Tema da redação do Enem 2022

A redação do Enem 2022 foi motivo de muita repercussão entre os brasileiros. O tema, que possui grande relevância sociocultural, aborda uma um dilema acerca da valorização dos povos tradicionais do nosso país. Por isso, a equipe da Corrija-me fez uma análise completa.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações

Uma das principais preocupações dos estudantes da redação do Enem 2022 é cogitar sobre o possível tema antes da prova. Afinal, essa é uma forma de estudar e se preparar para a produção textual. 

Neste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) resolveu abordar a questão dos “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. O ministro da educação Victor Godoy foi o responsável pela divulgação, que ocorreu logo após os portões fecharem para os candidatos.

O tema gerou uma grande repercussão entre os brasileiros, até mesmo entre os que não fizeram a prova. Isso porque se trata de uma questão de relevância social e interesse coletivo. Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com comentários sobre o tema. Acompanhe e veja a seguir: 

Descobrimos o tema da redação do Enem 2022!

A equipe da Corrija-me vem realizando um trabalho completo nos nossos canais digitais, o que inclui nossa plataforma exclusiva, canal do Youtube, Spotify, e redes sociais em geral. Na nossa Maratona Enem 3 em 5, mencionamos a obra “Torto Arado” do Itamar Vieira Júnior (1979), com abordagem sobre o conteúdo dos povos quilombolas no interior da Bahia. 

Essa seria uma excelente abordagem de repertório sociocultural, demonstrando conhecimento histórico para os povos tradicionais mencionados no tema da redação do Enem 2022. Além disso, divulgamos no nosso canal do Youtube, um projeto de texto sobre a questão indígena e respeito às comunidades e povos originários. 

Na plataforma exclusiva da Corrija-me, também trabalhamos uma série de questões relacionadas ao tema, como: 

  • O abandono dos povos originários;
  • Proteção aos indígenas em isolamento;
  • Retratação no que se refere à cultura indígena; 
  • Preconceito contra os povos indígenas;
  • Entre outros. 

A relevância do tema da redação do Enem 2022 

O tema da redação do Enem 2022 abrange uma série de grupos, comunidades e povos tradicionais, entre os quais poderiam ser citados os povos indígenas, ciganos, quilombolas, extrativistas, pescadores e muito mais. A proposta, portanto, ressalta a importância da proteção ao território brasileiro e à tradição do nosso país como um todo.

É muito importante que os candidatos, que em sua maioria são estudantes do ensino médio e que desejam iniciar a vida acadêmica na universidade, reflitam e saibam discorrer sobre o assunto. 

Além disso, como mencionamos acima, esse é um espaço em que as pessoas podem entender a relevância da temática e levá-la ao debate. Isso porque envolve a valorização da cultura do Brasil como um todo, bem como sua expressão no meio da sociedade em que vivemos. 

Uma análise dos textos motivadores

Redação do Enem 2022

Como já é comum no exame, a redação do Enem 2022 veio acompanhada de quatro textos de apoio para que os alunos pudessem compreender o tema e discorrer sobre ele. Acompanhe a proposta dos textos abaixo: 

Texto 1

O primeiro texto teve como objetivo dar um panorama sobre o tema. Trouxe um conceito do que seriam os povos originários e proporcionou uma ideia mais clara a respeito do papel deles acerca da preservação do meio ambiente. 

Texto 2

No segundo texto, a banca trouxe um gráfico com referência a regiões de habitação das populações tradicionais. Ele foi importante para ressaltar quem são esses grupos, bem como os estados brasileiros em que sua concentração é maior.  

Texto 3

O terceiro, por sua vez, trazia informações sobre os órgãos do governo e responsáveis por auxiliar no processo de cuidado e proteção da cultura desses povos. Entre eles, a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT). Vale destacar que aqui há um possível encaminhamento que os candidatos poderiam utilizar para a proposta de intervenção.

Texto 4

No mais, o último texto era a Carta da Amazônia 2021, um manifesto apresentado na COP 26, na Escócia, por grupos quilombolas e indígenas e outros povos tradicionais brasileiros. A proposta era trazer uma menção no que se refere à economia, o que poderia ser associado à preservação do meio ambiente, de modo que várias áreas de conhecimento estivessem relacionadas no texto. 

Sendo assim, o participante poderia indicar não apenas uma relevância nos aspectos culturais, mas também na preservação do meio ambiente e ainda da raça humana. 

Aulas ao vivo de redação

Quer aprender mais com o tema da redação do Enem 2022? A equipe da Corrija-me pode ajudar! 

Por fim, esperamos que tenha gostado do artigo! O objetivo é trazer um panorama sobre o tema da redação do Enem 2022 e da sua relevância para a sociedade. No vídeo que gravamos para nosso canal do Youtube, ainda trouxemos algumas possíveis abordagens que o candidato poderia usar como repertório sociocultural e argumentação dentro deste contexto.

No mais, se você deseja aprimorar ainda mais sua escrita e aprender mais sobre redação, uma boa dica é praticar frequentemente e ter uma correção detalhada e profissional. 

Por isso, a equipe da Corrija-me está pronta para ajudar você! Contamos com profissionais especializados que podem fornecer todo o auxílio necessário a partir de uma plataforma de correção de redação completa. 

Para auxiliar nossos alunos da melhor forma, montamos diversos cursos de redação, a fim de que se adequem ao nível de aprendizado de cada um deles. Por isso, preparamos cursos completos que vão desde o nível básico até o avançado de redação. Sendo assim, você pode evoluir no seu tempo e garantir todos os benefícios da plataforma, inclusive o de descobrir e treinar antecipadamente o tema da redação!

Visite nossa página, confira nossos planos de assinatura e aproveite para fazer o seu cadastro! 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *