve evitar termos chulos e gírias, focando em uma linguagem mais formal. Além disso, ele deve obedecer às normas da Língua Portuguesa.
É importante ressaltar que o texto deve ser coerente e coeso, de forma que o leitor possa entender claramente as ideias ali colocadas.
Sabendo disso, entenda agora, com base na análise dos textos da redação PM SP Vunesp 2010, como construir uma boa redação
Veja a prova objetiva da Vunesp Aqui.
1º texto mostra quais são os direitos da criança e do adolescente, reforçando a ideia de que é preciso respeitá-los
O primeiro texto já dá uma ideia de que é preciso entender quais são os direitos básicos da criança e do adolescente, sobre os quais recai uma série de prerrogativas que buscam atender às suas necessidades, considerando-se as delimitações dadas pelo desenvolvimento humano nessa fase.
2º texto aponta para um sistema falho e punitivo
O ECA foi criado justamente pensando na necessidade que crianças e adolescentes têm para um crescimento sadio, já que são pessoas em desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e psicológico. Porém, quando se olha apenas para as falhas que estas pessoas comentem, esquecendo-se do básico, que são os direitos, o sistema torna-se falho.
3º texto reforça o conceito de garantia de direitos por meio do ECA
Por fim, o terceiro texto mostra que, embora muitos apontem o ECA como o responsável pela não redução da maioridade penal, existem leis muitos mais antigas que a estabelecem como 18 anos de idade. Assim, deixa-se de olhar para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, voltando-se apenas para o problema do adolescente infrator. O texto reforça a ideia de que é garantindo os direitos das crianças e dos adolescentes que se torna possível a construção de uma sociedade mais justa.
Acesse o gabarito da prova da PM SP 2010 aqui.
Conclusão sobre o tema redação PM SP Vunesp 2010
Os textos de apoio que a banca Vunesp oferece para a construção da redação, são, na verdade, um aporte para a formulação de uma boa redação. Nesse caso, pensando na “condição da Criança e do Adolescente no Brasil após 20 anos do ECA!”, é possível perceber que ela ainda não mudou.
Cabe, portanto, ao candidato fazer uma leitura crítica e atenta. Dessa forma, ele conseguirá construir um texto com uma tese pertinente e argumentos suficientes para sustentá-la.
É importante, no entanto, sempre treinar a sua escrita. Para isso, conte com a plataforma de ensino de redação da Corrija-me, que oferece suporte além de corrigir seus textos. Escolha já o plano ideal para você!
Deixe um comentário