Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Estudar interpretação de texto é fundamental para a obtenção de nota máxima não só na redação, como também, do exame como um todo. Prova disso é o Enem, que avalia profundamente esse quesito em toda a prova.
Outro ponto importante é que uma melhor compreensão de texto ajuda no alcance a temas subjetivos, que são uma característica, por exemplo, de provas da Unesp.
Portanto, não é algo que você possa deixar de considerar se quiser obter bons resultados nas suas provas. Por isso, trouxemos para você 10 dicas de como estudar interpretação de texto, veja tudo a partir de agora.
1 – Leia o texto com calma
Por mais extenso que possa parecer, é importante que você o leia com calma, para que assim possa começar a entender sobre o assunto. Por isso, não deixe que o desespero e a ansiedade tomem conta de você e se concentre.
O ideal é que, para que você tenha um bom desempenho na sua redação, você faça, pelo menos, uma leitura bem feita de um texto extenso por dia, para que assim você consiga treinar o seu cérebro.
Com o passar do tempo, o hábito da leitura se tornará um prazer e ler textos com o máximo de atenção e paciência não será mais um esforço;
2 – Não pare sua leitura se encontrar palavras desconhecidas
Quando começamos a ler diariamente é comum que apareçam algumas palavras que não saibamos o significado. Porém, um erro que a grande maioria comete é interromper a leitura quando isso acontece, o que vai prejudicar a sua interpretação.
O ideal, portanto, é fazer a leitura do texto como um todo, sublinhando as palavras que você desconhece e, posteriormente, procurar o significado.
3 – Leia o mesmo texto mais de uma vez
O cérebro humano é um órgão complexo e magnífico que consegue visualizar um ponto através de diferentes perspectivas, basta treiná-lo.
Isso quer dizer que, com apenas uma visão simplista de determinado assunto, não é possível se aprofundar nele completamente e interpretá-lo. Desse modo é importante realizar a leitura do texto mais de uma vez, analisando cada ponto.
Perceba que, na primeira vez, você entenderá de uma forma, porém, a partir das outras leituras, conseguirá captar detalhes que passaram despercebidos por você. Acredite, isso fará muita diferença no momento de criar e estruturar a sua redação.
4 – Leia muitas tirinhas
Com um tom sarcástico e perspicaz, as tirinhas são, ao mesmo tempo, leves, divertidas e reflexivas. Além disso, contam com uma linguagem não verbal, sendo um elemento que deve ser considerado em se tratando de interpretar.
Assim, além de realizar a leitura do texto em si, observe as expressões dos personagens, o cenário e todos os elementos que ali estejam contidos, pois eles podem mostrar uma mensagem subjetiva e que poderá render a você bons argumentos.
5 – Explique o conteúdo para si mesmo
Depois da leitura e observação, é o momento de explicar para si mesmo o que você entendeu sobre o assunto, para que assim possa ter uma noção real se realmente conseguiu interpretar o texto.
Para isso, utilize recursos como gravações e vídeos, que, além de tudo, farão com que você também desenvolva a oralidade.
6 – Leia a notícia e depois assista a notícia
A internet proporciona diversas formas de acesso à notícia, ou seja, de forma escrita, auditiva ou audiovisual. Logo, você não só pode, como deve utilizar estes recursos a seu favor.
Ao ler notícias, principalmente aquelas que estão veiculando em todas as mídias, você deve assistir a elas em algum jornal, analisando se a sua interpretação e ponto de vista sobre o assunto são os mesmos.
Assim você conseguirá desenvolver um pensamento crítico sobre os mais variados assuntos, conseguindo, inclusive, ter uma opinião própria e mais assertiva sobre eles.
7 – Faça a leitura de gráficos e tabelas
Para estudar interpretação de texto de forma correta, é importante que você também invista tempo aprendendo a ler corretamente gráficos e tabelas. Em provas como a do Enem, por exemplo, é muito comum que os dados cheguem dessa forma, portanto, quanto mais treino você tiver, melhor se sairá.
8 – Não sobreponha as suas ideias às do autor
Por mais que o assunto seja controverso e que você não esteja de acordo com nenhuma das ideias que estão ali contidas, você precisa entender que aquela é a opinião do autor e não a sua, sendo isso que deve prevalecer.
9 – Treine com questões de português e literatura sobre o assunto
Realize exercícios de provas de exames anteriores cujo principal requisito é interpretação. Essa é a melhor forma de saber se você está indo bem na sua ação de estudar interpretação de texto.
10 – Demonstre todo o seu conhecimento na plataforma da Corrija-me
Depois de seguir todas essas dicas, é o momento de colocar tudo o que você aprendeu em prática, mas sempre com o apoio de profissionais que poderão avaliar o seu desempenho.
Para isso, conte com a Plataforma de redação da Corrija-me. Com mais de 60 aulas em vídeo de cursos de redação, um sistema de análise de desempenho e metas e criando um plano de estudo que se adequa à sua realidade, nós o treinaremos para que tire nota máxima na redação.
Por isso, não espere mais! Faça agora mesmo o seu cadastro gratuito e não se esqueça de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro das melhores dicas e conteúdos de redação das maiores bancas do país!
Venha, estamos esperando para fazer com que você se torne um expert em redação e consiga bons resultados!
COMENTÁRIOS:
Ficamos felizes em saber que te ajudamos, se precisar de correção de redação, estamos à disposição.
Equipe Corrija-me – Plataforma de correção de redação.
Ficamos felizes em ajudar.
Atenciosamente,
Equipe Corrija-me - Redação
Deixe um comentário