Tema da redação do Unesp 2025

A redação da Unesp é uma das etapas mais importantes para quem quer se destacar no vestibular. Além de demonstrar domínio da estrutura de redação, o candidato deve saber argumentar em torno do tema para alcançar uma boa pontuação. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aconteceu entre os dias 8 e 9 de dezembro e a redação do Unesp 2025 foi uma das etapas mais aguardadas pelos candidatos que realizaram a prova. 

Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos um artigo comentando qual foi o tema da redação do Unesp 2025, quais abordagens e repertórios o candidato poderia ter utilizado para se destacar nesta etapa. Acompanhe a seguir: 

Como é a prova de redação do Unesp 2025?

Como já é de praxe, assim como no Enem, a Unesp cobra um texto no gênero dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas. Sendo assim, o candidato deve demonstrar sua habilidade de argumentação em defesa de uma tese e/ou ponto de vista, aplicando um bom repertório sociocultural e análise crítica do tema em questão.

Além disso, quem fez a prova de redação do Unesp 2025 precisou estar ciente dos critérios de avaliação utilizados pelos corretores, entre os quais estão: 

  • Tema: o candidato deve compreender e atender a proposta de redação selecionada pela banca examinadora. Sendo assim, tangenciar o tema pode levar à perda de pontuação, enquanto a fuga levar à atribuição de nota zero. 
  • Estrutura: é preciso seguir a estrutura do tipo textual dissertativo-argumentativo, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo a organização das ideias a partir de um projeto de texto estratégico.
  • Modalidade: o candidato deve apresentar domínio da norma padrão da língua portuguesa, isto é, evitar erros gramaticais, ortográficos, de concordância e pontuação. Além disso, é preciso adequar-se linguisticamente, evitando gírias e/ou uma linguagem muito rebuscada.
  • Coesão: deve-se manter uma sequência lógica das ideias do texto, com boa articulação entre as frases e os parágrafos. O uso dos conectivos é essencial para seguir este critério de avaliação. 

 

Vale destacar também que a banca avalia a sua redação de 0 a 28 pontos, ou seja, é uma parte fundamental para quem quer conquistar a aprovação na universidade. Ademais, em caso de empate na nota final, a nota da redação é o segundo critério de desempate que será utilizada para determinar qual será o candidato convocado. Por isso, é de suma importância alcançar um bom resultado nesta etapa.  

Lista dos últimos 10 temas da redação do Unesp

 

A análise e estudo dos últimos temas da redação do Unesp foi fundamental para quem desejava se sair bem na prova de redação de 2025. Note que, nos últimos anos, há o predomínio da proposta em forma de pergunta, na qual o candidato precisa assumir uma posição diante do tema e defendê-la. Veja a seguir:

2024 – “É possível um futuro off-line?”

Em 2024, a banca da Vunesp disponibilizou três textos de apoio sobre o tema. O primeiro destacava a questão dos algoritmos e o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas. 

O segundo, era um trecho do livro “Terra arrasada: além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista“, do autor Jonathan Crary, que destacava o domínio da internet e sua influência na vida social, econômica e cultural da população e a necessidade de limitar a digitalização. Por fim, a banca apresentou uma tirinha, na qual o personagem se caracterizava como a tecnologia e influenciava o comportamento das pessoas. Caberia ao candidato, portanto, defender seu ponto de vista e argumentar a partir de uma boa seleção de repertórios. 

2023 – “‘A lógica do condomínio’: o espaço público está em declínio?”

A proposta de redação da Unesp manteve a mesma linha de 2022, solicitando ao candidato a escrita de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de 4 textos de apoio como base para interpretação e compreensão do tema pelo candidato, entre eles um trecho do poema clássico “O povo ao poder”, de Castro Alves. Este tema exigia do candidato um bom discernimento acerca da ocupação dos espaços a partir do processo de gentrificação.

2022 – “Tudo bem não estar bem?”

Em 2022, o tema da redação Unesp estava relacionado com a questão de saúde mental. A banca trouxe 4 textos de apoio, incluindo uma tirinha de André Dahmer, que logo se repetiu no tema de 2024. Curioso que este tema dialoga com a proposta de 2025, já que ambas estavam relacionadas ao bem-estar e à saúde mental.

2021 – “Tempo é dinheiro?”

Em 2021, a banca apresentou três textos motivadores para o tema: “Tempo é dinheiro?”.  O candidato deveria estipular uma análise crítica sobre esse provérbio famoso, a partir de uma leitura contemporânea sobre a precificação do tempo, principalmente devido ao fomento de uma sociedade capitalista. 

2020 – “O carro é o novo cigarro?”

Seguindo a mesma linha dos anos anteriores, a Unesp propôs um tema em forma de pergunta direta. Foram 4 textos de apoio a partir dos quais os candidato deveriam assumir um posicionamento sobre a questão do urbanismo e a presença cada vez maior de automóveis nas cidades, tidos como símbolos da poluição urbana.

2019 – “Compro, logo existo?”

Em 2019, o eixo temático foi a questão da felicidade e da sociedade do consumo. O candidato, por sua vez, deveria usar os 4 textos de apoio disponibilizados pela banca como base para a redação a fim de refletir acerca da redução do ser humano a uma coisa (reificação). 

2018 – “O voto deveria ser facultativo no Brasil?”

A ideia central do tema proposto pela Unesp, em 2018, era estimular a reflexão do candidato em torno do sistema eleitoral brasileiro. Para isso, a banca disponibilizou dois textos de apoio, um sobre a obrigatoriedade de voto estabelecido na Constituição e outro com os possíveis desafios dessa medida. 

2017 – “A riqueza de poucos beneficia a sociedade inteira?”

Em 2017, o participante deveria se questionar sobre a desigualdade social, assumindo um posicionamento diante do sistema capitalista. A banca disponibilizou três texto de apoio, entre os quais estava um trecho do livro “O capital no século XXI”, escrito por Thomas Piketty. 

2016 – “Publicação de imagens trágicas: banalização do sofrimento ou forma de discriminação?”

Em 2016, a Unesp disponibilizou quatro textos de apoio com três imagens trágicas, a fim de falar sobre a ética por trás das imagens trágicas, de modo que o candidato deveria argumentar a partir do trecho do livro “Diante da dor dos outros”, de Susan Sontag, e trechos de matérias sobre o assunto.

2015 – “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil”

O tema de 2015 envolveu a discussão sobre racismo estrutural, com 4 textos de apoio, incluindo trechos do livro  “A Abolição”, de Emilia Viotti da Costa, “Racismo e anti-racismo no Brasil”, de Antônio Sérgio Alfredo Guimarães, seguindo o padrão do tipo dissertativo-argumentativo na banca. 

Saiba mais: Os 10 últimos temas da redação Vunesp/Unesp

 

Análise – Tema da redação do Unesp 2025

O tema da redação do Unesp 2025 foi “Medicalização da vida: interesse de quem?”. Assim como nos anos anteriores, a banca seguiu no mesmo caminho de fazer uma pergunta direta para que os candidatos pudessem refletir e argumentar em torno do seu ponto de vista. 

De início, a comanda de redação trazia questionamento e, por si só, não proporcionava pistas claras ao candidato sobre o que ele deveria fazer. Felizmente, os textos motivadores desfaziam as dúvidas e deixavam clara a abordagem que a banca queria que o aluno seguisse.

Basicamente, o candidato deveria entender o conceito de medicalização, o qual está associado à cultura instaurada na nossa sociedade contemporânea que induz ao consumo excessivo de medicação em diversas situações, inclusive as desnecessárias. Veja que a proposta abordava um tema sensível à nossa realidade, pois o consumo de fármacos cresceu exponencialmente, alo que pode ser comprovado pela própria proliferação de farmácias. Basta olhar para as esquinas das ruas centrais da cidade onde você moda para se dar conta disso, praticamente uma drogaria a cada esquina (ou até mais).

Tal estímulo ao consumo de medicamentos seria interesse de quem? Você deveria refletir justamente sobre essa questão. Os textos então davam a entender que os grandes interessados, basicamente, seriam as indústrias farmacêuticas, devido ao interesse de ampliar seus lucros; os grandes empresários, cujo objetivo é manter a produtividade, pois se os funcionários estiverem doentes, o rendimento cai; por fim, o Estado, porque, com uma população ‘feliz’ e pouco agressiva, temos uma massa mais facilmente controlada ou ‘dopada’.

Como é possível desenvolver uma boa redação sobre este tema da redação do Unesp 2025?

Escrever uma boa redação sobre o tema da redação do Unesp 2025 foi, portanto, um desafio para os candidatos. Seria importante compor um texto dissertativo-argumentativo seguindo a seguinte estrutura:

  • Introdução

Na introdução, seria importante contextualizar o assunto e apresentar o conceito de medicalização da vida, bem como a relevância dessa questão no âmbito social. Uma boa estratégia, portanto, seria iniciar o texto com dados ou citações que pudessem embasar o que está sendo dito. Além disso, é muito importante considerar, neste parágrafo inicial, a sua tese, com a definição claro sobre o que pretendia discutir, ou seja, a quem interessa a medicalização da vida.

  • Desenvolvimento

O desenvolvimento é o “recheio” do texto e geralmente é composto por dois parágrafos. Por isso, aqui seria indispensável um bom repertório, que mostrasse domínio e desse a entender ao corretor que você estava preparado. 

Por isso, seria importante fazer uma análise quanto aos interesses que estão relacionados com a medicalização, levando em conta, por exemplo, os agentes da indústria farmacêutica, dos profissionais de saúde e da sociedade. Além disso, uma boa estratégia seria destacar as possíveis consequências da medicalização, como  a dependência de medicamentos e os riscos à saúde. 

  • Conclusão

Por último, mas não menos importante, a conclusão é sempre o momento de retomar a ideia central e fechar seu texto com chave de ouro – levando o leitor/corretor a, de fato, refletir sobre o assunto. Você deve ter respondido ao longo do texto à pergunta central que a banca propôs e retomar os argumentos apresentados no decorrer do desenvolvimento.

Repertórios para o tema da redação do Unesp 2025

O candidato com um bom repertório sociocultural se destaca nos mais diversos temas. Na redação do Unesp 2025, isso não foi diferente. Alguns possíveis contextos que poderiam ter sido considerados, são: 

Livros, filmes e documentários

O livro “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, publicado em 1932, retrata o controle de uma sociedade que é movida pelo uso de medicamentos. Além disso, o filme “O Encontro” também reflete a relação entre a medicalização da vida e os interesses da indústria farmacêutica, que poderia ter sido utilizado como base para a argumentação do candidato em torno desse agente. 

Uma outra obra muito interessante que poderia ter sido utilizada para argumentação seria o livro “A sociedade do Cansaço” de Byung-Chul Han, que aborda os aspectos de cobrança social e excesso de produtividade como fatores que afetam a saúde mental e, por consequência, impulsionam a medicalização.

Referências na filosofia e sociologia

Entre as possíveis referências da filosofia e sociologia que poderiam ter sido utilizadas para argumentação no tema da redação do Unesp 2025 está o famoso Michel Foucault. Filósofo e historiador, Foucault reflete sobre a questão da medicalização como uma forma de controle social. Ele faz, portanto, uma crítica à intervenção constante aos corpos, transformando-os em objetos.

Ivan Illich, autor do livro “Medical Nemesis” também foi um importante pensador sobre esse assunto. Para ele, a medicalização desvia a autonomia dos indivíduos sobre seus próprios corpos. 

Dados estatísticos

Os dados estatísticos também seriam importantes aliados para abordar o tema da redação do Unesp 2025. Neste caso, o candidato poderia usar dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o aumento do uso de antidepressivos e defender seu ponto de vista em torno das possíveis causas e interesses em torno desse aumento. 

Dicas para se destacar na redação Unesp 2025

Estude com a Corrija-me e garanta sua aprovação em concursos e vestibulares!

Por fim, podemos concluir que o tema da redação do Unesp 2025 “Medicalização da vida: interesse de quem?” é uma problemática complexa, que exigiu dos candidatos reflexão crítica. Sendo assim, se você foi um dos participantes, lembre-se de que você se preparou e fez tudo que estava ao seu alcance. 

Ao longo do ano, a Corrija-me ofereceu uma série de conteúdos específicos para o candidato que deseja se preparar para a Unesp e outros vestibulares, com simulados, temas inéditos e análises de redações nota máxima. Nosso foco está em ajudar cada aluno a compreender a estrutura da redação, desenvolver habilidades argumentativas e elaborar propostas de intervenção bem fundamentadas. 

Estamos na torcida para que você alcance uma excelente pontuação, afinal, o aluno Corrija-me está preparado para qualquer tema da redação Unesp 2025!

Citações para redação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *