Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
Há alguns vestibulandos que se questionam sobre qual a diferença entre a redação Enem e Fuvest. Afinal, um é o principal exame do Brasil, a porta de entrada para muitas universidades, especialmente as federais. Já o outro é o vestibular de uma das instituições brasileiras mais desejadas.
Ambos os exames têm o seu grau de dificuldade. Portanto, cabe ao aluno estudar bastante, especialmente para a redação, que tem um bom peso na nota final. Por isso, é essencial conhecer as diferenças, mas também as semelhanças desses exames.
Se você quer conhecer a diferença entre a redação Enem e Fuvest, continue acompanhando este texto. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Principais características da redação Enem
Famosa no Brasil por trazer temas polêmicos, afinal, são ligados a questões sociais, a prova do Enem é bastante visada por muitos vestibulandos. De alguns anos para cá, as questões internacionais têm aparecido com menos frequência, porém, se essas situações impactam o Brasil, há grandes chances de elas serem o próximo tema da redação Enem. Além disso, a banca pede ao aluno uma solução para uma problemática. Sendo assim, não basta defender o seu ponto de vida, é preciso dar uma boa intervenção para o problema.
Essa obrigatoriedade de solucionar o problema é a principal diferença do Enem para outras provas, inclusive a da Fuvest.
O que chama a atenção na redação Fuvest?
Tradicionalmente, a Fuvest prefere abordar temas mais reflexivos. Podemos dizer que, em muitos casos, são até filosóficos. Portanto, na maioria das vezes, os assuntos são relacionados à sociedade, comportamento e tendências no geral, sempre no contexto atual.
Sendo assim, quanto mais conhecimento o aluno tiver, melhor será para desenvolver o seu texto. Afinal, ele pode aproveitar toda a sua bagagem cultural para criar uma excelente redação.
Principais diferenças entre a redação Enem e Fuvest
Para você visualizar melhor quais são as diferenças entre a redação Enem e Fuvest, listamos cada uma delas. Veja:
Enem:
- Precisa ter entre 8 a 30 linhas;
- Não precisa de título;
- Obrigatoriedade de uma intervenção;
- Temas relacionados às questões da sociedade brasileira e Direitos Humanos;
- Valeo 1.000 pontos.
Fuvest
- Mínimo de 20 linhas e máximo de 30;
- Geralmente o título é obrigatório;
- Não tem proposta de intervenção;
- Temas mais reflexivos e filosóficos, sendo algo menos óbvio, normalmente abordando temas sobre comportamento, sociedade e cultura;
- Ela vale 50 pontos.
Preparando para a redação Enem
O seu treino de redação deve ser de acordo com a prova que você vai fazer. Portanto, se você vai fazer o texto para o Enem, veja algumas dicas de como se preparar:
- Escreva bastante e construa bons argumentos;
- Tenha conhecimento sobre os Direitos Humanos;
- Aprenda mais sobre as competências dos entes públicos, de toda as esferas, para assim detalhar melhor a sua proposta de intervenção;
- Não precisa ser tão original com a redação, mas saiba que é preciso se atentar ao tema, deixando claro o seu ponto de vista e a possível intervenção para o problema.
Preparando para a redação Fuvest
Se você for fazer a redação Fuvest, veja como se preparar:
- Dê sempre um título para a sua redação;
- Treine para escrever pelo menos 20 linhas;
- Faça reflexões, saia da bolha, fuja do óbvio. Quanto mais conhecimento você tiver, melhor será para construir o seu texto, embasado em citações e argumentos de autoridade;
- Tenha um repertório próprio de argumentos;
- Ser original não quer dizer sair do tema, então, cuidado com isso.
Itens importantes para a redação Enem e Fuvest
Agora que você conhece as diferenças entre a redação Enem e Fuvest, existem itens importantes para fazer qualquer texto. Portanto, independente do exame que for fazer, inclua em seus estudos as práticas abaixo:
- Acompanhe as atualidades, assim vai conseguir entender o que está acontecendo no Brasil e no mundo;
- Tenha um amplo vocabulário, adquirido por meio da leitura e da prática da redação;
- Estude sobre o texto dissertativo-argumentativo e como organizar seus parágrafos;
- Treine a redação à mão para aproveitar melhor o tempo e conseguir fazer o seu texto dentro do prazo estimado pela prova;
- Observe as normas gramaticais e tenha domínio da norma culta.
Com base na experiência que temos em ambas as provas, normalmente, a redação Fuvest costuma ser um pouco mais difícil. Afinal, os temas são mais complexos e demandam maior criatividade do candidato, além de ter um foco mais reflexivo. Portanto, exige treino, muito treino!
Por isso, entender as diferenças entre a redação Enem e Fuvest é um excelente começo para iniciar a jornada dos estudos. Somente assim você poderá tirar boas notas!
Estude junto com a Corrija-me
Independente se você vai fazer a redação do Enem ou da Fuvest, conte com a equipe da Corrija-me para te ajudar a estudar. A nossa plataforma de correção de redação é a mais completa do Brasil, possibilitando aos nossos alunos mandar suas redações e receber as correções personalizadas. Portanto, os feedbacks não são generalizados, mas de acordo com cada texto recebido e dentro dos padrões da prova que o aluno irá fazer.
Vamos te ajudar a tirar a nota máxima na redação Enem e Fuvest, explicando tudo o que você precisa saber para ter um bom desempenho.
Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog para ter mais dicas como essas.
Deixe um comentário