Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Aprender a estruturar uma redação argumentativa é fundamental para quem quer se destacar nos mais diversos concursos, vestibulares e até mesmo no Enem. Para obter uma boa nota na redação, o candidato deve dominar a estrutura e as técnicas específicas desse tipo de texto.
Mas como estruturar uma redação argumentativa perfeita? Preparamos 10 dicas indispensáveis para você organizar suas ideias, estruturar seu texto de forma adequada e aumentar suas chances de conquistar a tão sonhada vaga. Acompanhe a seguir e saiba mais:
1. Leia a proposta com atenção e compreenda o tema
Antes de qualquer coisa, se você quer estruturar uma redação argumentativa perfeita, leia atentamente o enunciado da proposta. Entender o tema é essencial para evitar desvios, que podem comprometer a nota. Por isso, pergunte-se: o que exatamente o tema está pedindo? Qual é o problema central?
Se, por exemplo, o tema for sobre “os desafios da educação no Brasil”, o ideal é focar em quais são esses desafios e as possíveis soluções, sem sair do contexto educacional no cenário nacional.
2. Antes de escrever, planeje o que será dito!
Outra dica essencial para estruturar uma redação argumentativa, é reservar de 5 a 10 minutos para planejar sua redação. Faça um esquema rápido, anotando:
- Tese: a ideia central que você vai defender.
- Argumentos: pelo menos dois pontos que sustentem sua tese.
- Exemplos: dados ou referências que validem os argumentos.
Com isso, você pode construir um “esqueleto” do seu texto e ter uma noção geral sobre o que poderá abordar. Esse planejamento ajuda a evitar bloqueios durante a escrita.
3. Capriche na introdução
A introdução é o cartão de visitas da sua redação. Sendo assim, ela deve ser clara, objetiva e instigante. Uma boa introdução tem:
- Contextualização: apresente o tema de forma geral.
- Problematização: especificação do tema.
- Tese/proposição: posicionamento diante do problema e encaminhamento sobre o que será feito no decorrer do desenvolvimento.
4. Desenvolva argumentos consistentes
Pense que você é um advogado e está defendendo uma causa. Para isso, deverá comprovar que seu cliente está falando a verdade, não é mesmo? Da mesma forma, você deve pensar no texto argumentativo.
Além disso, ao desenvolver argumentos consistentes, cada parágrafo do desenvolvimento deve abordar um tópico principal. Sendo assim, para torná-lo sólido, siga essas dicas:
- Use dados e fatos: “Segundo o IBGE, 25% dos jovens abandonam a escola antes de completar o ensino médio.”
- Cite autoridades ou obras: “Conforme Paulo Freire, a educação transforma a sociedade.”
- Relacione com a realidade: conecte o tema ao cotidiano.
Uma dica é sempre evitar argumentos vagos e subjetivos, como “eu acho” ou “na minha opinião”. Se, por exemplo, você fosse defender uma ideia, o faria com convicção. Por isso, escreva seu texto dissertativo-argumentativo da mesma forma!
5. Use conectivos
Os conectivos/conectores são responsáveis por fornecer fluidez ao texto e guiar o leitor. Veja alguns exemplos a seguir:
- Para adicionar ideias: além disso, também, ainda.
- Para contrastar: contudo, no entanto, por outro lado.
- Para concluir: portanto, assim, logo.
Exemplo:
A educação é um direito universal. No Brasil, contudo, o acesso ainda é desigual, principalmente em regiões periféricas.
6. Mantenha a coerência e coesão
Ao estruturar uma redação argumentativa, as ideias precisam estar bem conectadas. Para isso, evite contradições. Se defender um ponto de vista, siga firme com essa posição.
Além disso, é válido construir uma linha de raciocínio, em que cada parágrafo deve se relacionar ao anterior e preparar o próximo.
Um bom texto é aquele que “conversa consigo mesmo” e faz sentido do início ao fim.
7. Escreva uma proposta de intervenção (se necessário)
Se estiver escrevendo para o Enem, lembre-se de incluir uma proposta de intervenção na conclusão (a competência 5 avalia exatamente esse tópico). Essa proposta deve ser: clara, realista e relacionada ao tema.
8. Evite erros gramaticais
Evitar erros gramaticais deve ser uma regra-chave na cabeça de todo candidato que quer estruturar uma redação argumentativa perfeita. Por isso, revise sua redação para corrigir erros de ortografia, concordância e pontuação.
Fique atento ao uso da crase. Verifique também a pontuação, evitando frases longas sem pausas adequadas e o uso de frases no plural e singular. Uma redação impecável em gramática demonstra domínio da norma culta da língua portuguesa e aumenta sua credibilidade diante dos corretores.
9. Seja claro e objetivo
Evite rodeios e vá direto ao ponto! Cada parágrafo deve ter um único foco. Isso ajuda o corretor a compreender suas ideias com maior facilidade e avaliá-las com uma boa estrutura e coesão.
Ao falar sobre desigualdade educacional, por exemplo, não misture com questões que envolvem saúde ou segurança pública – a menos que estejam diretamente conectadas.
10. Conclua com chave de ouro!
A conclusão é, portanto, o momento de fechar sua argumentação com chave de ouro. Sendo assim, ela deve retomar a tese apresentada, sintetizar os argumentos discutidos e deixar uma mensagem final ou proposta (se exigido).
Conte com o suporte da Corrija-me para aprender a estruturar uma redação argumentativa perfeita!
Muito além de aprender essas 10 dicas para estruturar uma redação argumentativa, você precisa colocá-las em prática. Para isso, é necessário praticar regularmente e revisar suas produções. Por isso, nunca se esqueça: uma boa redação é fruto de dedicação, técnica e muito treino.
A plataforma Corrija-me possui cursos, aulas, dicas e materiais exclusivos, bem como todo o suporte que você precisa para aprimorar sua escrita entre os mais diversos concursos e vestibulares. Temos profissionais altamente qualificados para realizar suas correções e revisões e apontar melhorias nos seus textos.
Por isso, se você deseja aprofundar seus conhecimentos e garantir a aprovação, confira nossos cursos especializados em redação.
Comece hoje e domine a arte da escrita argumentativa!
Deixe um comentário