Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Muitos dos candidatos que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), temem o momento da redação, já que, além do fato de que a prova em geral é determinante para o futuro de muitos estudantes, existe uma série de critérios de avaliação que precisam ser cumpridos.
Uma dica certeira, contudo, é ler muito e apostar na produção textual com frequência. Essa será uma maneira de treinar mais a escrita da estrutura dissertativa-argumentativa, adquirir maior repertório sociocultural e obter maior autoconfiança na hora de produzir a redação.
Para tanto, uma boa forma de estudar é analisando as produções já feitas, bem como os erros cometidos por alunos na redação. Pensando nisso, elaboramos um artigo completo baseado na experiência de ex-corretores do Enem que assimilaram as maiores falhas dos participantes. Veja a seguir:
Falta de compreensão e interpretação do tema de redação
Em primeiro lugar, um dos erros cometidos por alunos na redação é não compreender o tema de forma adequada. Neste tópico, o nervosismo e a preocupação excessiva atrapalham muito, pois esses são fatores que fazem o candidato perder de vista o que realmente importa: a interpretação e argumentação sobre um assunto.
Embora o objetivo dos textos motivadores seja fornecer um apoio para assimilação do conteúdo, alguns participantes ainda fogem do tema proposto. O chamado tangenciamento, isto é, a fuga parcial ao tema, é muito comum quando o aluno não segue uma linha de raciocínio.
É por isso que, no lugar de buscar a todo custo saber qual será o tema da redação, você deve treinar. Esse é o segredo e a melhor ferramenta dos alunos que tiram nota máxima. Isso porque, o objetivo é melhorar habilidades que você poderá aplicar em qualquer tema.
Assim sendo, aproveite o tempo praticando e, pode ter certeza: você colherá bons frutos na sua redação.
O uso de gerundismo
Entre os erros cometidos por alunos na redação, vale a pena destacar também o uso de gerúndio em excesso. Embora seja um recurso permitido, pode gerar a ideia de ambiguidade no seu texto. A função da estrutura dissertativa-argumentativa, no entanto, é fornecer uma argumentação e gerar reflexão sobre um tema em defesa de um ponto de vista, de forma clara e objetiva.
Sendo assim, o uso de termos ambíguos pode comprometer a compreensão do leitor e, possivelmente, do corretor, em sua redação. Por isso, sempre que puder, evite a aplicação deste vício de linguagem, pois ele pode prejudicar a sua nota e ser motivo para perder alguns pontinhos na avaliação.
Não obter repertório sociocultural
Outra causa muito comum de erros cometidos por alunos na redação é a falta de repertório sociocultural. Trazer boas referências para a redação é uma forma de enriquecê-la e de convencer o leitor da tese e/ou ponto de vista que foi apresentado. Existem diversas formas que podem ser utilizadas como repertório na redação, sendo elas: citações, séries, filmes, livros, dados estatísticos, alusões históricas e muito mais.
Vale sempre lembrar: o repertório é um recurso imprescindível, sobretudo para a competência 2.
Sabe por quê? Vamos supor que eu e você estamos em uma conversa e eu quero convencê-lo de que a minha concepção sobre o uso das redes sociais é a correta. Eu não posso simplesmente afirmar que “usar redes sociais é bom” ou que “usar redes sociais é ruim”. É preciso informar os motivos, os prós e contras, e fundamentar o motivo pelo qual eu penso assim. Da mesma forma, você deve fazer com sua redação – mas esqueça a 1ª pessoa, ok?
Use o conhecimento de mundo ao seu favor! Explore as experiências que você viveu, argumente em torno do tema e garanta nota máxima na sua redação!
Não conhecer as competências de avaliação
Um dos deveres do estudante é estudar, com antecedência, as competências de avaliação que serão usadas pela banca. O não conhecimento dessas normas, contudo, está entre os principais erros cometidos por alunos na redação.
A estratégia de conhecer essas competências a fundo é saber quais mecanismos usar no seu texto para colocá-las em prática. Se você sabe que, dentro da redação, são cobrados textos de 0 a 200 pontos, a ideia é se esforçar para tirar os 200. Isso porque, somadas as 5 competências, você terá um 1000, isto é, nota máxima!
Além disso, é o conjunto desses critérios que fará você executar um texto mais fluido, conciso, claro e objetivo.
Sendo assim, é preciso estar dentro da norma padrão da língua portuguesa, aplicar o repertório sociocultural, argumentar com conectivos, usar conceitos de outras áreas do conhecimento, fazer uma proposta de intervenção, entre outros aspectos. Os pequenos detalhes, como o esquecimento de uma vírgula, podem afetar na sua nota geral.
Não elaborar uma tese na introdução
Por último, mas não menos importante, um dos erros cometidos por alunos na redação é deixar de elaborar sua tese na introdução. Não se trata de um recurso adicional, mas de uma obrigatoriedade dentro do texto dissertativo-argumentativo. Em outras palavras, o autor precisa incluir o seu ponto de vista sobre determinado tema e argumentar em torno desta tese. É fundamental, portanto, que você explique para o leitor qual é a situação ao longo da introdução para que você possa argumentar nos parágrafos de desenvolvimento.
Treine muito e evite os erros cometidos por alunos na redação!
Por fim, esperamos que este artigo tenha sido relevante para você! O objetivo é trazer os principais erros cometidos por alunos na redação, a fim de que você possa evitá-los. Sendo assim, a melhor atitude é manter o foco, estudar muito e treinar a produção textual ainda mais!
O melhor de tudo é que para ajudá-lo neste processo, a equipe da Corrija-me possui uma plataforma completa para estudo de redação, com diversos cursos de redação que se adequam exatamente ao estágio de aprendizado de cada aluno.
Acreditamos que a melhor maneira de evoluir na escrita de textos dissertativos é escrever e ter auxílio de uma plataforma de correção de redação, com profissionais que forneçam suporte qualificado.
Não espere mais, garanta sua vaga ao lado dos aprovados! Acesse nossa plataforma e conheça nossas soluções.
Deixe um comentário