Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em
Demonstrar um bom repertório sociocultural é um dos pilares para garantir uma boa nota na produção textual em concursos e vestibulares. A maioria dos processos seletivos, contudo, busca propor temas de relevância sociocultural, econômica ou até mesmo ambiental. A ideia é discutir problemáticas atuais e levar o candidato à reflexão.
Vale ressaltar que, para argumentar bem em torno dessas questões, é preciso ter conhecimento das atualidades, o que inclui uma boa bagagem em livros, podcasts e até mesmo, séries e filmes. Além de serem formas dinâmicas de aprender, essas são maneiras de adquirir conhecimento acerca da sociedade em que vivemos.
Sendo assim, sob o ponto de vista de que esse é um tema de muita discussão e, infelizmente, que ainda está presente em sua forma estrutural na sociedade, selecionamos 10 filmes que abordam o racismo e que você pode usar na sua redação. Confira a seguir:
Malcolm X
Em primeiro lugar, pode-se destacar o clássico “Malcolm X” dentre os filmes que abordam racismo para usar na redação. A obra, que foi publicada no início dos anos 90, conta a história do famoso líder afro-americano. A ideia é mostrar toda a luta de Malcolm X, que teve sua mãe internada por insanidade e seu pai assassinado pelo grupo Ku Klux Klan – um movimento terrorista de supremacia branca nos Estados Unidos.
Trata-se, portanto, de uma excelente alternativa para argumentar em temas que envolvem o racismo.
Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil
Quem procura por filmes que abordam o racismo para usar na redação, também deve incluir a obra “Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil” em sua lista. Trata-se de um documentário que demonstra a investigação do historiador Sidney Aguilar, acerca da descoberta de uma fazenda que tinha tijolos com suástica encravada.
Ao longo do filme, há a descoberta de que, nos anos 1930, o dono da fazenda levou 50 órfãos negros para o local, sob o pretexto de ser um ambiente de lazer e estudos. As crianças, contudo, foram escravizadas e prestaram serviços para a família nazista.
A obra revela mais um dos registros da presença do racismo e da escravidão na história do Brasil.
A Negação
“A Negação” também pode ser citado como um dos exemplos para discorrer sobre o tema racismo na redação. Trata-se de um drama histórico publicado em 2016, sob direção de Mick Jackson. O filme conta a história de uma estudiosa do Holocausto, Deborah Lipstadt, que foi processada por David Irving, um negacionista do ocorrido e simpatizante do nazismo. Quem deseja abordar temas referentes ao racismo pode extrair informações relevantes do filme, que é baseado no livro “History on Trial: My Day in Court with a Holocaust Denier”.
12 anos de escravidão
A obra 12 anos de escravidão, que foi lançada no ano de 2017, também está entre os filmes que abordam o racismo para usar na redação. O filme ganhou o Oscar em 2018, na categoria “Melhor adaptação de roteiro”. É baseado em fatos históricos, mais precisamente, na história de Solomon Northup – um homem negro dos Estados Unidos que nasceu livre, mas que foi raptado durante uma viagem e escravizado durante 12 anos. Além de demonstrar na prática os abusos sofridos durante esse período, o filme retrata outros pontos relevantes, como o status de mercadoria que marcava os escravos, o contexto histórico e também as consequências do período para a sociedade atual.
Moonlight: sob a luz do luar
Outro filme que retrata o racismo é o “Moonlight: sob a luz do luar”.O filme, sob direção de Barry Jenkins, conta a história de um jovem negro ao longo de sua vida, o personagem Chiron. A obra mostra a complexidade de sua trajetória e o seu processo de autodescoberta, mostrando a luta de viver em um ambiente com pobreza, sem estrutura familiar e com violência.
Olhos que condenam
Na lista de filmes que abordam o racismo, também vale a pena incluir a minissérie “Olhos que condenam”. A obra cinematográfica da Netflix conta, em quatro episódios, a história de cinco jovens, sendo quatro negros e um latino, que foram presos injustamente. É baseado em uma história real, e demonstra, em detalhes, os equívocos do sistema judiciário dos Estados Unidos. É quase impossível assistir ao filme e não relacioná-lo ao racismo estrutural que ainda vivemos hoje. O filme teve direção e roteiro por Ava Duvernay.
Tropa de Elite
O clássico filme “Tropa de Elite”, muito conhecido pelos brasileiros, também pode ser incluído nas opções para argumentar na redação. O filme policial lançado no ano de 2007, aborda a temática de violência urbana na cidade do Rio de Janeiro, sob demonstração da rotina da Polícia Militar. Além disso, o enredo também aborda as condutas racistas de abordagens na cidade brasileira. A trama inclui um perfil para a abordagem policial que inclui, em sua maioria, pessoas negras e pobres. Trata-se de um retrato do racismo estrutural que ainda existe nos dias de hoje.
Pantera negra
O filme Pantera Negra também é uma fonte de argumentação para usar na redação. A trama possui uma série de referências culturais e históricas, em que ressalta uma alta representatividade do super-herói. O nome do personagem principal remete ao Partido dos Panteras Negras, um grupo histórico de resistência. O filme, portanto, leva à reflexão e a representação acerca da história e cultura africana.
Corra
Dentre os filmes que abordam o racismo, não se pode deixar de destacar também o filme “Corra”, lançado no ano de 2017. O enredo conta a história de Chris e sua namorada. No decorrer da história, é possível fazer uma série de descobertas, que retratam o racismo e o drama vivenciado no tratamento da pessoa negra em uma sociedade majoritariamente branca.
À espera de um milagre
O filme “À espera de um milagre”, lançado em 1999, também é uma opção que leva à reflexão sobre o racismo. Isso porque a obra conta a história de um homem negro que é condenado à morte pelo assassinato de duas irmãs. O enredo ainda mostra os equívocos da justiça em um período de alta segregação racial.
Use os filmes que abordam o racismo na redação!
Por fim, a ideia deste artigo é demonstrar ideias de filmes que abordam o racismo para usar na redação. Isso porque se trata de uma excelente alternativa para demonstrar bom repertório sociocultural.
A plataforma de redação da Corrija-me possui uma série de dicas como essa para aplicar na redação em concursos e vestibulares. Além disso, temos planos imperdíveis para quem deseja aprender sobre a escrita com profissionais especializados.
Acesse nosso site e veja os planos disponíveis ou entre em contato conosco para saber mais!
Deixe um comentário