Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
A redação da Cesgranrio Caixa Econômica Federal está entre as etapas de avaliação do concurso. De acordo com o edital publicado pela banca, são mais de 4 mil vagas para o processo seletivo, entre as quais estão destinadas ao nível médio e superior.
As provas estão previstas para o dia 26 de maio. Para o nível médio, a avaliação ocorre por meio de questões objetivas e a prova de redação ocorrerá na 2ª etapa e possui caráter eliminatório para os participantes.
Nesse cenário, nós do time Corrija-me preparamos um guia completo para sanar as principais dúvidas sobre como funciona a redação da Cesgranrio Caixa Econômica Federal.
Quais são os critérios de avaliação da redação da Cesgranrio Caixa?
Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração os critérios de avaliação da Cesgranrio Caixa. Semelhante a diversos concursos e vestibulares, a banca examinadora propõe a escrita de um texto no modelo dissertativo-argumentativo com até 30 linhas, valendo 100 pontos. Se, porém, o candidato obtiver menos de 70 pontos, ele estará automaticamente desclassificado.
No mais, veja quais são as regras:
- Seguir o tema proposto pela banca, de modo a evitar o tangenciamento ou fuga ao tema;
- Escrita de acordo com o tipo de texto solicitado, isto é, seguindo a estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
- Usar os mecanismos linguísticos de coesão e coerência de maneira adequada – a ideia aqui é manter uma progressão e sequência lógica dos argumentos, interligando as ideias no texto e formulando uma linha de raciocínio;
- Seleção, organização e relação entre os argumentos;
- Seguir a norma padrão da língua portuguesa (usar a linguagem da norma culta, com formalidade).
Como escrever uma boa redação na Cesgranrio Caixa Econômica Federal?
Agora que você já conhece os critérios de avaliação, vamos para a prática: como escrever uma boa redação na Cesgranrio Caixa Econômica Federal?
Siga a estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Em primeiro lugar, nossa dica é seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão de forma adequada. Ao montar o esqueleto do seu texto, você deverá levar em consideração os seguintes aspectos:
Introdução
Esta etapa deve contextualizar o tema de forma clara e concisa, despertando o interesse do leitor. Você pode ficar livre para utilizar dados estatísticos, citações de especialistas ou notícias relevantes para embasar sua introdução. O ideal, porém, é que você crie um impacto inicial.
Além disso, o ideal é definir o foco da sua argumentação, delimitando o escopo do tema e direcionando o desenvolvimento da redação. Esse é o momento de conquistar o leitor, tendo em vista que você irá apresentar a tese que será defendida ao longo da redação.
Desenvolvimento
Pense sobre a estrutura do seu desenvolvimento antes mesmo de escrevê-lo. Divida-o em parágrafos, cada um dedicado a um argumento específico. Opte também por usar conectivos adequados para garantir a fluidez do texto e a progressão das ideias. Uma boa dica é iniciar cada parágrafo com um tópico frasal que sintetize o argumento principal a ser abordado.
Conclusão
Na conclusão, o ideal é fazer uma síntese dos argumentos apresentados ao longo do texto. Por isso, faça um resumo dos principais pontos abordados na redação, reforçando a tese central. Além disso, você pode apresentar soluções plausíveis para o problema discutido, se for pertinente ao tema. As soluções propostas devem ser viáveis e realistas.
Leia e pratique
Uma das melhores maneiras de se preparar para a redação é lendo bastante. Por isso, mantenha sempre por perto os jornais, revistas, artigos acadêmicos e livros que abordam temas variados. A leitura não apenas ampliará seu repertório de ideias, mas também o ajudará a desenvolver sua capacidade de argumentação.
Além da leitura, você deve praticar a escrita com frequência. Escreva sobre os temas que você está estudando, faça resumos, dissertações e argumentações. Quanto mais você praticar, mais confiante ficará na hora da prova.
Atente-se à gramática e coesão
Não apenas na redação da Cesgranrio Caixa, mas em todos os processos seletivos que você fizer, os erros gramaticais e falta de coesão podem prejudicar sua nota. Por isso, revise sempre seu texto, prestando atenção especial à concordância verbal, uso correto dos tempos verbais e à clareza das suas ideias. Uma dica importante é reler o texto após terminar e fazer ajustes necessários.
Treine com provas anteriores
Uma excelente forma de se preparar para a redação da Cesgranrio Caixa é fazendo provas anteriores dessa mesma banca examinadora. Isso lhe dará uma ideia do estilo das questões, do tempo que leva para escrever um texto completo e de como você lida com a pressão da prova. Por isso, faça uma boa análise de seus erros e acertos, identifique suas fraquezas e trabalhe nelas!
Estude com a Corrija-me e prepare-se da melhor forma para a redação Cesgranrio Caixa!
Se você está se preparando para a redação da Cesgranrio Caixa, não deixe de ler o edital e se atentar aos critérios de avaliação. Lembre-se de que o treino é essencial para aprimorar suas habilidades de escrita não apenas nesse concurso, mas também em outros processos seletivos.
A plataforma Corrija-me está entre os principais recursos para quem quer aprender de forma 100% online, a qualquer dia e a qualquer hora. Contamos com uma excelente base de conteúdo para quem está se preparando para concursos e vestibulares, incluindo a redação Cesgranrio Caixa.
Além disso, temos um time especializado para atendê-lo em todo o processo, fornecendo o suporte adequado, tirando dúvidas e fazendo a correção e revisão dos seus textos. Desse modo, é possível ter um feedback da sua escrita e melhorar cada vez mais.
Visite nosso site de correção de redação e desfrute dos benefícios de ser nosso aluno!
COMENTÁRIOS:
A prova pediu de 25 a 30 linhas, mas só escrevi 22 pois diminui a letra na hora de passar para o cartão resposta. Vou ser descontado?
Depende do que a banca colocou no edital, tem banca que inclusive zera a redação se não atingir o número mínimo de linhas.
Consulte o edital por favor.
Atenciosamente,
Equipe Corrija-me - Correção de redação
Deixe um comentário