Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
A argumentação na redação para concursos é uma das ferramentas-chave para quem quer obter um excelente resultado. Quando se trata do tipo de texto dissertativo-argumentativo, por exemplo, é essencial apresentar suas ideias com coesão e coerência, e defendê-las de forma adequada, de modo a convencer o leitor.
Nesse sentido, se você quer aprimorar essa habilidade, este artigo é para você! Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre como construir uma boa argumentação na redação para concursos. Leia até o final e fique por dentro das principais estratégias:
1) Faça uma leitura crítica da proposta de redação
Antes de iniciar a escrita da redação, é fundamental que você faça uma leitura crítica da proposta. Muitos candidatos erram quando não separam um tempo para ler, compreender e interpretar o que a banca está pedindo na proposta. A consequência, muitas vezes, é o tangenciamento ou fuga ao tema.
Por isso, se você quer construir uma boa argumentação na redação para concursos, o primeiro passo é ler atentamente o tema e o comando da questão, a fim de identificar qual abordagem espera-se do candidato.
Uma boa dica é destacar ou sublinhar as palavras-chave e começar a interligá-las com outros assuntos, de acordo com seu conhecimento prévio e repertório sociocultural. Vamos supor, por exemplo, que o tema aborda um problema social. Neste caso, recomenda-se que você reflita sobre suas causas, consequências e possíveis soluções.
2) Construa um esqueleto do seu texto
A argumentação na redação para concursos (ou até mesmo para vestibulares e outros processos seletivos) requer também a organização adequada das ideias. Desse modo, construir um esqueleto com o projeto do seu texto é sempre uma boa alternativa.
Antes mesmo de escrever, você deve fazer um rascunho estruturado, definindo a tese (seu posicionamento sobre o assunto) e os argumentos que você utilizará. Lembre-se de seguir a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.
3) É hora de se posicionar sobre o tema
Imagine que o tema da redação esteja relacionado aos desafios da saúde pública no Brasil. Você precisa ter um posicionamento e opinião clara sobre o assunto. E você não só precisa ter, como deve defendê-lo posteriormente. Então, esse é o momento em que será necessário elaborar uma tese clara, objetiva e bem delimitada.
Evite abordagens vagas ou genéricas, pois podem comprometer a coerência do texto.
4) Defina quais argumentos você utilizará
A argumentação na redação para concursos deve ter base. Por isso, não considere meros achismos e opiniões pessoais. Você precisa de fatos concretos, exemplos, alusões históricas, dados, pesquisas, citações e/ou qualquer referência confiável.
Além disso, o seu repertório de filmes, documentários, séries, livros, músicas e podcasts será sempre bem-vindo. O mais importante é que você saiba como relacionar esses assuntos na condução do seu texto.
Se, por exemplo, o tema estiver relacionado aos efeitos e consequências da fake news, você pode usar como argumento: “De acordo com um levantamento realizado pela Poynter Institute, 4 em cada 10 pessoas no Brasil afirmam receber fake news todos os dias. Isso demonstra a presença das fake news no dia a dia dos brasileiros, sendo uma ferramenta na manipulação da opinião pública e na desestabilização de democracias.”
O ideal é escolher argumentos com consistência, que possam embasar bem a sua ideia central.
5) Use elementos de coesão e coerência
Outro ponto essencial da argumentação na redação para concursos é manter a coesão (ligação entre as ideias) e coerência (lógica dos argumentos). Por isso, o ideal é que você se pergunte:
- As suas ideias estão organizadas de forma lógica e fazem sentido?
- Os conectivos estão sendo utilizados corretamente para ligar as ideias?
A sequência lógica e fluidez na apresentação de ideias ao longo do texto é um dos critérios avaliados na correção e pode influenciar diretamente na nota final. Por isso a importância de usar conectivos e palavras como “portanto”, “além disso”, “por outro lado” e “dessa forma”, que ajudam a guiar o leitor pelo seu raciocínio.
6) Fuja do senso comum
As redações nota mil, isto é, aqueles candidatos que apresentam excelente argumentação na redação para concursos, são aqueles que fogem do senso comum. Eles não escrevem mais do mesmo, recorrem à originalidade. Sendo assim, você também precisa se perguntar: a sua argumentação é original e demonstra o seu pensamento crítico?
É muito importante que você evite clichês e abordagens previsíveis. Desse modo, você demonstra pensamento crítico e domínio sobre o tema. A autenticidade está em apresentar argumentos próprios, fundamentados e baseados em um repertório diversificado, com referências culturais, históricas ou científicas.
Além de demonstrar criatividade, a originalidade contribui para que o avaliador perceba um diferencial no seu texto, aumentando suas chances de obter uma excelente pontuação.
Você também pode se interessar: 7 Erros comuns na redação para concursos e como evitá-los
Aprenda na prática a construir uma boa argumentação na redação para concursos
Construir uma boa argumentação na redação para concursos exige estudo, prática e dedicação. É muito importante que o candidato saiba se posicionar para defender sua tese e/ou ponto de vista e, a partir de bons argumentos, demonstre domínio sobre o assunto.
E se você quiser aprimorar essas habilidades na prática e construir uma boa argumentação na redação para concursos, conte com o suporte da Corrija-me!
Temos uma equipe especializada para auxiliar na correção e revisão dos seus textos. Além disso, contamos com materiais completos e personalizados, bem como cursos, aulas e dicas para você ampliar seu conhecimento sobre redação. Com muito treino e estratégias adequadas em mãos, você estará um passo mais perto da tão sonhada aprovação.
Acesse nosso site e conheça os benefícios de ser um aluno Corrija-me!
Deixe um comentário