Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em
A segunda fase da prova de redação do ITA 2024, aplicada nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, foi marcada pela produção de uma dissertação – gênero textual muito característico e já solicitado anteriormente pela banca examinadora.
A redação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma parte fundamental do processo seletivo, tendo em vista que avalia não apenas habilidades de escrita, mas também a capacidade analítica e argumentativa dos candidatos.
Nesse cenário, a equipe da Corrija-me preparou uma análise quentinha para que você saiba mais sobre o tema e o que a banca buscou extrair dos candidatos.
Continue a leitura e confira a seguir:
Qual foi o tema da redação do ITA 2024?
Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração o tema da redação do ITA 2024. Geralmente, o ITA possui uma estrutura de redação muito característica na proposta de redação, incluindo textos de apoio para auxiliar o candidato na compreensão e interpretação do tema.
Este ano, a banca trouxe como proposta a temática a escrita de um texto dissertativo com o tema “Responsabilidade da engenharia frente aos problemas do mundo contemporâneo”. Em seguida, a banca pediu que o participante desse um título para o texto. Trata-se de um assunto muito alinhado com a área em questão e, por isso, tem como objetivo trazer essa reflexão para os candidatos que desejam ingressar no instituto.
Textos de apoio na redação do ITA 2024
Geralmente, a banca do ITA costuma integrar três textos de apoio ou mais nas propostas de redação. Este ano, contudo, a coletânea contou com dois itens, entre os quais estavam:
Item 1 – textos motivadores do ITA 2024
O primeiro item era um trecho de vídeo no Youtube, que mencionava a explosão da primeira bomba nuclear, que ocorreu em 1945 nos Estados Unidos, em um local que hoje é conhecido como “jornada del muerto”. O texto contextualiza a declaração do físico Robert Oppenheimer (que você pode conferir no vídeo), quando ele destaca as mudanças que isso trouxe para o mundo.
Na prática, o item queria mostrar que ele ajudou a criar o projeto Manhattan com um objetivo otimista, no entanto, mais tarde, ele percebeu que aquela criação tinha tomado outras proporções, pois também foi responsável por ocasionar uma ação contra a própria humanidade.
Vale destacar que neste ano (2023) estreou o filme Oppenheimer e essa fala também é possível ver no longa-metragem. Sendo assim, se o candidato teve a oportunidade de vê-lo anteriormente, já teria uma bagagem de repertório sociocultural para contextualizar essa situação.
Item 2 – textos motivadores do ITA 2024
O segundo item, por sua vez, menciona um relato sobre a primeira linha de correio aéreo, pelo Santos Dumont, intitulado como “O que eu vi, o que nós veremos”. Podemos destacar, portanto, que esse texto tem o mesmo viés do item anterior. A diferença é que a percepção do item 2 é mais otimista, tendo em vista que esse recurso, que ele ajudou a criar, foi utilizado em conflito bélico, mas existe também o ponto positivo da sua criação.
A partir de ambos os textos, então, o candidato poderia levar em consideração que a engenharia tem um grande potencial para beneficiar a humanidade. Existe, no entanto, um abuso pelos avanços científicos pela própria humanidade para destruir a si mesma. Essa questão poderia ser contextualizada, por exemplo, por meio de conflitos históricos, como também os que estamos vivenciando no cenário atual, partindo do caso da Ucrânia e no que se refere aos conflitos entre Israel e Palestina.
O candidato, portanto, poderia ter uma boa reflexão sob essa perspectiva, já que, por mais que a criação dos dispositivos tecnológicos tenha sido para o bem, houve uma reversão para um propósito negativo. Além disso, é muito importante levar em conta dentro desta análise a palavra “responsabilidade” contida no tema. Isso porque, como engenheiro, o candidato deve se sentir responsável pelo desenvolvimento de novos recursos, sobretudo em relação ao cenário do mundo contemporâneo, como também está no recorte do tema.
Trazer um repertório sociocultural acadêmico seria uma boa dica para utilização do tema em caráter persuasivo, efetivando uma reflexão com o presente (ainda que você fizesse uma ponte com o passado).
Veja aqui todos os últimos temas de redação do ITA:
Tema da redação do ITA 2023 –Tecnofilia; riscos
Tema da redação do ITA 2022 – A influência do medo nas ações humanas
Tema da redação do ITA 2021 – Que liberdade nos resta no século XXI?
Tema da redação do ITA 2019 – O incêndio no museu nacional
Tema da redação do ITA 2018 – O envelhecimento
Tema da redação do ITA 2017 – O poder das mídias e da comunicação
Tema da redação do ITA 2016 – A formação nas universidades e o mercado trabalhista
Tema da redação do ITA 2015 – Trabalho, imigração e diversidade no Brasil
Tema da redação do ITA 2014 – O cinema
Tema da redação do ITA 2013 – Tecnologia, publicidade e manipulação
Tema da redação do ITA 2012 – Cidadania, preconceito e consciência social
Tema da redação do ITA 2011 – Mobilidade urbana
Tema da redação do ITA 2010 – Transferência dos pais – para a escola da educação moral
Tema da redação do ITA 2009 – Paradoxo da noção de segurança
Tema da redação do ITA 2008 – Violência
Tema da redação do ITA 2007 – Consumismo
Tema da redação do ITA 2006 – Tecnologia e privacidade
Quer aprimorar suas habilidades de redação? Conte com o suporte da Corrija-me!
Por fim, podemos concluir que o tema da redação do ITA 2024 trouxe uma importante reflexão para os candidatos. Sendo assim, caberia ao estudante explorar o potencial da engenharia, mas também levar em consideração que, embora esse não seja o propósito inicial, essas ações podem ser revertidas em danos para a própria sociedade. Por isso, é crucial que os engenheiros sejam conscientes de sua responsabilidade social.
No mais, destacamos que um ponto positivo para os candidatos seria usar um bom repertório sociocultural. Além disso, a aplicação prática das diretrizes e normas da redação do ITA 2024, de acordo com os critérios de avaliação, seria indispensável para alcançar uma pontuação excelente e se destacar nesta etapa da prova.
E se você precisar de suporte para aprimorar suas habilidades de redação, conte com a Corrija-me! Temos uma equipe qualificada que dará toda a assistência por meio de correções, revisões e também para tirar as principais dúvidas sobre os assuntos.
Nossos cursos e aulas são ideais para quem quer aprimorar a escrita no gênero dissertativo e, com isso, se aperfeiçoar para atender a todas as exigências da banca. Além de poder estudar a qualquer hora e de qualquer lugar, você ainda tem o benefício de um suporte facilitado e de acordo com seu nível de aprendizado.
Não espere mais para garantir sua aprovação! Visite agora mesmo a plataforma da Corrija-me e seja nosso aluno.
Deixe um comentário