Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Entender como funciona a nota de corte do Sisu é um dos principais requisitos para quem deseja uma vaga na faculdade dos sonhos. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), é um programa federal com apoio do Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes possam ingressar no ensino superior.
Os participantes devem usar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso, portanto, que eles se mantenham atentos às regras do sistema para que possam monitorar sua inscrição. Isso porque, para ter aprovação, é preciso estar dentro do limite de vagas destinadas a um curso em específico.
Neste cenário, preparamos um conteúdo completo sobre como funciona a nota de corte do Sisu. Acompanhe o artigo e tire todas suas dúvidas a seguir:
Como funciona a nota de corte do Sisu?
Em primeiro lugar, é preciso entender como funciona a nota de corte do Sisu. Na prática, trata-se da menor nota necessária para que um candidato seja selecionado para uma vaga no curso que deseja. Ela é, portanto, uma espécie de base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso.
Em outras palavras, é uma forma de garantir que apenas os candidatos com as melhores notas sejam selecionados para as vagas disponíveis. Vale destacar, porém, que estar acima da nota de corte não quer dizer que o candidato será aprovado.
Isso porque, esse número varia ao longo dos dias disponíveis para inscrição do Sisu, posto que novos candidatos vão se inscrevendo durante esse tempo. Vamos supor, por exemplo, que você se inscreva no primeiro dia e esteja na 29ª posição de 30 vagas. Quer dizer que estará dentro das vagas, certo? Não é bem assim!
Pode ser que nos próximos dias, pessoas com notas mais altas se inscrevam, e aí, há uma mudança geral na classificação.
É possível fazer o cálculo da nota de corte do SISU?
Outro ponto que muitos questionam ao entender como funciona a nota de corte do Sisu, é sobre a possibilidade de calcular. Na realidade, a nota de corte se baseia na média aritmética simples das notas dos candidatos que se inscreveram no mesmo curso.
Vale destacar que o Sisu não conta com as notas de cada área em específico, mas sim da média geral que aquele candidato teve. Isso inclui, portanto, as notas da prova objetiva (Ciências humanas, Ciências da natureza, matemática e Linguagens) juntamente com a redação. Lembrando que o candidato não pode tirar zero na redação ou estar na condição de treineiro.
Sendo assim, a ideia é que o candidato não se preocupe com os cálculos, tendo em vista que o próprio sistema realiza esse processo. Mas claro que precisa ficar atento à sua colocação.
Por que a nota de corte pode ter mudanças?
Muitos candidatos podem se perguntar porque a nota de corte do Sisu pode mudar a cada dia. Isso acontece porque ela é contínua, com base no número de vagas disponíveis e no número de inscritos.
Se, por exemplo, mais candidatos com notas mais altas se inscreverem para um determinado curso, a nota de corte tende a aumentar. Já se houver menos candidatos ou candidatos com notas mais baixas, a nota de corte tende a diminuir.
Lembre-se, portanto, que a nota de corte do Sisu é apenas uma referência para os participantes. Ela não garante a aprovação, pois ela pode variar ao longo dos dias disponíveis para inscrição.
A nota de corte do Sisu pode influenciar na minha escolha de curso? Como?
Sim, a nota de corte do Sisu pode ser uma referência importante para os candidatos na escolha do curso desejado. Se a nota de corte de um curso estiver muito alta, pode ser mais difícil conseguir a vaga desejada. Nesse caso, uma das possíveis alternativas é considerar outras opções de cursos ou universidades.
Por outro lado, se a nota de corte de um curso estiver baixa, pode ser uma boa oportunidade para conseguir a vaga. É importante, porém, avaliar se o curso é realmente de interesse e se atende às expectativas do candidato.
Como é possível escolher duas opções, algo que muitos participantes costumam fazer é escolher o curso que realmente deseja na primeira, mesmo que sua nota esteja baixa. Na segunda, por sua vez, ele insere uma nova opção, dentro de suas possibilidades de nota.
Esse processo, porém, é escolha de cada um! Ainda que não haja a aprovação, é importante considerar que você deu o seu melhor e que existem as listas de espera. Além disso, no próximo ano, terá uma nova oportunidade para tentar no curso e na faculdade desejados.
Está se preparando para o Enem? Conte com o apoio da Corrija-me!
Por fim, o objetivo deste artigo é tirar todas suas dúvidas sobre como funciona a nota de corte do Sisu na prática. Vale lembrar, porém, que para se inscrever nesse sistema, você precisará da nota do Enem. O melhor de tudo é que você pode contar com o apoio da Corrija-me ao longo desse processo!
Contamos com uma plataforma completa para você realizar cursos, bem como obter correções e revisões detalhadas de suas redações. Dessa forma, é possível corrigir as possíveis falhas e aperfeiçoar o processo de escrita, mesmo estudando em casa.
Sendo assim, você estará ainda mais próximo da vaga no curso e na faculdade dos sonhos!
Conheça os planos disponíveis na nossa plataforma de ensino de redação e seja nosso aluno.
Deixe um comentário