Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
O primeiro passo para escrever um texto de qualidade é fazer um esqueleto para produção de redação. Essa tarefa requer uma estruturação adequada do conteúdo, seguindo a reflexão de ideias e otimização do tempo de escrita.
Trata-se de uma necessidade para os diversos processos seletivos, concursos e vestibulares, podendo auxiliar a melhorar a nota da sua avaliação. Sendo assim, quanto mais você se organizar para seguir os critérios de norma culta da língua portuguesa, uso dos mecanismos de coesão e coerência, entre outras as competências de avaliação, maior será a probabilidade de alcançar resultados positivos.
Pensando nisso, elaboramos um guia completo de como fazer um ótimo esqueleto para produção de redação! Ao se planejar e abordar o tema proposto de forma adequada, as chances de se sair bem são muito maiores. Continue lendo o artigo e confira a seguir:
Estruture sua tese
Em primeiro lugar, para fazer um esqueleto para produção de redação, é preciso estruturar sua tese. No modelo dissertativo-argumentativo, por exemplo, é preciso pensar na divisão de introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse caso, deve-se esquematizar a sua redação de acordo com o tema proposto pela banca examinadora.
A ideia, portanto, é ler o tema da redação e decidir qual será seu posicionamento. Ainda que isso seja apenas um rascunho, esse processo de estruturação da tese auxilia na seleção de bons argumentos para defesa do seu ponto de vista. Sendo assim você cumprirá o seu objetivo com maior facilidade, que é convencer o leitor do que está sendo dito.
Faça uma lista com suas ideias
A próxima etapa para fazer um ótimo esqueleto para produção de redação é o brainstorming. Neste momento, o ideal é anotar tudo que vem à sua mente quando se trata do assunto. Você pode enumerar pontos, comparações, pensar em alusões históricas, relacionar com a literatura, usar trechos de autores, dados importantes e muito mais. Tudo é livre!
Em seguida, você irá selecionar bem as informações e relacioná-las entre si, interligando-as a ponto de formar uma base de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Você pode pensar, por exemplo, que se suas ideias estão boas para contextualizar o assunto, é possível inseri-las na introdução. Já se elas estão mais propensas a defender o seu ponto de vista, pode colocá-las no desenvolvimento sem medo.
Esse processo é muito importante para evitar que você adicione mais ou menos, dando um equilíbrio e organizando de fato as ideias na sua redação.
Faça um esboço da conclusão
O último passo para fazer um ótimo esqueleto para produção de redação é fazer um esboço da conclusão. Esta etapa merece uma atenção especial, pois você finaliza o conteúdo e, no caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, deve adicionar uma proposta de intervenção que esteja respeitando os direitos humanos. Em outras palavras, você deve apresentar uma solução para a problemática que foi apresentada ao longo do texto.
Nos outros casos, a conclusão é a “última bolacha do pacote” no sentido de que é o momento de fechar o texto. Desse modo, você deve torná-lo especial. Será preciso retomar o conteúdo (sem ser repetitivo) e logo em seguida, fazer uma conexão geral da ideia, a fim de que o leitor termine de ler e ainda siga refletindo sobre o tema.
Por isso, o esboço dentro do esqueleto para produção de redação deve ser bem coerente e estar interligado às ideias que você formulou para defender a tese. Capriche no final!
Bônus: Dicas extras para o esqueleto para produção de redação
No mais, é muito importante que você se atente aos detalhes ao longo do texto. Existem algumas estratégias que podem parecer simples, mas, se combinadas, podem fazer uma grande diferença no resultado final. Veja quais são:
- Leia os textos motivadores com atenção – eles podem dar um grande suporte na hora de pensar a abordagem que você dará ao seu texto;
- Planeje sua redação em 4 parágrafos: sendo um de introdução, dois de desenvolvimento e 1 de conclusão;
- Na introdução, evidencie o tema que está abordando de forma clara e objetiva – esse é o momento de deixar explícito o que você falará ao longo do texto;
- No desenvolvimento, preocupe-se com uma boa argumentação;
- Na conclusão com proposta de intervenção, preocupe-se em demonstrar: o agente, ação, modo, finalidade e detalhamento.
Pratique um esqueleto para produção de redação!
Por fim, vale lembrar que fazer um ótimo esqueleto para produção de redação pode trazer uma série de benefícios, o que inclui: maior otimização do seu tempo, redução de rasuras e melhora na estética textual.
Vale lembrar que a prática de um esqueleto para a produção de redação é o que o fará aprimorar verdadeiramente a habilidade de escrita. Para melhor eficiência, é necessário cronometrar e controlar bem o seu tempo (deixando um período reservado para essa esquematização). Depois de organizar as ideias, você já pode colocar tudo em prática.
Lembre-se de que grande parte dos alunos que já alcançaram nota 1000 nas redações de concursos e vestibulares, já haviam escrito sobre o tema proposto na prova oficial. Em outras palavras, isso quer dizer que ter conhecimento prévio sobre o assunto abordado, bem como a prática de estruturação e construção de esqueleto para produção de redação facilita muito o processo de escrita.
Pensando nisso, nós da equipe da Corrija-me temos uma plataforma especializada para ajudar você a desenvolver sua escrita. Além disso, disponibilizamos cursos, correções, revisões e todo o suporte de que você precisa para garantir a nota dos sonhos na redação.
Quer saber mais sobre nossas soluções? Acesse nossa plataforma ou entre em contato por Whatsapp para tirar todas suas dúvidas!
Deixe um comentário