Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Estudar outros temas que já foram abordados no concurso da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) é fundamental para quem deseja participar dos próximos processos seletivos. Veja nesse artigo tudo sobre o tema da redação da PM SP – VUNESP – 2017 1º Semestre.
Além de se familiarizar com o estilo de cobrança da banca, essa é uma forma de aumentar o repertório sociocultural e refletir sobre demais questões de âmbito social que podem ser abordadas em outras edições da prova.
Neste cenário, nós da Corrija-me preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre o tema da redação da PM SP – VUNESP – 2017 1º Semestre. Acompanhe até o final para conferir qual foi o tema e nossos comentários:
Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2017 1º Semestre
O Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2017 1º Semestre foi “A proibição de crianças em restaurantes é uma medida discriminatória?“. Trata-se de uma discussão inovadora, tendo em vista que essa prática vem ganhando força nos últimos anos.
Muitos estabelecimentos, como bares, restaurantes, cinemas e hotéis, passaram a adotar políticas de restrição e proibição de presença de menores de determinada faixa etária. Entre os principais motivos está a alegação de que essa medida é necessária para preservar a tranquilidade dos demais clientes.
Sendo assim, caberia ao candidato refletir sobre uma série de questões, incluindo o posicionamento a favor ou contra a proibição. Veja argumentos para você se inspirar:
Argumentos a favor
Em primeiro lugar, as pessoas, que defendem a proibição de crianças em restaurantes, argumentam que ela é necessária para preservar a tranquilidade dos demais clientes. De acordo com essa visão, as crianças podem ser barulhentas, agitadas e desatentas, o que pode incomodar os adultos que estão procurando um ambiente tranquilo para comer.
Outro possível argumento seria o fato de que os restaurantes não são lugares adequados para crianças, já que esses locais geralmente são barulhentos, com iluminação forte e com cheiros fortes, o que pode ser prejudicial para a saúde dos menores.
Argumentos contra
As pessoas que se posicionam contra a proibição de crianças em restaurantes poderiam usar como argumento o próprio termo “discriminação”. Na redação, seria possível destacar, por exemplo, que as crianças são pessoas como qualquer outra e que têm o direito de frequentar alguns estabelecimentos, na companhia de seus pais ou responsáveis.
Além disso, outra opção seria destacar que a proibição é prejudicial para as famílias e ressaltar que educar as crianças sobre comportamento em espaços públicos é mais eficaz do que excluí-las.
Textos de apoio do tema da redação da PM SP – VUNESP – 2017 1º Semestre
Agora que refletimos sobre as questões que envolvem o tema, vamos conferir os textos de apoio da redação da PM-SP 2017 1º Semestre. A Vunesp, banca responsável pela prova, disponibilizou três textos de apoio que poderiam servir como base para a reflexão e construção da argumentação dos candidatos. Veja mais a seguir:
Texto de apoio 1
O primeiro texto de apoio era um artigo de Tatiana Dias, publicado no Nexo Jornal, com o título “Como um brunch levantou um intenso debate sobre a aceitação de crianças em restaurantes”.
O excerto falava sobre um determinado evento que proibia a entrada de menores de 14 anos, sob alegação de que o local é perigoso e não é um ambiente adequado para crianças. Em uma primeira análise, já seria possível compreender que essa seria uma visão a favor da proibição.
Texto de apoio 2
O segundo texto de apoio da PM-SP 2017 1º semestre também mencionava o mesmo lugar, posto que essa restrição do ambiente a crianças gerou uma série de polêmicas. O texto, publicado por Thâmara Kaoru mencionava que algumas pessoas consideravam preconceito essa limitação em relação à presença de crianças.
O pronunciamento feito em nome do Procon de São Paulo indicou que não existe nenhuma legislação que proíba a entrada do público infantil.
O candidato poderia usar de dois recursos decorrentes desses dois textos para argumentar a favor da proibição em determinados restaurantes: a legislação vigente (podendo usá-la como repertório sociocultural) e também os perigos que alguns ambientes poderiam causar.
Texto de apoio 3 do tema da redação da PM SP – VUNESP – 2017 1º Semestre
No texto de apoio 3, publicado no portal Gazeta do Povo, com autoria de Vivian Faria, mencionava a polêmica sob um outro olhar. Trata-se, portanto, de um argumento contra a proibição infantil nos restaurantes.
A matéria mostrava a visão de uma consultora de disciplina positiva na consultoria familiar que mencionava a importância da empatia e respeito pelas crianças como parte da sociedade.
Esse último caso trouxe como elemento central a ideia de que esse ato de restrição não ajudaria e ainda poderia abrir espaço para outras formas de exclusão, como no caso de crianças autistas.
Confira a prova objetiva e a proposta de redação da PM-SP 2017 1º Semestre.
Confira o gabarito da PM-SP 2017 1º Semestre.
Estude para a prova da PM-SP com a Corrija-me e garanta sua vaga ao lado dos aprovados!
Em suma, a redação da PM-SP de 2017 propôs uma reflexão profunda sobre a proibição de crianças em restaurantes, questionando se essa medida é discriminatória. É muito importante que, independentemente do tema proposto pela banca, você tenha um olhar cauteloso sobre as possibilidades.
Além disso, também é necessário levar em consideração o que a comanda está pedindo. Você deve, portanto, assumir um posicionamento e/ou tese, defendendo-a com argumentos sólidos e um bom repertório sociocultural.
Na plataforma de correção de redação da Corrija-me, você encontrará todo o suporte de que precisa para estudar redação para concursos e vestibulares, incluindo a PMSP. Temos uma série de materiais, cursos e aulas que serão indispensáveis para ampliar o conhecimento sobre redação.
Seja nosso aluno. Visite nosso site e conheça as vantagens da Corrija-me – Correção de redação para alcançar sua vaga dos sonhos!
Deixe um comentário