Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Como as questões climáticas têm despertado muito atenção, haja vista os problemas como aquecimento global, desastres naturais e crise hídrica, é muito pertinente que haja estudo para a redação sobre temas ambientais, pois pode ser o tema de uma prova oficial.
Sendo assim, é imprescindível que haja uma preparação adequada e um bom repertório sociocultural por parte dos candidatos, a fim de discutir e escrever com excelência sobre as questões ambientais – independentemente da proposta da banca examinadora.
Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos um artigo com dicas infalíveis para se preparar adequadamente para sua redação sobre temas ambientais. Confira a seguir!
1.Esteja ciente da relevância dos temas ambientais
Em primeiro lugar, é de suma importância que você entenda a relevância da redação sobre temas ambientais. Desse modo, será possível ter uma opinião formada e defender esse ponto de vista, sobretudo no caso da redação dissertativa-argumentativa.
Uma boa dica é pesquisar dados recentes sobre mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição e outros problemas relacionados ao meio ambiente. Entender a gravidade dessas questões permitirá que você transmita informações mais precisas e importantes em sua redação.
2.Estude as causas e as consequências para sua redação sobre temas ambientais
Depois de identificar os principais problemas para a sua redação sobre temas ambientais, é importante estudar as causas e as consequências desses problemas. Ao entender as causas, você poderá identificar as possíveis soluções. Ao entender as consequências, você poderá sensibilizar o leitor para a importância da preservação ambiental.
Para isso, é fundamental que haja a atualização constante por meio de um bom repertório, seja ao assistir a filmes, documentários e séries, como também na leitura de matérias jornalísticas, livros e até mesmo revistas sobre o assunto.
A dinamicidade dessas questões exige que você esteja ciente das últimas descobertas científicas, políticas e eventos relacionados ao meio ambiente. Além disso, lembre-se de que a utilização de fontes confiáveis e atualizadas mostra autoridade sobre o tema e garante que sua redação reflita os acontecimentos mais recentes, de modo a contextualizar sua abordagem.
3. Leia redações que já tiveram nota máxima
Ao estudar por uma redação sobre temas ambientais que já teve nota mil, você poderá observar a estrutura, a argumentação e a linguagem utilizadas pelos autores. Desse modo, poderá analisar as estratégias e aplicá-las na sua escrita.
4.Desenvolva um plano de redação
Antes de começar a escrever, é importante que você desenvolva um plano de redação – isso é importante independentemente da área temática que você abordará, pois irá ajudá-lo a organizar suas ideias e garantir a coerência da sua escrita. No caso do texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, seu plano de redação pode incluir os seguintes elementos:
- Introdução: defina sua tese, apresente o problema que você irá abordar, e indique os principais argumentos que você irá desenvolver.
- Desenvolvimento: apresente os argumentos que sustentam sua tese, usando dados e informações relevantes.
- Conclusão: reforce sua tese e apresente propostas de intervenção (caso seja Enem) – em respeito aos direitos humanos – para o problema abordado.
Quanto à estrutura textual, busque também evitar jargões científicos e/ou palavras e expressões que possam dificultar a compreensão do que está sendo dito. Opte por uma linguagem acessível, de modo a facilitar a compreensão das suas ideias para o público como um todo.
5.Utilize dados e estatísticas na sua redação sobre temas ambientais
A inclusão de estatísticas e dados confiáveis reforça a credibilidade de sua redação sobre temas ambientais. Por isso, pesquise em fontes acadêmicas, relatórios governamentais e organizações ambientais respeitáveis para obter informações sólidas.
Tenha em mente que esses elementos não apenas validam seus argumentos, mas também fornecem substância à sua redação, tornando-a mais persuasiva – de modo a convencer o leitor e, no caso de processos seletivos, os corretores.
6. Aponte soluções práticas
Outro ponto importante que você deve discutir na redação sobre problemas ambientais, é o destaque de soluções práticas. Por isso, busque sempre apresentar ideias inovadoras e iniciativas de forma detalhada que possam contribuir para a resolução dos problemas, principalmente na parte da conclusão, caso seja o modelo Enem.
7. Faça uma revisão da sua redação
No mais, também não podemos deixar de destacar a importância de revisar sua redação sobre temas ambientais – da mesma forma que em outros temas. Isso porque, a revisão ajuda a identificar erros gramaticais, ortográficos e de concordância que possivelmente passaram despercebidos ao longo da escrita.
No caso da redação em processos seletivos, como concursos e vestibulares, isso é ainda mais importante, a fim de que você evite a perda de pontuação. Lembre-se de que, nesse caso, cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final!
Além disso, ao longo da prática da redação sobre temas ambientais, você também pode contar com o apoio especializado de uma plataforma de redação, a fim de identificar possíveis pontos de melhorias no seu texto.
Quer aperfeiçoar a escrita de redação sobre temas ambientais? Conte com a Corrija-me!
Por fim, o objetivo deste artigo é trazer os principais passos para que você prepare uma redação sobre temas ambientais de forma adequada. Ao seguir as dicas apontadas anteriormente, você poderá desenvolver um bom texto e garantir a compreensão do público-alvo.
O melhor é que, para ajudá-lo no processo de aperfeiçoamento da sua escrita e também na ampliação do seu repertório sociocultural, a Corrija-me possui uma plataforma de redação completa. Temos cursos, aulas, podcasts e um conteúdo sempre atualizado para ajudá-lo na construção de redação sobre temas ambientais.
Além disso, nossos profissionais são altamente capacitados para ajudá-lo na correção e revisão dos seus textos. Tudo isso de forma individualizada, de acordo com seu nível de conhecimento.
Não espere mais para otimizar sua escrita! Estude redação com a Corrija-me e prepare-se para escrever uma boa redação sobre qualquer tema.
Deixe um comentário