Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
A proposta de intervenção é um dos elementos essenciais para uma redação. Assim, essa é a etapa em que você coloca em prática todo o seu conhecimento e argumentação para apresentar soluções para o problema em questão.
Em alguns processos seletivos, como, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o concurso da PM-SP, a banca solicita essa proposta como parte do texto dissertativo-argumentativo, estando entre as competências que serão avaliadas posteriormente.
Nesse cenário, nós da Corrija-me preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre como funciona a proposta de intervenção da redação. Acompanhe a leitura e saiba mais a seguir:
Como funciona a proposta de intervenção?
Em primeiro lugar, precisamos entender que a proposta de intervenção nada mais é do que a chance de mostrar aos avaliadores que você não apenas entende a problemática, mas também tem a capacidade de propor medidas eficazes para resolvê-la.
Em outras palavras, não basta identificar e discutir um problema social, é necessário também oferecer uma sugestão realista e factível para solucioná-lo. Além disso, a proposta deve estar diretamente relacionada ao problema central da redação, por meio de uma solução realista e possível de ser implementada no contexto social, político e econômico do Brasil.
Vale destacar também que, em muitas avaliações, a proposta de intervenção pode ser o critério de desempate entre redações com pontuações próximas. Sendo assim, uma proposta bem elaborada pode fazer toda a diferença na nota final.
Quais elementos uma proposta de intervenção deve conter?
Embora os temas discutidos em cada redação possam variar, existe uma estrutura marcada por elementos essenciais para uma proposta de intervenção, entre os quais estão:
- Agente: quem é o responsável por implementar a ação? Pode ser o governo, ONGs, empresas, mídia, família, etc.
- Ação: qual medida concreta será tomada para solucionar o problema? É importante que você especifique e explique, em detalhes, o processo para resolução da questão.
- Modo: como a ação será realizada? Descreva os métodos e estratégias utilizados.
- Finalidade: qual o objetivo final da ação? Qual impacto positivo ela trará para a sociedade? Mostre que você considerou os possíveis desafios e como pretende superá-los.
- Detalhes: apresente informações adicionais que enriqueçam a sua proposta, como custos, viabilidade, cronograma e possíveis obstáculos.
Lembre-se também de que a proposta deve seguir uma estrutura adequada e coerente com o restante da redação, demonstrando um bom desenvolvimento do tema, com escrita de forma clara, concisa e objetiva, por meio de linguagem formal.
5 dicas para aprimorar a escrita
Agora que você já conhece a estrutura ideal para elaborar uma proposta de intervenção da redação, separamos alguns passos importantes para aprimorar essa habilidade. Vamos lá?
- Treine a escrita da proposta: pratique a escrita de propostas de intervenção para diferentes temas, aperfeiçoando sua argumentação e familiarizando-se com a estrutura ideal. Faça uma análise detalhada dos aspectos, causas e consequências presentes em cada tema. Quanto mais embasamento estiver, melhor será a sua proposta.
- Peça feedbacks: você pode pedir ajuda de professores, colegas ou familiares sobre suas propostas, buscando identificar pontos fortes e fracos a serem aprimorados. As plataformas de redação, como a Corrija-me, são um excelente recurso para obter a revisão e correção dos seus textos.
- Atualize-se: esteja atento aos acontecimentos sociais e políticos do país, buscando inspiração em ações reais que podem ser adaptadas à sua proposta. Citar casos de sucesso, experiências em outros lugares ou projetos similares pode fortalecer sua argumentação.
- Seja realista: Sua proposta deve ser viável e realista. Evite soluções utópicas ou impossíveis de se implementar. Considere os recursos necessários, os agentes envolvidos e a legislação vigente.
- Use e abuse da sua criatividade: não tenha medo de pensar fora da caixa e propor soluções inovadoras e criativas. Leve em consideração os problemas e pense na melhor maneira de resolvê-los!
Exemplo de proposta de intervenção
Levando em consideração o tema “A falta de acesso à educação de qualidade no território brasileiro”, uma possível proposta seria:
“Portanto, ao considerar a problemática da falta de acesso à educação de qualidade no Brasil, faz-se necessário que o Estado crie um programa de bolsa-auxílio para estudantes de baixa renda que desejam cursar o ensino superior. A concessão seria fruto da aprovação em um exame de seleção e os recursos destinados ao programa poderiam vir de diversas fontes, como orçamento público, doações de empresas e pessoas físicas ou até mesmo parcerias com universidades. Desse modo, espera-se que haja a redução da desigualdade social no país, bem como a melhoria da qualidade da educação no Brasil.”
Note que a exemplificação e os detalhes acerca do agente, modo, ação e demais elementos são essenciais para reforçar sua argumentação.
Estude com a Corrija-me e prepare-se para conquistar a sonhada aprovação!
Por fim, a ideia deste artigo é sanar as principais dúvidas sobre como funciona a proposta de intervenção da redação. Com este guia completo, você estará pronto para argumentar com excelentes propostas de solução e estará um passo à frente para a conquista da nota máxima em suas redações!
Uma dica importante é praticar frequentemente e ter uma correção detalhada e profissional, a partir do auxílio de uma plataforma de correção. Na Corrija-me, temos um time qualificado para ajudar você a aprimorar suas habilidades de escrita. Temos diversos cursos de redação que se adequam exatamente ao estágio de aprendizado de cada um.
Contamos com dicas, tutoriais e cursos completos para ampliar seu conhecimento sobre redação e manter-se atualizado, a fim de garantir um bom repertório para os diferentes temas que podem ser propostos.
Conheça a plataforma de correção de redação mais completa do Brasil!
Deixe um comentário