Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Bancas e suas Redações
O tema da redação do Fuvest 2025 está entre os principais pontos de atenção para os candidatos que desejam conquistar uma vaga na Universidade Federal de São Paulo (USP). A segunda fase da prova da Fundação Universitária para Vestibular (Fuvest) contou com a prova de redação, que aconteceu neste domingo (15).
Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos um artigo comentando qual foi o tema da redação do Fuvest 2025, quais abordagens e repertórios o candidato poderia ter utilizado para se destacar nesta etapa. Acompanhe a seguir:
Como é a prova de redação do Fuvest 2025?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o candidato com uma boa pontuação em qualquer tema da redação do Fuvest é aquele que compreende a estrutura e o tipo solicitados pela banca, que neste caso, é o dissertativo-argumentativo. Sendo assim, o candidato deve defender seu ponto de vista diante do tema proposto, utilizando argumentos para embasar sua ideia.
Em geral, a proposta da Fuvest é filosófica e reflexiva, exigindo dos candidatos o pensamento crítico e uma abordagem autêntica sobre o tema em questão. A prova de redação equivale de 0 a 50 pontos – o candidato que tirar nota zero é automaticamente eliminado do vestibular.
Lembre-se que, diferentemente do Enem, que não há obrigatoriedade de título, no tema da redação do Fuvest 2025, você precisa inserir um título de acordo com seu texto.
Entre os principais critérios de avaliação para a redação do Fuvest 2025 estão:
Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo
Este primeiro critério equivale de 0 a 20 pontos do total atribuído à redação. Os corretores, portanto, avaliam se o candidato teve uma compreensão adequada do tema proposto e se manteve a escrita do texto dentro do tipo dissertativo-argumentativo.
Aqui, é muito importante seguir a estrutura:
- Introdução: apresentar o tema e a tese central do texto (primeiro parágrafo).
- Desenvolvimento: explorar o tema e usar bons argumentos, exemplos e referências em torno do ponto de vista apresentado (segundo e terceiro parágrafo).
- Conclusão: finalização do texto, reafirmando a tese central (último parágrafo).
Vale destacar que, diferentemente do Enem, a banca da Fuvest não cobra a escrita de uma proposta de intervenção.
Coerência nos argumentos utilizados e articulação entre as partes do texto
O segundo critério equivale de 0 a 15 pontos no total atribuído à redação. Aqui, os avaliadores verificam se o candidato produziu um texto coeso e coerente. Sendo assim, é essencial utilizar conectivos e pronomes, mantendo uma sequência lógica das ideias. Lembre-se também que a banca prioriza os textos com abordagem original, portanto, busque ser autêntico na sua escrita!
Adequação da gramática e do vocabulário
Por último, mas não menos importante, a Fuvest avalia, de 0 a 15 pontos, se o candidato segue a norma culta da língua portuguesa. Desse modo, deve-se demonstrar domínio da gramática, como também um vocabulário vasto e adequado ao gênero textual.
Lista dos últimos 10 temas da redação Fuvest
A análise e estudo dos últimos temas da redação do Fuvest foi fundamental para quem desejava se sair bem na prova de redação de 2025. Note que, nos últimos anos, há o predomínio de propostas com base filosófica/sociológica, levando o candidato à uma reflexão profunda sobre o tema. Veja a seguir:
2024: Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão
Esse tema trouxe à tona a discussão sobre o papel da educação na formação profissional, sobretudo diante de uma sociedade da velocidade e da hiperprodutividade. A banca disponibilizou três textos de apoio sobre o assunto, incluindo um trecho do livro “Sociedade do cansaço”, escrito por Byung-Chul Han, e esperava que os candidatos abordassem como a ideia das “multitarefas”, cada vez mais comum no ambiente de trabalho e na vida pessoal, pode influenciar no que se refere à qualidade do aprendizado.
2023: Refugiados ambientais e vulnerabilidade social
Com o crescente debate sobre as questões climáticas, a Fuvest pediu que os candidatos refletissem sobre as consequências sociais das mudanças ambientais. Sendo assim, esperava-se que o candidato escrevesse sobre a relação entre deslocamento populacional causado por catástrofes naturais e a vulnerabilidade social dos refugiados ambientais.
A abordagem poderia incluir, por exemplo, dados sobre o impacto das mudanças climáticas e o papel das políticas públicas na gestão dessa crise.
2022: As diferentes faces do riso
Em 2022, o tema foi “As diferentes faces do riso”. Nesta edição, a banca disponibilizou cinco textos de apoio para compreensão e interpretação do tema, que exigiu dos candidatos a reflexão sobre as diferentes esferas do riso, desde o humor como forma de resistência e crítica social até o riso como elemento de exclusão ou humilhação.
Mais uma vez, a Fuvest explorou bem um aspecto filosófico. Sendo assim, era uma oportunidade para refletir sobre os aspectos psicológicos e sociais do riso, considerando contextos históricos e culturais.
2021: O mundo contemporâneo está fora de ordem?
Neste tema, a banca deu liberdade para que os candidatos fizessem uma análise sobre as mais diversas áreas do mundo contemporâneo, como política, sociedade, tecnologia e cultura. O foco, portanto, era refletir sobre o pensamento crítico em relação aos dilemas que a sociedade atual enfrenta.
2020: A ciência e o seu papel no mundo contemporâneo
Nesta edição, a banca esperava dos candidatos a reflexão sobre como o progresso científico afeta a sociedade, e o candidato, tanto de forma positiva quanto negativa. Sendo um tema extremamente atual, questões como o negacionismo científico, ética em pesquisas e o papel da ciência em crises, como a pandemia, eram relevantes. Os candidatos deveriam demonstrar conhecimento de atualidades e deveriam contextualizar o papel da ciência.
2019: A importância do passado para se compreender o presente
Entre as questões filosóficas, o tema de 2019 propôs uma reflexão sobre como eventos históricos moldam a sociedade atual. A banca esperava que os candidatos discutissem a importância de estudar o passado para evitar erros futuros e construir um futuro melhor. O participante poderia usar, por exemplo, exemplos de movimentos sociais, avanços científicos ou crises econômicas que sustentassem a argumentação.
2018: Devem existir limites para a arte?
Neste tema, a banca disponibilzou cinco textos de apoio para os candidatos compreenderem o tema e discutirem sobre a liberdade artística e seus possíveis limites. Sendo assim, seria importante realizar análises sobre a relação entre arte, ética e política, assim como explorar casos controversos e refletir sobre a tensão entre liberdade de expressão e respeito às normas sociais.
2017: O homem saiu de sua menoridade?
Em 2017, o tema foi inspirado por ideias do filósofo Immanuel Kant e exigia uma reflexão filosófica sobre a autonomia humana. A banca esperava redações que analisassem se, no mundo atual, as pessoas realmente pensam e agem de forma independente ou ainda dependem de dogmas, tradições e lideranças.
2016: As utopias são indispensáveis, inúteis ou nocivas?
Através dos textos de apoio e o conceito de utopia do dicionário de filosofia por Nicola Abbagnano, esse tema provocou os candidatos a avaliarem o papel das utopias na sociedade. Desse modo, caberia aos candidatos refletirem se as utopias motivam avanços ou não, trazendo uma ideia irrealista. Alguns exemplos para enriquecer a argumentação do texto seriam referências a obras literárias, históricas ou filosóficas.
2015: Camarotização da sociedade brasileira; a segregação das classes sociais e a democracia
Neste tema, a banca abordou as desigualdades sociais no Brasil, utilizando o conceito de “camarotização” para ilustrar a exclusão de grupos menos favorecidos. Esperava-se, portanto, a escrita de um texto dissertativo-argumentativo baseado na reflexão sobre como a divisão entre “elites” e “classes populares” afeta a democracia e as relações sociais.
Análise – Tema da redação do Fuvest 2025
O tema da redação do Fuvest 2025 foi “As relações sociais por meio da solidariedade” tendo o anúncio sido realizado pelo diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.
Este tema nos leva à uma reflexão profunda sobre como a solidariedade, enquanto prática e valor social, se manifesta nas interações humanas e como pode contribuir para o fortalecimento das relações sociais, principalmente em tempos de adversidade.
Em primeiro lugar, seria necessário ao candidato refletir sobre o conceito de relações sociais. Na prática, elas dizem respeito às interações entre indivíduos, grupos e/ou comunidades. Essas relações são fundamentais para a organização da sociedade, uma vez que são indispensáveis para o funcionamento de estruturas sociais, como a família, o trabalho, a educação, a política e outras esferas da vida social.
A solidariedade, por sua vez, é um princípio ético e moral que envolve o apoio mútuo entre as pessoas, especialmente em momentos de dificuldade. Ela se manifesta quando indivíduos ou grupos se unem para ajudar o outro, buscando o bem coletivo.
Permanecendo na mesma linha dos anos anteriores, entre temas filosóficos e reflexivos que costumam ser cobrados pela Fuvest, o tema proposto pela banca tinha como objetivo, portanto, promover a análise crítica sobre como a solidariedade se insere no cenário das relações sociais, sobretudo em tempos de crise ou desigualdade.
Como é possível desenvolver uma boa redação sobre este tema da redação da Fuvest 2025?
Seguindo o tipo textual dissertativo-argumentativo, ao desenvolver uma boa redação sobre o tema “As relações sociais por meio da solidariedade”, o candidato deveria levar em consideração as seguintes etapas:
Compreensão do tema
Nas aulas, cursos e treinamentos da Corrija-me, sempre incentivamos a leitura dos textos de apoio para a compreensão e interpretação adequada do tema. Na redação do Fuvest 2025, isso não seria diferente.
Antes de começar a escrever, é importante entender o que a banca está propondo. Neste caso, o foco seria nas relações sociais e como pode haver transformação ou até mesmo o fortalecimento dessas relações pela solidariedade.
O candidato, por sua vez, deveria se perguntar: como a solidariedade contribui para melhorar as relações sociais?
Em seguida, construir uma tese (argumento principal) que pudesse refletir sua opinião sobre o tema.
Desenvolvimento
Nesta etapa, uma boa alternativa para o candidato seria explorar exemplos concretos de como a solidariedade é praticada nas relações sociais. Um ponto que poderia ser abordado, por exemplo, seria sobre solidariedade em tempos de crise.
Exemplo disso seria o caso das enchentes no Rio Grande do Sul ou até mesmo da pandemia da Covid-19, poderiam ser utilizados para destacar o aumento das ações solidárias, como campanhas de arrecadação de alimentos e distribuição de produtos essenciais, mostrando, portanto, como a solidariedade pode unir a população e ajudar na superação de dificuldades.
Conclusão
Conforme foi destacado, na Fuvest, o candidato deve escrever uma conclusão sem proposta de intervenção. Sendo assim, caberia a ele(a) retomar a ideia principal da redação e apresentar uma reflexão final sobre o papel da solidariedade nas relações sociais.
Repertórios para o tema da redação da Fuvest 2025
O uso de repertório para enriquecer sua redação é uma excelente estratégia para demonstrar seu conhecimento e argumentar em torno do tema proposto pela banca. Sendo assim, alguns exemplos que poderiam ter sido utilizados são:
Alusões históricas
O caso da Ditadura Militar, por exemplo, poderia ter sido alvo de reflexão e argumentação no tema da redação do Fuvest 2025.
Isso porque durante a Ditadura Militar no Brasil, o movimento de resistência e solidariedade entre diferentes grupos sociais foi fundamental para enfrentar a repressão e as violações dos direitos humanos. Nesse período, era comum o suporte de instituições de apoio às vítimas da ditadura, como a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos. Exemplos como esse mostram como a solidariedade foi essencial para a luta pela justiça e pela democracia.
Ademais, a Revolução Francesa (1789) também poderia ter sido alvo de argumentação, uma vez que esse período refletiu a união da sociedade em prol de ideais como liberdade, igualdade e fraternidade, a luta e tendo como base as relações sociais contra a opressão e que resultou, até mesmo, na criação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Literatura
Em obras como “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, o autor retrata a importância da solidariedade nas relações humanas. Isso pode ser visto, por exemplo, na relação entre Jean Valjean e Cosette, e o sacrifício de Valjean por amor e justiça – ambos mostram como a solidariedade pode influenciar as relações sociais.
Documentários, filmes e séries
A argumentação em torno de documentários, filmes e séries também seria bem-vinda para abordar o tema da redação Fuvest 2025. Neste caso, um bom exemplo seria o documentário “Human” (2015), dirigido por Yann Arthus-Bertrand.
Nele, o autor traz entrevistas com pessoas de diferentes partes do mundo, abordando temas como amor, sofrimento, esperança e solidariedade. O filme destaca histórias de vidas em que a solidariedade e o apoio mútuo são fundamentais para a sobrevivência e bem-estar. Além disso, traz uma profunda reflexão sobre as relações humanas no cenário global.
Filosofia
Como bem estimulado nas redações da Fuvest, o tema da redação do Fuvest 2025 também exigiu a análise crítica e filosófica pelo candidato. Seria possível abordar, portanto, o filósofo e sociólogo francês Émile Durkheim, reconhecido sobretudo por argumentar que a solidariedade é o vínculo que une a sociedade.
Em sua obra “A Divisão do Trabalho Social”, Durkheim propôs que, em sociedades complexas, a solidariedade orgânica (baseada na interdependência das pessoas) é essencial para o bom funcionamento da sociedade.
Entre os filósofos e teóricos, caberia citar também Rousseau, que em sua obra “Contrato Social” reflete sobre a importância da solidariedade e apoio mútuo para promover uma sociedade mais justa, levando ao bem-estar coletivo.
Além disso, não podemos deixar de destacar Karl Marx como um teórico e filósofo importante dentro desse ponto de vista, que poderia ter sido usado como base de argumentação em torno da sua defesa à solidariedade entre as classes sociais para transformar a economia e a política.
Movimentos sociais solidários
Os exemplos de movimentos sociais (tanto históricos quanto contemporâneos) também poderiam ser uma excelente ferramenta para argumentação no tema da redação do Fuvest 2025. O Movimento Negro, LGBTQIA+ ou Movimento Feminista, por exemplo, poderiam ilustrar como grupos, unidos em prol da solidaderiedade, podem enfrentar problemas estruturais na sociedade.
Estude com a Corrija-me e garanta sua aprovação em concursos e vestibulares!
Por fim, podemos concluir que o tema da redação do Fuvest 2025 “As relações sociais por meio da solidariedade” exigiu dos candidatos análise crítica e manteve um amplo campo para reflexão. Ao desenvolver a redação, o candidato deveria compreender e abordar o conceito da solidariedade, pensando em suas manifestações práticas. Sendo assim, se você foi um dos participantes, lembre-se de que você se preparou e fez tudo que estava ao seu alcance.
Ao longo do ano, a Corrija-me ofereceu uma série de conteúdos voltados para o candidato que deseja se preparar para a Fuvest e outros vestibulares, com simulados, temas inéditos e análises de redações nota mil. Nosso foco está em ajudar cada aluno a compreender a estrutura da redação, desenvolver habilidades argumentativas e elaborar propostas de intervenção bem fundamentadas.
Estamos na torcida para que você alcance uma excelente pontuação, afinal, o aluno Corrija-me estava preparado para qualquer tema da redação!
Deixe um comentário