Como melhorar a sua redação com os modelos nota mil do enem 2021

O uso de exemplos é uma excelente estratégia para compreender a estrutura de redação que outros candidatos com nota máxima utilizaram, para que então, você aplique na prática com a sua.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Na edição de 2021, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 22 candidatos conquistaram a tão sonhada nota 1000! Isso numa realidade de mais de 2,2 milhões de estudantes. Vale lembrar ainda que 95.788 redações foram zeradas, o que representa um percentual de 4,22% do total de provas realizadas.

Isso significa que os alunos com nota máxima são raros devido às construções textuais criativas? Na verdade, não! O que esses candidatos têm em comum é mais simples do que se imagina e é algo que o estudante pode usar em seu favor para melhor se preparar para a edição de 2022. 

Os modelos que obtiveram nota mil do Enem 2021 e foram disponibilizados pelo INEP, servem de material para o aprendizado. Continue lendo o artigo e saiba como usar esse conhecimento ao seu favor! 

Exemplos de modelos nota mil do Enem 2021

O tema da abordagem do Enem 2021 foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Veja alguns dos exemplos que garantiram nota máxima:

Redação da candidata Maitê Moura

Reprodução: Inep – Redação Maitê Maria 

 

Ao longo da redação, a candidata Maitê Maria, de João Pessoa (PB) utilizou recursos do seu repertório sociocultural. Inicialmente, houve a citação da obra “Cidadanias Mutiladas”, de Milton Santos. 

Em seguida, novos recursos foram apontados nos parágrafos de desenvolvimento, como a legislação nº 9.534 da Carta Magna; a violência simbólica citada por Pierre Bourdieu e ainda o pensamento da obra “21 Lições para o Século XXI”, de autoria do professor Yuval Harari. Esses elementos foram imprescindíveis para embasar a argumentação da participante. 

Além disso, ao longo do texto, foi demonstrado completo domínio das demais competências, como o uso da norma padrão da língua portuguesa e também os mecanismos de articulação para obtenção de coesão e coerência textual

Redação da candidata Giovanna Dias

Reprodução: Inep – Redação Giovanna Dias

Dentre os modelos nota mil do Enem 2021, também é possível destacar a redação da candidata Giovanna Dias, de Recife (PE). Um dos destaques ao longo do texto, foi a citação de “Os retirantes”, uma das mais conhecidas obras de Cândido Portinari, logo na introdução.

Em seguida, a candidata constrói sua tese e defende seu ponto de vista com base em outros argumentos, como o uso de recursos de comparação em relação à colonização, que ocorreu em 1500. Além disso, ela inclui, no seu repertório, os estudos do historiador Caio Prado Júnior, o que fornece um excelente embasamento para o que está sendo dito. Vale ressaltar também que a candidata escreve de acordo com a norma padrão, faz o bom uso de conectivos e, na conclusão, apresenta uma proposta de intervenção para a problemática em questão, respeitando os direitos humanos. 

Redação da candidata Fernanda Quaresma

A redação da candidata Fernanda Quaresma também esteve entre os modelos nota mil do Enem 2021. O texto possui vários recursos que podem fazer parte do estudo de candidatos que também desejam adquirir nota máxima na próxima aplicação do exame. Isso porque a participante elabora seu texto sob completo domínio da língua portuguesa, como também demonstra grande bagagem sociocultural. Dentre 

No repertório, ela cita, na introdução, a obra Vidas Secas, do autor Graciliano Ramos – o que já demonstra grande similaridade com o tema proposto pela banca examinadora.

Além disso, a candidata ao Enem ainda expõe, com clareza, o seu ponto de vista e usa outros argumentos para defendê-lo ao longo do desenvolvimento do texto, o que inclui os estudos do historiador Murilo de Carvalho. No seguinte parágrafo, ela soma a argumentação com a análise da antropóloga Lilia Schwarcz, acerca do ideal de coletividade. Por fim, na conclusão, há a apresentação de forma adequada da proposta de intervenção, de acordo com os direitos humanos. Ao longo do texto, os recursos de coesão e coerência são bem articulados para a implementação das informações.

O que essas redações nos ensinam?

Vale ressaltar que o espelho dessas e das outras redações em modelos nota mil do Enem 2021 podem ser encontradas no site do Inep. Ao estudar esses exemplos, é essencial, portanto, que o estudante tente extrair suas similaridades, isto é, o que as redações com nível máximo possuem em comum. 

Os chamados exemplares auxiliam a estruturar uma boa redação, inclusive para quem não sabe como iniciar os estudos nesta disciplina. Ao ler com atenção as redações citadas acima, é possível conferir algumas características, como por exemplo:

 

  • Elaboração de um projeto de texto estratégico;
  • Recrutamento de 3 repertórios (1 na introdução e 2 nos parágrafos de desenvolvimento);
  • Uso de repertórios coringa na introdução;
  • Utilização de operadores argumentativos interparágrafos e intraparágrafos de forma recorrente;
  • Análise consistente e equilibrada dos argumentos apresentados;
  • Elaboração de intervenção completa e muito coerente com a realidade;
  • Preenchimento da quase totalidade ou totalidade da folha de redação;
  • Texto limpo e com letra legível e caprichada.

Como aplicar esses ensinamentos nos seus estudos de redação?

Além de conferir os ensinamentos dos exemplares de redação em anos anteriores, ou seja, compreender a teoria, é preciso ir para a prática! Isso porque você só aprenderá com os modelos nota mil do Enem 2021 e de outros períodos, se se exercitar. 

A nossa sugestão é que você escreva, no mínimo, uma redação por semana. Desse modo, é possível variar em temas e argumentos. Além disso, se você puder, uma dica é usar um cronograma para contar o tempo, como se fosse uma simulação do próprio processo seletivo – geralmente, o candidato tem em torno de 1 hora para escrever a redação. 

Aulas ao vivo de redação

Receba um feedback profissional e aproxime-se dos modelos nota mil do Enem 2021!

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado você a se preparar ainda mais rumo à tão sonhada aprovação! Vale ressaltar que, além de avaliar os modelos nota mil do Enem 2021, você pode selecionar o repertório, conectivos utilizados e ver como cada competência foi constituída. 

Na sequência, você já pode passar para a fase de treino e exercício da escrita. É muito importante que, neste momento, haja um feedback profissional. Isso será necessário para entender em quais pontos está errando e quais características deve melhorar. 

Na plataforma da Corrija-me, temos uma série de planos acessíveis que você pode escolher de acordo com seu objetivo de estudo. Além de profissionais qualificados, temos cursos, dicas e correções que o ajudarão a aperfeiçoar ainda mais suas redações.

Quer saber mais? Confira nossa plataforma ou entre em contato conosco agora mesmo!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *