Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Você já imaginou a hipótese de fazer uma rasura na redação? Sem dúvidas, essa é uma possibilidade, mesmo que tenha feito um rascunho. Afinal, ainda assim estará suscetível a erros durante a escrita da versão final do seu texto.
Embora essa seja uma preocupação de muitos candidatos em concursos e vestibulares, não adianta chorar pelo leite derramado. Nesse momento, a primeira coisa que você deve fazer é manter a calma e procurar a solução. Isso porque, ainda que você revise seu texto, é quase inevitável a existência de uma ou outra falha. Por isso, preparamos um artigo completo com algumas dicas de como fazer uma rasura na redação. Confira a seguir:
Rasura não é motivo de perda na pontuação
Em primeiro lugar, é muito importante que você considere, ao fazer uma rasura na redação, que esse não é um motivo de perda na pontuação – a menos que toda ou grande parte da folha esteja rasurada. Em outras palavras, o manual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de grande parte dos vestibulares e concursos, não enquadra esse fator como um erro dentre as competências avaliadas.
Deve-se, contudo, levar em consideração que a estética textual é um dos fatores avaliados, e, querendo ou não, os erros podem prejudicar a apresentação da redação. A ideia, portanto, é que você saiba fazer essa rasura da maneira adequada. Isso porque, quando feita de maneira inadequada, pode afetar a legibilidade e coerência da sua redação.
No mais, continue acompanhando o artigo e saiba como fazer uma rasura na redação!
O jeito certo de fazer uma rasura na redação
Para cada possibilidade de erro que você pode cometer na escrita da sua redação, existe uma alternativa de correção. Afinal, é comum que, ao longo da escrita do seu texto, você se depare com algumas falhas e precise rasurar. Sendo assim, é importante ter cautela. Veja abaixo essas possibilidades e o que fazer em cada caso:
Erro de palavras
Vamos supor que você está passando a sua redação da folha de rascunho para a versão final, se desviou do foco e errou uma palavra. Calma. Não é motivo para desespero! Nesse momento, você deve evitar fazer muitos rabiscos. Faça apenas um traço em cima da palavra que errou e, logo após, escreva a que deseja realmente utilizar. Pronto!
Embora algumas pessoas aprendam a colocar entre parênteses, essa não é a solução adequada. Além disso, rabiscar pode não só prejudicar a estética do texto, como pode, até mesmo, rasgar a folha de redação. Por isso, pense que o simples funciona. Aplique apenas o traço e siga adiante!
Desse modo, é mais provável que o corretor entenda que houve um equívoco e desconsidere a falha.
Erro de acentuação
Ademais, outra possibilidade é verificar se há algum erro na acentuação. É muito comum que, ao escrever – principalmente se estiver com pressa – você coloque um acento a mais sem querer ou coloque-o em um local inadequado. Nesse caso, recomenda-se, mais uma vez, que não se faça um rabisco ou borrão.
Sendo assim, ao fazer uma rasura na redação, você deve realizar a mesma etapa do erro anterior: aplicar um traço pequeno em cima do acento que está errado.
Erros após finalizar a versão final
E se você identificou um erro ao finalizar a revisão e concluir a versão final? O que deve ser feito? Para esse caso, a maneira adequada de fazer uma rasura na redação é escrever um traço simples sobre a palavra errada – da mesma forma dos exemplos anteriores. Entretanto, nesse caso, você deve reescrevê-la da maneira correta acima dessa palavra.
Ainda que o espaço seja menor e você escreva com uma letra pequenininha, atente-se para escrevê-la da forma mais legível possível. Afinal, caso a palavra não esteja escrita de forma clara, pode ter o efeito reverso e, no lugar de ajudar a corrigir, pode prejudicar a compreensão do corretor.
Evite errar muitas vezes
Embora fazer uma rasura seja normal e aconteça com a maioria dos candidatos, é muito importante que você evite errar. Isso porque, uma redação com muitas falhas pode dar a entender que o candidato não se preparou da forma adequada, ou não possui uma opinião muito clara sobre o tema.
Sendo assim, vale a pena ter bastante atenção na hora de preparar a versão final.
O segredo é preparar-se com antecedência e treinar bastante!
Por fim, deve-se considerar que o segredo é um preparo com antecedência e muito treino de escrita. Afinal, quanto mais conhecimento e técnica você tiver, menores são as chances de errar, não é mesmo?
E mais: se usando rascunho você está suscetível a essas falhas, quem dirá quando não aproveita esse recurso? Embora, para alguns, seja perda de tempo, o rascunho auxilia a centralizar as ideias e colocar tudo no seu devido lugar, seja em termos de estrutura, seja no que se refere aos argumentos. Por isso, lembre-se de que não é à toa que a folha de rascunho está ali. Use e abuse dela antes de passar a limpo na versão final!
Outro ponto importante é que, para evitar fazer rasura na redação, você deve ter atenção na hora de reescrever e também revise-a minuciosamente.
E, se você deseja se preparar de forma adequada para sua redação, nós podemos ajudar! A Corrija-me possui uma equipe altamente qualificada para dar aulas, dicas exclusivas, fazer correções e revisões de redação. Com ela, você pode treinar mais e ficar ainda mais próximo da sonhada aprovação.
Acesse nossa plataforma de correção de redação e confira o plano ideal para a sua necessidade!
Deixe um comentário