Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
O tema da redação da PM SP – VUNESP – 2015 foi “Brincadeiras de luta devem ser estimuladas ou evitadas?”. Neste caso, a banca Vunesp, responsável pela aplicação do processo seletivo da Polícia Militar de São Paulo explorou uma questão de ampla discussão na sociedade contemporânea.
Isso nos leva, inicialmente, à reflexão sobre a influência das atividades físicas competitivas na formação das crianças. Será que elas trazem vantagens ou desvantagens? Produz consequências positivas ou negativas?
Neste cenário, se você está se preparando para os próximos concursos e deseja usar a prova da PM SP 2015 como ferramenta de estudos, este artigo é para você! Continue lendo para saber mais sobre o tema e conferir a análise do time da Corrija-me:
Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2015 – possíveis abordagens
Em primeiro lugar, precisamos levar em consideração o comando da proposta de redação. É preciso ter em mente que, como se trata de um texto dissertativo-argumentativo, o candidato precisa defender uma tese e/ou ponto de vista.
Além disso, como se trata de uma pergunta, o mais interessante seria que o candidato assumisse uma posição, e com isso, usasse um bom repertório para sustentá-la, seja a favor ou contra. Veja a seguir alguns argumentos que poderiam ser usados em cada posição:
Argumentos a favor das brincadeiras de luta
Entre os principais argumentos que poderiam ser utilizados na redação da PM SP 2015 a favor das brincadeiras de luta estão:
- Atividade física: As brincadeiras de luta são uma forma de atividade física, pois envolvem movimentos corporais intensos. Ao trazer essa perspectiva, o candidato poderia levar a questão da saúde física e mental das crianças e adolescentes, posto que essa seria uma forma de promover saúde e o desenvolvimento cognitivo e social.
- Coordenação motora: essas brincadeiras também exigem coordenação motora, pois as crianças precisam aprender a executar movimentos precisos e sincronizados. O candidato poderia levar em consideração também que essa é uma habilidade importante para o desenvolvimento da criança, pois permite que ela execute atividades cotidianas, como andar, correr, brincar, interagir.
- Resolução de conflitos: podem ajudar as crianças a aprender a resolver conflitos de forma não violenta. Ao brincar de luta, as crianças aprendem a respeitar as regras do jogo, a aceitar a derrota e a lidar com a frustração. Esse também seria um argumento favorável, posto que habilidades são importantes para o desenvolvimento de adultos capazes de resolver conflitos de forma pacífica.
Argumentos contra as brincadeiras de luta
Para os candidatos que desejassem assumir uma postura contrária às brincadeiras de luta, seria possível destacar os seguintes pontos:
1) Podem causar lesões: mesmo ao realizá-las com cuidado, essas brincadeiras podem causar lesões, golpes, quedas ou colisões. Sendo assim, seria possível usar esse argumento para destacar que as brincadeiras não são indicadas.
2) Podem promover a violência: um outro possível argumento contrário às brincadeiras de luta seria a ideia de que essas atividades podem ensinar as crianças a resolver conflitos de forma violenta, tornando-as mais propensas a usar a agressividade na vida adulta.
3) Falta de empatia: o desejo pela vitória e a opressão do outro pode dessensibilizar a criança, haja vista que o vencedor dessas disputas pode impor suas vontades ao derrotado, sem se dar conta da visão de outrem.
Textos de apoio – Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2015
Após a reflexão sobre os possíveis benefícios e malefícios das brincadeiras de luta, caberia ao candidato adotar o seu posicionamento. Para ajudar nesse processo e na interpretação do tema proposto, a banca Vunesp disponibilizou os seguintes textos de apoio:
Texto de apoio 1
O primeiro texto de apoio foi uma matéria do Diário Online com o título “Luta de brincadeira entre amigos termina em morte”. Este, portanto, já seria uma opção para embasar a argumentação contrária às brincadeiras de luta.
Texto de apoio 2
O texto 2, de Miriam Abramovay, publicado no site da Unesco, seguia o mesmo posicionamento do anterior. Ao mencionar as agressões físicas como normais para as crianças, a autora argumentou que, aos poucos, o que seria uma pequena brincadeira poderia se tornar algo mais grave.
Texto de apoio 3
O terceiro texto, publicado no site da IFRN, intitulado “O lúdico e a violência nas brincadeiras de luta”, mostra uma nova perspectiva sobre o assunto. Nota-se uma visão a favor dessas brincadeiras, sob a alegação de que os movimentos são importantes para a educação do corpo e auxiliam na saúde mental das crianças. O candidato, por sua vez, poderia usar esse argumento como base, entrando na questão da saúde.
Texto de apoio 4
O último texto de apoio, de Andréia Schmidt, seguia a perspectiva do anterior, podendo ser usado como argumento no posicionamento a favor das brincadeiras de luta. Isso porque, menciona essas brincadeiras como maneiras de estimular o desenvolvimento e a personalidade – tendo em vista que, com isso, as crianças aprendem que não devem machucar o colega de maneira consciente.
Confira a prova objetiva e a proposta de redação da PM SP 2015..
Confira o gabarito da prova da PM SP 2015.
Explore o Tema da redação da PM SP – VUNESP – 2015 e estude para as próximas edições do concurso!
Este artigo teve como objetivo fazer uma análise do tema e dos textos de apoio da proposta de redação da PM SP 2015. Caberia ao candidato considerar, portanto, os benefícios físicos, sociais e emocionais, e os riscos associados.
Se você deseja ingressar na carreira policial e realizar os próximos concursos públicos, lembre-se de que a redação é imprescindível para um bom resultado. Desse modo, para ajudá-lo nesse processo, a Corrija-me possui uma plataforma de correção de redação repleta de materiais, incluindo cursos, aulas, correções, revisões e tudo que você precisa para aprimorar sua escrita.
Visite nosso site e torne-se um aluno Corrija-me – Correção de Redação! Prepare-se para as próximas edições da PM SP.
Deixe um comentário