Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
A Fundação Universitária para Vestibular divulgou o tema da redação da Fuvest 2023. A segunda fase do processo seletivo, que possibilita a entrada em uma das faculdades mais renomadas do país – a Universidade de São Paulo (USP) – aconteceu nos dias 8 e 9 de janeiro.
O primeiro dia da prova foi formado pela elaboração de 10 questões dissertativas na área de língua portuguesa, juntamente com a redação. Os candidatos disputaram uma das 8.000 vagas disponibilizadas pela universidade. A lista de aprovados está prevista para sair no dia 30 de janeiro de 2023.
No mais, se você fez a prova ou está se preparando para o próximo vestibular da fundação, elaboramos este artigo com alguns comentários sobre o tema da redação da Fuvest 2023. Acompanhe e saiba mais a seguir:
Qual foi o tema da redação da Fuvest 2023?
O dia esperado por muitos estudantes chegou: a data de aplicação da prova de redação da Fuvest 2023! Embora tenha sido motivo de surpresa para alguns, a temática foi bem explorada pela banca. O tema da abordagem da segunda fase do processo seletivo foi: “Refugiados ambientais e vulnerabilidade social”.
Mas afinal, o que esperar desse assunto?
Em primeiro lugar, nota-se uma diferença em relação aos anos anteriores: o que antes era, em geral, formado por temas mais abstratos, tornou-se concreto. A ideia se assemelha aos temas cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. Isso porque envolve uma questão de relevância social e ambiental, o que é muito explorado na prova do Enem.
No que se refere aos textos de apoio, a organização da prova propôs uma coletânea relacionada aos refugiados e à migração em consequência às mudanças climáticas.
A ideia era que o candidato usasse as informações a seu favor, com o desafio de aplicar um bom repertório sociocultural para a construção do texto. Sendo assim, um dos fatores primordiais seria a demonstração de capacidade de reflexão sobre os desastres naturais, a globalização e, até mesmo, as ligações entre o contexto econômico e este cenário.
Os textos de apoio da redação da Fuvest 2023
No mais, para melhor compreensão dos comentários acima, separamos um resumo de cada um dos textos de apoio que foram propostos na redação da Fuvest 2023. Veja a seguir:
Texto de apoio 1
O primeiro texto de apoio foi uma notícia disponibilizada pela própria Agência Universitária de Notícias da USP. A abordagem geral é concreta, que diz respeito às crises humanitárias no contexto atual, que incluem desastres naturais e doenças, que geram como desafio a crise dos refugiados.
Texto de apoio 2
No segundo texto de apoio da redação da Fuvest 2023, há um print de matéria do G1 com o título: “Refugiados climáticos até 2050 por regiões” e a quantidade existente em cada um dos continentes. Esses dados seriam uma boa fonte de inspiração para entender o cenário dos locais com maior número de refugiados e usar essa informação a seu favor na produção textual.
Texto de apoio 3
O texto de apoio 3 era composto por uma foto do livro Êxodos. Embora seja um recurso não verbal, abre portas para pensar em inúmeras possibilidades de críticas sociais e ambientais. O candidato, então, poderia até mesmo abordar as questões de segregação ambiental, demonstrando que essas consequências atingem, principalmente, a população que não é branca.
Texto de apoio 4
O texto 4 da redação da Fuvest era um trecho do livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. A obra conta a história de retirantes sertanejos, que fogem da seca prolongada no semiárido nordestino.
Texto de apoio 5
O texto de apoio 5 se tratava de uma matéria do Jornal El País com projeção até 2050 de latino-americanos que estariam migrando devido às mudanças climáticas.
Texto de apoio 6
Por fim, o texto motivador 6 se refere a um trecho do livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak. O trecho falava sobre a cegueira em que vivemos atualmente e a necessidade de cooperação, para evitar consequências maiores no futuro.
Confira os textos de apoio da redação da Fuvest 2023 na íntegra.
Avaliação: os critérios utilizados na redação da Fuvest 2023
Os candidatos que ainda não conhecem, devem estar atentos aos critérios de avaliação que serão usados pelos corretores da redação da Fuvest 2023. Veja quais são:
- Desenvolver a redação sobre o tema proposto e organização de acordo com o tipo textual dissertativo-argumentativo;
- Coesão e coerência para argumentar e interligar as partes do texto;
- Adequação do vocabulário à norma padrão da língua portuguesa e correção da gramática.
O candidato deve levar em consideração a importância de um bom repertório sociocultural e de defender seu ponto de vista ao longo da redação. Esses são dois fatores indispensáveis para garantir um bom resultado no processo seletivo.
Quer otimizar a sua escrita e aumentar o desempenho nos processos seletivos? Conte com a Corrija-me!
Por fim, o objetivo deste artigo é trazer um panorama sobre o tema da redação da Fuvest 2023. Embora o momento seja de apreensão para os candidatos que fizeram a prova e a redação, o mais importante é saber que você deu o seu melhor e, se necessário, se preparar para os próximos processos seletivos.
Para ajudá-lo neste processo, a Corrija-me possui uma plataforma de redação completa! Além de cursos, aulas, revisões, correções e dicas exclusivas, temos uma equipe qualificada para orientá-lo com todo o suporte necessário. O melhor de tudo é que adequamos o conteúdo ao estágio de aprendizado de cada um, seja ele iniciante, intermediário ou avançado.
Visite nosso site e conheça nossas soluções para aprimorar sua escrita!
Deixe um comentário