Tema da redação do Banco do Brasil 2021 – Veja também a Prova e Gabarito

Conhecer o tema da redação do Banco do Brasil 2021 é uma das principais estratégias para quem deseja se familiarizar com a banca (Fundação Cesgranrio) e se preparar para o concurso de 2023. Leia o artigo e saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

A redação do Banco do Brasil 2021 é uma das principais fontes de estudo para quem está se preparando para o novo concurso da instituição, aplicado pela Banca Cesgranrio, que acontecerá no dia 23 de abril de 2023. A divisão ocorrerá da seguinte forma: prova objetiva (1ª etapa) e prova discursiva (2ª etapa).

A redação, por sua vez, será aplicada na segunda etapa, sendo ela de caráter eliminatório. As vagas são de nível médio, destinadas às funções de agente de tecnologia e agente comercial. 

Quer aprender a escrever redações para o concurso do Banco do Brasil? Clique aqui!

Nesse sentido, estudar os últimos temas, inclusive da redação do Banco do Brasil 2021, é uma forma de compreender o estilo de abordagem da banca e se preparar para o próximo concurso. Pensando nisso, nós da Corrija-me elencamos alguns pontos importantes sobre o tema de 2021. Veja a seguir: 

Qual foi o tema da redação do Banco do Brasil 2021?

Em primeiro lugar, vale a pena destacar que a redação do Banco do Brasil 2021 contou com quatro opções de temas diferentes, sendo três dessas alternativas para um mesmo cargo. Mas, afinal, como isso é possível? 

Embora tenha havido uma grande mudança na aplicação da redação e que gerou uma grande polêmica quanto ao princípio de isonomia, a Fundação Cesgranrio ressaltou, na época, que todas as regras foram respeitadas. A divisão ocorreu entre as provas tipo A, tipo B e tipo C para a função de agente comercial (nível médio). Veja a seguir:

Tema da prova tipo A – Agente Comercial

Redação do Banco do Brasil 2021

A primeira opção de tema, para os candidatos que pegassem a prova tipo A, seria: “Privacidade digital: não tenho o que esconder”. A ideia era que o candidato abordasse a questão das políticas de privacidade e segurança no meio digital – uma questão muito debatida no cenário atual. Na prática, a privacidade digital quer dizer o controle, que o próprio indivíduo possui, quanto à divulgação de suas informações e dados pessoais. 

Neste tema, uma importante legislação que poderia trazer respaldo para a argumentação do candidato seria a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações. 

Como texto de apoio, foram disponibilizados dois fragmentos. Um deles com o trecho da palestra de Gleen Greenwald, nomeado “Por que a privacidade importa?” e o outro, um trecho do livro “Permanent Record”, de Edward Snowden, ambos abordando a questão da privacidade digital. 

Tema da prova tipo B – Agente Comercial

A segunda opção de tema seria para os candidatos que pegassem a prova tipo B: “A influência que a satisfação na atividade de trabalho tem sobre o desempenho do colaborador”. 

A ideia seria que o candidato pudesse refletir sobre o que pode contribuir para que os profissionais sejam motivados nas suas funções. Abordar as variáveis que impactam nos cargos de serviço público e outras questões debatidas atualmente seria um grande diferencial para o candidato. 

Como texto de apoio, foram disponibilizados três fragmentos. O primeiro abordava a valorização do bem-estar do profissional como um investimento até mesmo para o reconhecimento no mercado. O segundo era um trecho da dissertação de mestrado “Sistema de recompensas e satisfação no trabalho”, escrita por Samira Varela. 

Por último, havia o trecho de um artigo que levantava a questão das pessoas como pilares para o sucesso financeiro de uma empresa, não a tecnologia. O candidato deveria tirar suas próprias conclusões a partir dos textos motivadores e elaborar uma redação dissertativo-argumentativa. 

Tema da prova tipo C – Agente Comercial

Os candidatos à vaga de escriturário na função de agente comercial (nível médio) e que pegassem a prova tipo C, deveriam redigir um texto com o tema: “O propósito do desenvolvimento da sustentabilidade no território brasileiro”. 

A ideia seria que o candidato refletisse sobre a questão da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os objetivos das ações realizadas no meio ambiente e em outras esferas sociais para melhorar a qualidade de vida no Brasil.

Como texto de apoio, a banca examinadora (Fundação Cesgranrio) inseriu o objetivo 11, que tratava da importância de tornar as cidades e municípios mais inclusivos, seguros e sustentáveis. Desse modo, o candidato deveria elaborar um texto dissertativo-argumentativo com base na reflexão sobre a pauta e defender um ponto de vista.

Tema da prova para Agente de Tecnologia (Nível Superior)

Por último, mas não menos importante, os candidatos à vaga de escriturário na função de agente de tecnologia (nível superior) deveriam redigir um texto com o tema: “Os efeitos colaterais da pandemia do coronavírus na educação”. Aqui, a ideia seria elaborar um texto dissertativo-argumentativo que refletisse a questão do ensino ao longo da pandemia, como os impactos de não haver contato presencial na alfabetização das crianças, principalmente nas escolas públicas. 

Como texto de apoio, a banca examinadora (Fundação Cesgranrio) inseriu apenas uma alternativa, de autoria de Denis Mizne e David Saad. 

 

Confira as provas e gabaritos, incluindo a proposta de redação do Banco do Brasil 2021

Os principais critérios de avaliação da redação do Banco do Brasil 2021

Os mesmos critérios de avaliação que foram válidos para a prova de redação do Banco do Brasil 2021 permanecem para o ano de 2023. Por isso, quem estiver se preparando para o processo seletivo, deve estudar bem esse critérios, entre os quais estão:

  • Respeitar o tema que foi proposto pela banca;
  • Seguir o tipo de texto que foi pedido (dissertativo-argumentativo);
  • Usar os mecanismos de coesão de forma adequada, para referenciar e sequenciar as partes presentes no texto;
  • Selecionar, organizar e relacionar os argumentos com coerência;
  • Demonstrar ter domínio da norma padrão da língua portuguesa, a partir de elementos ortográficos, morfológicos, de vocabulário, entre outros;

Vale destacar que a redação vale o total de 100 pontos, sendo necessário que o candidato faça, no mínimo, 70 pontos para ser classificado.

Confira a redação do Banco do Brasil 2021 e se prepare para a próxima prova!

Por fim, agora que você já sabe o tema da redação do Banco do Brasil 2021 e os principais critérios que são avaliados pelos corretores, chegou a hora de baixar as provas e gabaritos que disponibilizamos e partir para a prática!

No mais, para ajudá-lo a aprimorar as habilidades na escrita, a plataforma Corrija-me conta com uma série de profissionais qualificados para dar todo o suporte necessário, independentemente do seu estágio de aprendizado (iniciante, intermediário ou avançado). O nosso objetivo é ajudá-lo a chegar na tão esperada aprovação!

Entre para o lado dos aprovados. Visite nosso site e conheça nossas soluções agora mesmo!

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *