Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
São muitos os estudantes que possuem o sonho de passar no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A instituição, que é vinculada ao comando de aeronáutica, é conhecida como uma referência para os cursos da área de engenharia.
Embora muitos dos candidatos se preocupem com as questões objetivas, principalmente no campo das exatas, a prova também contempla a redação – que não deixa de ser uma parte muito importante e necessária para a aprovação. Por isso, quem deseja participar, também precisa treinar bastante a escrita.
Pensando nisso, nós da equipe da Corrija-me, elaboramos um artigo completo com comentários sobre a redação do ITA 2023. Afinal, quem deseja alcançar a melhor nota, deve estudar bem quais são as regras do processo seletivo e as orientações para garantir seu lugar ao lado dos aprovados. Acompanhe e veja mais a seguir:
Uma análise da redação do ITA 2023
A redação do ITA 2023, aplicada na segunda fase da prova, teve como proposta a escrita de uma produção textual dissertativo-argumentativa. A pedido da banca examinadora, o candidato (a) deveria relacionar o tema proposto, tecnofilia e risco, com pelo menos um item da coletânea oferecida na prova.
O texto de início falava sobre o caso de um engenheiro do Google, que havia mencionado sobre a máquina LaMDA, de inteligência artificial, que tinha desenvolvido pensamentos conscientes, que não trava e poderia conversar com os indivíduos a qualquer momento. Segundo o texto de Bruno Romani, a máquina também recebeu orientação espiritual.
Essas seriam, portanto, características presentes em humanos. Vale destacar que a empresa demitiu o funcionário e ainda mencionou que as informações apresentadas não tinham base nenhuma.
No mais, veja a seguir qual era a ideia dos textos presentes na coletânea:
Texto 1
No primeiro item da coletânea, a banca inseriu uma imagem, cujo título era: “Mais uma vitória do coração, sem razão”, de Susano Correia. A ilustração simboliza uma espécie de partida de xadrez em que a disputa estaria entre o coração e o cérebro. O coração saiu com a vitória.
Texto 2
Ao longo do segundo texto da coletânea, a banca examinadora inseriu a música “Cérebro Eletrônico”, do cantor Gilberto Gil. A canção fala sobre como o cérebro eletrônico é incapaz de ter sensações propriamente humanas.
Texto 3
O texto três da coletânea consiste em um pequeno trecho da música “Tá combinado”, de Caetano Veloso. Nele, o cantor menciona que quando duas pessoas estão juntas, elas podem expandir a imaginação e ainda garantir o alcance na transcendência.
Texto 4
No quarto texto que foi apresentado para os candidatos, a banca trouxe alguns questionamentos que se referem à crítica às tecnologias. Nele, Lúcia Santaella faz perguntas como: “No que nos transformamos como humanos, se a nossa mente se estende a dispositivos e aparelhos?”.
Texto 5
Por último, a banca ainda disponibilizou um texto, que na verdade consistia em uma parte do livro “Os robôs fazem amor? O transhumanismo em doze questões”. O objetivo era fornecer dois tipos de pontos de vista no que se refere à linguagem, à cultura e às artes e em que elas poderiam resistir ao efeito das máquinas. Isso porque, segundo o texto, os cérebros eletrônicos (cérebros que são feitos de silício) poderiam ameaçar até mesmo a sobrevivência humana.
Veja aqui todos os últimos temas de redação do ITA:
Tema da redação do ITA 2023 –Tecnofilia; riscos
Tema da redação do ITA 2022 – A influência do medo nas ações humanas
Tema da redação do ITA 2021 – Que liberdade nos resta no século XXI?
Tema da redação do ITA 2019 – O incêndio no museu nacional
Tema da redação do ITA 2018 – O envelhecimento
Tema da redação do ITA 2017 – O poder das mídias e da comunicação
Tema da redação do ITA 2016 – A formação nas universidades e o mercado trabalhista
Tema da redação do ITA 2015 – Trabalho, imigração e diversidade no Brasil
Tema da redação do ITA 2014 – O cinema
Tema da redação do ITA 2013 – Tecnologia, publicidade e manipulação
Tema da redação do ITA 2012 – Cidadania, preconceito e consciência social
Tema da redação do ITA 2011 – Mobilidade urbana
Tema da redação do ITA 2010 – Transferência dos pais – para a escola da educação moral
Tema da redação do ITA 2009 – Paradoxo da noção de segurança
Tema da redação do ITA 2008 – Violência
Tema da redação do ITA 2007 – Consumismo
Tema da redação do ITA 2006 – Tecnologia e privacidade
Considerações
No mais, a banca fez a proposta de que os participantes da redação do ITA 2023 construíssem o seu texto argumentando com base em um dos itens presentes na coletânea. A tecnofilia e os riscos, portanto, também deveriam ser incluídos na escrita. Essa é uma forma, portanto, de levar as pessoas à reflexão sobre as possíveis consequências do uso indiscriminado da tecnologia.
O candidato, portanto, poderia mencionar esses perigos à saúde mental, dependência, e outras perspectivas no que se refere às máquinas.
O método de avaliação da redação do ITA 2023
No mais, como vimos acima, a temática de abordagem da redação do ITA 2023, teve como foco um tema de extrema relevância para a sociedade. Por isso, quanto mais preparado o estudante estivesse sob as questões das novas tecnologias e dos impactos que elas podem trazer, melhor seria o seu desempenho.
O modelo da prova, da mesma forma que nos anos anteriores, tem como tipo de texto dissertativo-argumentativo. Além disso, a pontuação geral pode ser de 0 a 10, em que os critérios de avaliação utilizados para a correção pela banca examinadora são:
- Tema – vale de 0 até 3 pontos;
- Tipo de texto – vale de 0 até 3 pontos;
- Coesão e Coerência – vale de 0 a 2 pontos;
- Texto produzido de acordo com a norma padrão da língua portuguesa – vale de 0 a 2 pontos.
Sendo assim, o participante que atender a todos esses critérios, poderá garantir nota máxima na redação do ITA 2023.
Quer saber mais sobre a redação do ITA 2023? Acompanhe a plataforma da Corrija-me!
Por fim, esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Se você está se preparando para o vestibular ITA ou outros processos seletivos, uma dica importante para fazer uma boa redação é praticar frequentemente e ter uma correção detalhada e profissional. Além disso, fazer uma análise de outras propostas de redações anteriores da banca é uma forma de treinar e se familiarizar.
Por isso, a equipe da Corrija-me possui todo o suporte de que você precisa em uma plataforma de redação! Temos cursos, revisões, correções, aulas e conteúdos exclusivos. Além disso, adequamos estes materiais ao seu nível de aprendizado, que pode ir desde o básico até o avançado.
Acesse nosso site e confira nossos planos imperdíveis. Não espere mais para entrar para o lado dos aprovados!
Deixe um comentário