Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Conhecer os erros comuns na redação para concursos é uma excelente estratégia para quem está se preparando para um processo seletivo e deseja garantir sua aprovação. Desse modo, é possível evitar essas falhas e aumentar ainda mais as chances de sucesso.
Pensando nisso, nós do time Corrija-me preparamos um artigo sobre os erros comuns na redação para concursos e separamos dicas práticas para ajudá-lo a evitá-los. Confira a seguir:
1. Fugir do tema proposto pela banca examinadora
Em primeiro lugar, um dos erros comuns da redação para concursos (e até mesmo em vestibulares), é a fuga ou tangenciamento do tema. Trata-se também de um dos erros mais graves, uma vez que fugir do assunto ou mantê-lo superficial pode levar a uma nota zero e até mesmo à desclassificação do candidato.
Para evitar, uma dica é separar um tempo no início para ler a proposta sobre o tema com cautela. Se preciso, releia mais uma ou quantas vezes for preciso. O importante é você coletar as informações necessárias para compreender e interpretar bem o tema. Além disso, é muito importante sempre relacionar a argumentação escrita com o tema central da redação.
2. Não preparar um esqueleto do seu texto
Escrever um bom esqueleto para a produção da redação é essencial para estruturar e organizar as ideias de forma adequada. Muitos candidatos, porém, na pressa para escrever seu texto, deixam de planejá-lo. Por consequência, aumentam o risco de fugir do tema ou repetir argumentos.
Uma boa dica para planejar sua redação é marcar e/ou sublinhar palavras-chave que o ajudarão a compreender o tema e a preparar um rascunho inicial com as principais ideias para cada parágrafo que você escreverá. No caso do texto dissertativo-argumentativo, lembre-se de dividi-lo em introdução, desenvolvimento e conclusão.
3. Erros na ortografia e gramática
Ainda que seu texto seja bem estruturado e organizado, se tiver muitos erros de ortografia e gramática, há a perda de pontuação.
Por isso, uma dica que você precisa levar para sua vida é: revise seu texto com atenção antes de entregá-lo! Se possível, leia a redação em voz alta para identificar erros que passam despercebidos. Pode parecer que não, mas uma segunda análise é fundamental e pode fazer a diferença na sua pontuação.
4. Inserir uma argumentação genérica
Outro ponto que está entre os erros comuns na redação para concursos é inserir uma argumentação genérica. A falta de profundidade ou apresentação de ideias sem fundamento pode levar o corretor a acreditar que o candidato não domina o tema.
Sendo assim, se você quer evitar esse erro, o ideal é manter um bom repertório sociocultural.
O candidato com um bom desempenho na redação é aquele que assiste a filmes, séries e documentários, pesquisa sobre uma variedade de assuntos, lê muito e pratica a escrita, como também mantém-se atualizado.
Quanto mais conhecimento você tiver, mais fácil será escrever sobre qualquer tema, melhorar sua capacidade crítica e argumentação e evitar a superficialidade na opinião.
5. Não gerenciar bem o tempo
Se houvesse um ranking de falhas entre os candidatos, com certeza a má gestão de tempo estaria entre os erros comuns na redação. Isso porque muitos candidatos podem ter o conhecimento necessário, mas por não gerenciar o tempo de forma adequada, acabam deixando de concluir a redação ou escrevem às pressas, o que prejudica a qualidade e, por consequência, a nota final.
E como evitar esse erro? Divida o tempo disponível em diferentes etapas: planejamento, escrita e revisão. E o mais importante: treine com cronômetro! Quando você treina fazendo a simulação de tempo disponível na prova, é possível melhorar sua habilidade e gerenciar melhor seu tempo.
6. Falta de coesão e coerência
Entre os erros comuns na redação para concursos que podem prejudicar sua nota está a falta de coesão e coerência. Enquanto a coesão refere-se ao uso de conectivos que ligam as partes do texto, a coerência diz respeito à lógica entre os argumentos utilizados.
Muitos candidatos erram pela desorganização e pela falta de sequência lógica das ideias, o que torna a leitura confusa. Para evitar, recomenda-se usar conectivos para articular as informações, por exemplo “Além disso”, “Entretanto”, “Ademais”, entre outros. A revisão também é um passo importante para verificar se o texto possui uma sequência fluida de ideias.
7. Não ler o edital da banca examinadora
Não ler o edital da banca examinadora também está entre os erros comuns na redação para concursos e vestibulares. Isso porque cada prova possui regras específicas para a redação, como o tipo de texto que a banca propõe, o limite de linhas e os critérios de avaliação.
Deixar de estudar essas normas pode comprometer sua nota e seu desempenho. Por isso, leia o edital com atenção e anote sempre os principais pontos. Isso não só servirá como base para os estudos, como também o ajudará a se familiarizar com os critérios de avaliação da banca e segui-los.
Seja aprovado em concursos públicos! Conte com o suporte da Corrija-me.
Por fim, podemos concluir que evitar os erros comuns na redação para concursos é essencial para conquistar sua vaga dos sonhos em um concurso público e a desejada estabilidade financeira.
Agora é hora de colocar essas dicas em prática! Escolha um tema, escreva uma redação e comece a aprimorar sua escrita. Quanto mais você praticar, mais confiante estará para encarar o dia da prova.
E para ajudá-lo nesse processo, conte com o suporte do time Corrija-me! Nossa plataforma possui tudo que você precisa para melhorar sua escrita e produzir uma redação de sucesso, incluindo cursos, aulas, um material completo e o suporte de especialistas para realizar a revisão e correção dos seus textos.
Não perca mais tempo. Acesse nosso site e seja nosso aluno!
Deixe um comentário