Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
O tema da redação da FAMERP 2024 trouxe uma questão de grande relevância socioambiental. Esse ano, assim como em outras edições do vestibular, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto solicitou um texto do tipo dissertativo-argumentativo.
Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos uma análise comentada sobre o tema e possíveis abordagens que poderiam ser realizadas no exame. Acompanhe e fique por dentro de tudo sobre o tema da redação da FAMERP 2024:
Tema da redação da FAMERP 2024
Nesse ano, o tema da redação da FAMERP 2024 foi: “Racismo ambiental no Brasil: é possível proteger as populações mais vulneráveis?”. Mais do que um simples exame, a proposta da banca examinadora foi um convite à reflexão crítica e à mobilização social em prol da justiça ambiental e racial.
Dominar esse tema exige ir além do senso comum e apresentar uma argumentação sólida, bem estruturada e propositiva. Sendo assim, caberia ao candidato compreender as práticas e políticas ambientais que, intencionalmente ou não, resultam em desvantagens desproporcionais para grupos racialmente marginalizados.
Como ponto de destaque, seria interessante abordar as questões relacionadas à segregação espacial, da exposição desigual a riscos ambientais e da negação de direitos básicos a comunidades minoritárias, especialmente aquelas quilombolas, indígenas e periféricas.
Vale destacar também que, como se trata de uma pergunta, o tema busca uma possível resposta. O candidato, por sua vez, não poderia deixar de indicar se existem e como seriam as possibilidades de proteção a essa população vulnerável.
Possíveis abordagens no tema da redação da FAMERP 2024
Entre algumas possíveis questões de abordagem, no tema de redação da FAMERP 2024, estariam:
- Desigualdade no acesso à terra e aos recursos naturais: populações tradicionais são frequentemente retiradas de suas terras ancestrais para dar lugar a projetos de grande porte, como hidrelétricas e agronegócio, sem a devida consulta ou indenização.
- Poluição e impactos à saúde: pessoas negras e comunidades periféricas estão mais suscetíveis à exposição a poluentes, como lixo tóxico e agrotóxicos, o que resulta em doenças graves e mortes prematuras.
- Violações dos direitos humanos e da natureza: a luta por justiça ambiental enfrenta diversos obstáculos, como a criminalização de líderes comunitários e a falta de mecanismos de proteção ambiental.
Vale destacar, portanto, que para se destacar no tema da redação da FAMERP 2024 não seria necessário simplesmente constatar a existência do racismo ambiental. A prova busca avaliar a capacidade do candidato de analisar criticamente as causas e consequências do racismo ambiental no contexto brasileiro.
Por isso, seria necessário demonstrar conhecimento sobre os diferentes aspectos do tema, como legislação ambiental, direitos humanos e movimentos sociais. Por fim, o candidato deveria propor soluções viáveis para proteger as populações mais vulneráveis.
O que você precisa saber para se sair bem na redação da redação da FAMERP
Se você deseja realizar a próxima prova da FAMERP, uma boa dica é estudar por meio de exemplares das edições anteriores. Essa será uma excelente estratégia para se familiarizar com a banca. Além disso, para alcançar uma boa nota na redação da FAMERP, é fundamental seguir as regras formuladas pela banca examinadora, entre as quais estão:
Estrutura do texto
Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração, tanto no tema da redação da FAMERP 2024, como também em temas posteriores, que a redação possui uma estrutura.
Ela, portanto, deve ser composta por uma introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve apresentar o tema e o ponto de vista que o candidato defenderá, enquanto o desenvolvimento inclui os argumentos que sustentarão a tese e a conclusão deve retomá-la, de modo a apresentar uma síntese dos argumentos discutidos.
Coesão e coerência
Outros elementos fundamentais para quem quer se sair bem na redação da FAMERP, são a coesão e coerência. O texto deve ser fluido, claro e articulado, com uma progressão lógica de ideias. Lembre-se: a coesão se dá pelo uso adequado de conectivos e pela manutenção de uma linha de raciocínio consistente.
Domínio da norma culta da língua portuguesa
É imprescindível o uso correto da gramática, ortografia e pontuação. O vocabulário deve ser apropriado ao tema e ao nível de formalidade exigido pela prova.
Adequação ao tema da redação da FAMERP 2024
É muito importante se manter sempre dentro do tema proposto. Os desvios podem gerar a perda significativa de pontos, resultando em tangenciamento ou até mesmo na fuga ao tema.
Originalidade e criticidade
Não só no tema da redação da FAMERP 2024, mas a banca costuma propor temas de relevância social, cultural e ambiental. Isso quer dizer que há a necessidade de apresentar uma visão crítica e original sobre o tema – até mesmo porque isso fará a diferença para os corretores. Busque sempre trazer uma boa análise e utilizar argumentos concretos, que possam embasar o texto.
Estude com a Corrija-me e prepare-se para a redação da FAMERP!
Ao longo deste artigo, buscamos sanar as principais dúvidas sobre o tema da redação da FAMERP 2024 e como você pode se preparar para as próximas provas da banca examinadora.
Esse ano, ao abordar o tema relacionado ao racismo ambiental no Brasil, o objetivo da banca foi avaliar nos candidatos a capacidade de reflexão sobre essas questões e propor soluções práticas e viáveis.
Lembre-se também de que seguir as regras da prova de redação e realizar uma boa argumentação em torno do tema é essencial para garantir uma boa nota. Sendo assim, visando ajudá-lo na prática de escrita do texto dissertativo-argumentativo, a Corrija-me possui todo o suporte de materiais, cursos, dicas e aulas exclusivas.
Se você quer se preparar para as próximas edições e conquistar um bom resultado na redação da FAMERP, conte conosco! Temos uma equipe pronta para ajudá-lo com revisões e correções, de modo que você possa melhorar cada vez mais a escrita e argumentação.
Conheça a Corrija-me Correção de Redação e desfrute dos benefícios de ser nosso aluno.
Deixe um comentário