Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Como funciona o Fies? Quem está saindo do ensino médio e deseja se habilitar no Fundo de Financiamento Estudantil para o acesso ao ensino superior precisa levar em consideração as etapas e requisitos necessários para entrar no programa.
O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece financiamento a estudantes de baixa renda que desejam realizar a graduação em instituições privadas, com juros subsidiados pelo Governo Federal.
Para ajudá-lo na aprovação da seleção, a equipe Corrija-me preparou um artigo com tudo que você precisa saber sobre como funciona o Fies. Vamos lá? Fique por dentro!
Como funciona o Fies?
Na prática, ele opera por meio de contratos firmados entre o estudante e a instituição. Esta é responsável pelo financiamento e arca com os custos das mensalidades do curso durante a graduação do estudante (de forma parcial ou integral).
O estudante, por sua vez, inicia o pagamento do valor financiado após a conclusão do curso. O modelo de pagamento leva em consideração a renda do estudante e estabelece parcelas que não comprometam sua capacidade financeira.
Além disso, vale destacar que os juros de aplicação nos financiamentos do Fies são mais baixos do que os impostos pelo mercado. Durante o período de curso, o estudante pagará uma taxa de juros simbólica. Após a conclusão da graduação, inicia-se o período de carência, no qual o formando tem um prazo para se estabilizar profissionalmente antes de começar a quitar o valor devido.
Atente-se também à questão da amortização do valor, que se realiza de acordo com a renda do beneficiário. Deve ser assegurado, porém, que o pagamento seja compatível com sua capacidade financeira.
Quais são os requisitos para seleção do Fies? – Como funciona o Fies.
Quem quer se candidatar ao Fies, precisa levar em consideração os requisitos estabelecidos pelo programa, entre os quais estão:
-
- Nota no Enem: o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido uma pontuação mínima de 450 pontos.
- Renda familiar: a renda familiar do candidato deve se enquadrar nos critérios estipulados, com prioridade para estudantes de baixa renda.
- Não ter diploma de curso superior.
- Matrícula em instituição parceira: o estudante precisa estar regularmente matriculado em um curso de graduação que seja elegível para o financiamento.
- Não ter participado de outro programa de financiamento estudantil do governo federal.
Vale destacar também que, além de um dos critérios para o Fies ser o de não zerar a nota da redação, é preciso considerar que essa etapa possui um peso considerável na pontuação geral do Enem.
Dessa forma, um bom desempenho na produção textual pode influenciar positivamente a posição do estudante na classificação geral, aumentando suas chances de ser selecionado para o Fies.
Como solicitar o Fies?
Após entender como funciona o Fies, chegou a hora de conferir o passo a passo para fazer sua inscrição no programa. Veja a seguir:
- Realizar a prova do Enem;
- Fazer o cadastro no Sistema Informatizado do FIES (SisFIES);
- Inscrever-se no programa: com o cadastro no SisFIES, o estudante pode realizar sua inscrição no programa, selecionando a instituição e o curso desejados.
- Contratar do financiamento: após a aprovação, o estudante assina o contrato de financiamento e já pode iniciar o curso de graduação.
Lembre-se: as inscrições para o Fies são abertas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Após realizá-la, o candidato precisa aguardar a divulgação das notas de corte e, posteriormente, confirmar a participação na seleção. O período de inscrição é divulgado no site do Fies.
Como se preparar para a redação do Enem e, por consequência, para o Fies?
Além de entender como funciona o Fies, preparar-se para a redação do Enem é um dos pilares para quem deseja garantir a habilitação do programa. Nesse contexto, preparamos algumas dicas. Veja a seguir:
- Mantenha a prática: treinar é essencial para aprimorar as habilidades de escrita. Por isso, produza redações pelo menos duas vezes por semana, abordando temas diversos e respeitando o tempo estabelecido. Isso será indispensável para um bom resultado!
- Conhecimento das competências de avaliação: você só poderá seguir os critérios de maneira adequada se estudá-los. Por isso, entender as competências de avaliação do Enem é fundamental. Isso, portanto, permitirá que você direcione seus estudos e tenha um foco.
- Receba um acompanhamento de redação: buscar feedbacks sobre suas redações é uma alternativa essencial para quem quer se sair bem no Enem, e por consequência, garantir aprovação do Fies. Pode-se garantir esse acompanhamento por meio de plataformas online especializadas e participação em grupos de estudo, por exemplo. A análise crítica contribui para o aprimoramento contínuo!
Estude com a Corrija-me e aumente as chances de aprovação no Enem e Fies!
Por fim, a ideia deste artigo é sanar as principais dúvidas sobre como funciona o Fies e os requisitos necessários para entrar no programa.
Destacamos, porém, que a redação está entre os pilares para quem quer ser habilitado no programa, tendo em vista que uma boa nota nessa prova pode ser decisiva para receber esse benefício. Por consequência, abre portas para o financiamento estudantil e, portanto, para a realização do sonho do ingresso no ensino superior.
A plataforma de correção de redação da Corrija-me pode auxiliá-lo nesse processo, com todo o suporte que você precisa. Nossos alunos contam com uma gama de materiais exclusivos, incluindo um curso específico de redação para o Enem, videoaulas, artigos, dicas e muito mais.
Toda semana, disponibilizamos novas propostas de redação para você treinar. O melhor de tudo é que nossos profissionais estão à disposição para auxiliar na correção, revisão e feedbacks dos seus textos. Dessa forma, você poderá saber em que melhorar e otimizar ainda mais sua escrita.
Visite a plataforma Corrija-me – Correção de Redação agora mesmo e inicie seus estudos conosco!
Deixe um comentário