Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em
Uma das principais preocupações dos estudantes, que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio, é a de não fugir do tema da redação do Enem, pois isso leva à anulação de sua produção textual.
Em geral, isso acontece por falta de atenção e/ou de conhecimento para se aprofundar no tema que foi proposto pela banca examinadora. Em todos os casos, é fundamental levar em consideração que esse é um critério importante de avaliação e, portanto, deve-se ter o preparo adequado para garantir uma abordagem precisa e bem estruturada.
Neste cenário, nós da equipe Corrija-me produzimos um artigo completo com tudo que você precisa saber para não fugir do tema da redação do Enem. Acompanhe até o final e aproveite as dicas no preparo para o exame:
1. Fique atento à estrutura textual
Em primeiro lugar, para não fugir do tema da redação do Enem, é de suma importância que o candidato esteja familiarizado com a estrutura textual que a banca solicita. No Enem, o tipo textual solicitado é um texto dissertativo-argumentativo, portanto, você deverá dividir sua redação em introdução, desenvolvimento e conclusão.
A introdução é o primeiro parágrafo do texto, em que o candidato deve contextualizar o tema, apresentar a tese e delimitar o ponto de vista. O desenvolvimento, por sua vez, é o momento de apresentar argumentos de forma embasada. Geralmente, a organização dessas ideias é feita em dois parágrafos.
Na conclusão, você deve reforçar sua tese e encerrar a redação de forma coesa, apresentando uma proposta de intervenção, isto é, uma solução para a problemática em questão que respeite os direitos humanos.
2. Estude os temas da atualidade – Isso ajuda a não fugir do tema da redação do Enem
O Inep – responsável pela prova do Enem – costuma sempre apostar em temas atuais e de relevância social. Por isso, é essencial que o candidato estude e esteja atento aos temas que estão sendo mais discutidos na atualidade.
Claro, é muito importante que você conheça a história para fazer alusões e contextualizar o problema ao longo do texto, mas você também precisa estar ciente das questões atuais que envolvem o país, a fim de se preparar de forma adequada e, assim, não fugir do tema da redação do Enem.
3. Compreenda a proposta
Outra etapa importante para não fugir do tema da redação do Enem é ler a proposta de redação com atenção e compreender o que está sendo solicitado. Por isso, analise as palavras-chave e os textos de apoio com cautela e identifique o foco central. Nesse momento, você deve refletir sobre as possibilidades de abordagem do tema, buscando delimitar de acordo com a solicitação da banca.
4. Faça um planejamento textual
Fazer um planejamento organizado também é essencial para não fugir da redação do Enem. Desse modo, o candidato deve dividir seu tempo entre a leitura da proposta, a elaboração de uma tese central e a criação de um “esqueleto textual”, isto é, um esquema para estruturar a sua redação. Esse processo o ajudará a manter o foco no tema, evitando que você se desvie da delimitação.
5. Desenvolva sua argumentação
O candidato deve ter em mente que a tese é o ponto de partida para a sua redação. Por isso, ao desenvolver sua argumentação, busque expressar sua posição diante do tema proposto, de forma clara e objetiva. Procure fazer uma relação direta com a proposta e evite generalizações. A construção de uma boa tese é fundamental para que você se mantenha dentro do tema ao longo de todo o texto.
6.Faça uma revisão final e corrija possíveis erros para não fugir do tema da redação do Enem
Um ponto que merece destaque para não fugir do tema da redação do Enem é a revisão. Lembre-se: este é um elemento essencial em todo e qualquer texto. Por isso, após a conclusão da redação, reserve um tempo para revisar a redação e verificar se você está seguindo o tema proposto de maneira adequada.
Procure verificar se todos os parágrafos estão conectados à tese central e se a argumentação é consistente ao longo do texto.
Além disso, você também pode aproveitar esse momento para identificar e fazer correções gramaticais e ortográficas. Desse modo, você pode deixar seu texto mais claro e ainda evitar a perda de pontuação em outras competências e critérios de avaliação.
7. Pratique para não fugir do tema da redação do Enem!
Por último, mas não menos importante, existem métodos para evitar a fuga ao tema da redação do Enem antes mesmo de iniciar a produção do texto oficial. A partir da prática, você pode compreender mais o estilo de texto, criar um repertório sociocultural e seguir a delimitação de diferentes temas. Uma boa dica, portanto, é apostar em uma plataforma de redação online.
Estude com a Corrija-me e conheça o segredo para não fugir do tema da redação do Enem!
Por fim, este artigo tem como objetivo trazer algumas dicas essenciais para não fugir do tema da redação do Enem. Ao segui-las, você pode evitar a perda de pontuação e aumentar as chances de conquistar a sonhada aprovação no curso desejado e ingressar no ensino superior.
Para ajudá-lo nesse processo, temos uma série de cursos, aulas, e dicas exclusivas na Corrija-me. Além disso, contamos com uma equipe qualificada de profissionais para dar todo o suporte necessário, seja na correção, seja na revisão dos seus textos.
Desse modo, independentemente do seu estágio de aprendizado, você poderá aprimorar suas habilidades de escrita e aprofundar o conhecimento de redação para os mais diversos tipos de textos e processos seletivos, incluindo o Enem.
Não espere mais para conquistar sua aprovação! Conheça a nossa plataforma de correção de redação, estude com a Corrija-me e garanta sua vaga ao lado dos aprovados.
Deixe um comentário