Tema da redação da Unicamp 2023

O tema da redação da Unicamp 2023 foi alvo de muitos comentários entre estudantes e professores. Por isso, nós da Corrija-me resolvemos dar um panorama sobre as propostas elaboradas pela banca. Vem ver!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o tema da redação da Unicamp 2023, que ocorreu no primeiro dia da segunda fase do processo seletivo. Os candidatos concorrem a uma das mais de 2.500 vagas disponíveis em 69 cursos de graduação da universidade. 

Enquanto a primeira fase da prova teve o total de 90 questões de múltipla escolha, na segunda fase da prova, que foi aplicada em dois dias diferentes, os candidatos deveriam realizar as questões dissertativas e a redação.

No mais, se você fez a prova ou está se preparando para o próximo vestibular da universidade, elaboramos este artigo com alguns comentários sobre o tema da redação da Unicamp 2023.  Acompanhe e saiba mais a seguir:

Qual foi o tema da redação da Unicamp 2023?

Da mesma forma que nas edições anteriores, a redação da Unicamp 2023 teve duas opções de temas e também de gêneros textuais – como já é um formato convencional da prova. Entre eles, estavam “Racismo no ambiente escolar” e “Regulamentação do porte de armas”

No que se refere aos gêneros, a primeira proposta da banca era elaborar uma carta de convocação para um clube de tiro. O candidato, por sua vez, deveria escrever o texto como se tivesse um amigo que faleceu devido a um acidente por disparo de arma de fogo. Sendo assim, ele seria contra a abertura do clube de tiro no bairro de moradia. 

Já na segunda opção proposta pela banca, o participante deveria escrever um depoimento. O público-alvo seria alunos e professores, a fim de contar se já viu, sofreu ou até mesmo cometeu algum ato de racismo na escola. 

Os textos de apoio da redação da Unicamp 2023

A banca responsável pela redação da Unicamp 2023 disponibilizou textos de apoio diferentes para cada uma das propostas que o candidato poderia escolher. Sendo assim, para melhor compreensão dos comentários acima, separamos um resumo de cada um desses textos. Veja a seguir:

Textos de apoio da proposta 1 – “Regulamentação do porte de armas”

Em primeiro lugar, na proposta 1, que tratava da questão do porte de armas, o candidato deveria seguir algumas orientações ao preparar seu texto, o que incluía:

  • Menção aos perigos da abertura de um clube de tiro;
  • Argumentação contrária à posse de armas de fogo;
  • Crítica a uma política de segurança que esteja baseada na posse de arma pela população.

tema redação unicamp

Neste caso, foram distribuídos seis textos de apoio, entre os quais estavam:

  1. Dados do exército em relação ao aumento significativo dos clubes de tiro em menos de 4 anos – tratava-se de uma matéria do Jornal Brasil de Fato,  com o título “Como a política de armas de Bolsonaro facilita crimes e arsenais como o de Roberto Jefferson”, de autoria de Amanda Sobreira;
  2. O segundo texto, também publicado no Jornal Brasil de Fato, mas de autoria de Jaqueline Deister, mencionava a denúncia do Instituto Sou da Paz em relação à ampliação do limite para a compra de armas pelos colecionadores;
  3. O terceiro era um relato do professor da Universidade de Harvard sobre os riscos de mortes não intencionais com acesso mais fácil às armas;
  4. O quarto texto, do Instituto Sou da Paz, era um gráfico que relatava o aumento de mortes por armas de fogo no Brasil;
  5. Uma notícia da Uol que revelava o uso dos decretos para que as facções adquirirem armas de fogo;
  6. Era um comunicado do Instituto de Segurança Pública sobre a importância da renovação das políticas de segurança. 

Todos os textos fornecem base para que o candidato pudesse somar ao seu repertório sociocultural, refletir sobre a temática em questão e aplicar na carta de convocação.

Textos de apoio da proposta 2 – “Racismo no ambiente escolar”

Na proposta 2, que tratava da questão do racismo em ambiente escolar, o candidato deveria seguir algumas orientações ao preparar seu texto, o que incluía

  • Realizar uma autodeclaração de como se identifica racialmente;
  • Fazer um relato se já presenciou, sofreu ou até mesmo cometeu um ato racista na escola;
  • Explicar sobre a diversidade étnico-racial e o tratamento dessas questões em ambiente escolar. 

Quanto aos textos da coletânea, cada um teve importância e ao realizar a leitura, o candidato não só teria mais clareza sobre o tema, como também poderia tirar boas ideias para somar ao seu repertório sociocultural e construir o texto. Sendo assim, foram distribuídos cinco textos, que tratavam das seguintes questões: 

  1. Conceito de antirracismo pelo dicionário Caldas Aulete;
  2. Denúncia sobre a abordagem/confusão das questões de racismo e bullying nas escolas, escrita pela diretora executiva da Ação Educativa, Edinéia Gonçalves;
  3. Uma charge com uma criança pedindo um lápis emprestado no tom de pele, e várias mãos com cores diferentes;
  4. Um artigo da Constituição Brasileira que torna obrigatório o ensino da cultura indígena e afro-brasileira;
  5. Trata-se de uma adaptação de texto do Portal Geledés, que menciona a ausência de discussões sobre a questão racial no meio escolar. 

Confira aqui a redação da Unicamp 2023 na íntegra!

Prepare-se para o vestibular da Unicamp!

Por fim, o objetivo deste artigo é trazer um panorama sobre o tema da redação da Unicamp 2023. Embora o momento seja de apreensão para os candidatos que fizeram a prova, o mais importante é saber que você deu o seu melhor e, se necessário, se preparar para os próximos processos seletivos. 

A plataforma de redação da Corrija-me possui uma série de recursos que podem ajudá-lo a aprimorar a escrita. Além disso, temos uma equipe completa para fornecer o suporte a partir de correções, revisões, dicas e técnicas exclusivas para você se sair bem na redação. Tudo isso de acordo com seu estágio de aprendizado, sendo ele iniciante, intermediário ou avançado. 

Fique por dentro de tudo sobre redação e seja aprovado no processo seletivo que deseja. Visite nosso site e saiba mais!

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *