Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Planejar o tempo na prova de redação é fundamental para ter bons resultados em concursos, vestibulares e outros processos seletivos. Muito além da habilidade de escrever bem, gerenciar bem o tempo é importante para organizar ideias e estruturá-las de forma adequada. Como bem diz o ditado: a pressa é inimiga da perfeição.
Nesse cenário, nós da Corrija-me prepararmos um artigo com as melhores estratégias para planejar o tempo na prova de redação. Acompanhe a seguir e fique por dentro para aumentar suas chances de conquistar a sonhada aprovação:
1) Analise o edital e veja qual é o tempo disponível
Em primeiro lugar, antes de aplicar as estratégias adequadas para planejar o tempo na prova de redação, você precisa saber qual é o tempo disponível. Por isso, leia o edital e as devidas instruções contidas nele para saber a média de tempo que você tem para escrever seu texto, a quantidade de questões que você precisará fazer na prova objetiva e os critérios de avaliação que serão utilizados pela banca examinadora.
Ao coletar essas informações, será possível dividir o tempo e pensar no planejamento, na execução e na revisão.
2) Faça uma divisão do tempo
Para planejar o tempo na prova de redação, você precisa entender e estruturar cada etapa. Veja uma sugestão:
- Leitura da proposta, interpretação do tema e planejamento da redação (10 minutos): esse é o momento de ler com atenção os textos motivadores, destacar as informações mais relevantes e refletir sobre as possíveis abordagens.
- Projeto de texto (10 minutos): esse é o momento de estruturar seu texto. Você deve fazer uma espécie de plano contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Escrita do rascunho da redação (30 minutos): essa é a hora de produzir! Em todas as hipóteses, você deve dedicar mais tempo para o momento de escrita.
- Revisão final e transcrição à folha definitiva (20 minutos): sempre separe um tempo para revisão final. Essa é a hora de corrigir possíveis erros gramaticais e termos incorretos. Além disso, é importante verificar se a proposta de intervenção (se houver) está detalhada e mantém o respeito aos direitos humanos. Logo depois, transfira para a folha oficial de redação. Lembre-se de que você só tem uma!
Vale lembrar que essa não é uma regra e você pode dividir o tempo conforme achar conveniente para você. O mais importante é economizar tempo na escrita para seguir a duração total e reduzir as chances de bloqueios criativos.
3) Pratique a escrita
Sim, é verdade que a prática leva à perfeição. Quanto mais você pratica e se familiariza com o tipo e estrutura de texto que serão cobrados na prova, menor será o tempo que você levará para escrevê-lo.
Uma boa dica é usar algumas técnicas de cronometragem de tempo e fazer simulações prévias durante os estudos. Com a prática, você internaliza o processo e obtém mais agilidade no momento de escrita.
4) Identifique os seus pontos fracos
Outra estratégia importante para planejar o tempo na prova de redação é identificar os seus pontos fracos. Se, por exemplo, você demora mais na introdução ou desenvolvimento, você pode trabalhar mais esses pontos para reduzir o tempo de execução do seu texto.
5) Mantenha a calma
Gerenciar bem as emoções também é muito importante quando se trata de planejar o tempo na prova de redação. Embora a ansiedade e o perfeccionismo sejam grandes vilões que atrapalham o desempenho e dificultam o controle do tempo, é possível administrá-los. Por isso, mantenha a calma e esteja ciente de que você deu o seu melhor.
O fato de você dividir bem o tempo é, inclusive, uma boa alternativa para evitar pular etapas e deixar a ansiedade “dominar” o processo. Faça o básico bem feito e veja os excelentes resultados!
6) Evite voltar no texto para corrigir erros
Uma prática muito comum é o candidato não seguir o fluxo de ideias na escrita do texto e ficar voltando às etapas anteriores para corrigir falhas. Por exemplo: escrever a introdução, ir para o desenvolvimento e voltar para alterar a introdução constantemente.
Ao começar a escrever, não pare. Siga na escrita para não perder a sua linha de raciocínio e foque em colocar suas ideias no papel. No final, você terá um tempo específico para revisar o conteúdo completo, identificar as falhas e corrigi-las.
7) Aproveite os recursos da prova
Por último, mas não menos importante: aproveite os recursos da prova! Use os textos de apoio ao seu favor para ter ideias e evitar se desviar da temática principal. Não se trata de copiar, mas de ter uma base para argumentar em torno do tema central e evitar a fuga ou tangenciamento do tema principal.
Além disso, lembre-se de que a folha de rascunho está na prova para ser usada. Caso você não queira usá-la como rascunho do texto oficial, é possível aproveitá-la para anotar suas ideias e planejar o texto.
Quer praticar as estratégias para planejar o tempo na prova de redação? Conte com a Corrija-me!
Por fim, podemos concluir que planejar o tempo na prova de redação é uma habilidade que você pode desenvolver com prática e estratégia. A partir do momento em que você faz a divisão e o gerenciamento do tempo, suas chances de sucesso na escrita e no resultado serão muito maiores.
Sendo assim, cabe ao candidato investir tempo na preparação e se dedicar fielmente a treinar em vários tipos de temas, sempre cronometrando e fazendo os devidos ajustes para aprimorar a escrita. Para ajudá-lo nesse processo, a plataforma Corrija-me conta com cursos, aulas preparatórias, dicas, materiais e feedbacks personalizados.
Temos uma equipe qualificada que vai ajudar você a identificar possíveis melhorias, como também desenvolver e otimizar sua habilidade na redação.
Visite nosso site ou acesse nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre redação!
Deixe um comentário