Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em
Sim, esse é o termo que traduz a divisão de sílabas em uma palavra quando há a necessidade de separá-la decorrente da falta de espaço numa determinada linha. Na redação dos processos seletivos, saber como fazer o uso adequado é fundamental para evitar a perda de pontuação por erros gramaticais.
Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o que é translineação e como aplicar na redação. Continue lendo e veja a seguir:
O que é translineação?
Em primeiro lugar, é importante entender o que é translineação. Em suma, trata-se da divisão de uma palavra de acordo com suas sílabas, que é feita com o uso do hífen. Isso acontece quando ela não cabe numa linha e, por isso, seu complemento deve ser escrito na linha posterior.
Vale destacar, porém, que não se pode realizar esse processo de qualquer forma. É preciso se atentar às regras para que a divisão esteja de acordo com as normas da língua portuguesa, principalmente quando se trata da redação de um processo seletivo, em que qualquer detalhe pode ser motivo para reduzir sua pontuação final.
No próximo tópico, elencamos as principais maneiras de realizar a divisão de sílabas, bem como as regras que, de fato, apresentam, na prática, o que é translineação.
Como fazer a divisão de sílabas de forma adequada?
Não existe um único “jeito certo” de separar as sílabas em uma palavra. De forma geral, para entender o que é translineação, você precisa saber como fazer a divisão de forma adequada. Observe:
- Ca-dei-ra
- Co-le-ta
- Ves-ti-do
Ao longo deste processo, existem, porém, algumas regras que você deve conhecer. Entre elas, podemos citar:
Quando duas consoantes estão juntas, elas não se separam
Se duas consoantes estiverem seguidas uma da outra e elas constroem diferentes sons em uma mesma sílaba, devem permanecer juntas na divisão de sílabas. Funciona da seguinte forma:
- Ré-pli-ca
Consoantes com sílabas diferentes precisam ser separadas
Quando as consoantes juntas possuem sílabas diferentes, pode haver a separação. Nestes casos, existe uma maneira de identificar: cada uma possui a sua vogal que a acompanha.
- Es–tra-nho
- Lis–ta
Quando as vogais estão em ditongos e/ou tritongos, elas devem ficar juntas
Ao entender o que é translineação e como realizar na prática, também é preciso levar em consideração o que é um ditongo, isto é, quando na pronúncia, existem duas vogais que não podem se separar. O tritongo, por sua vez, acontece quando existem três vogais que também não podem ser separadas ao serem pronunciadas.
Sendo assim, para saber se uma palavra é ditongo ou tritongo, você pode ir pronunciando e fazendo os testes. Veja:
- Bra-si-lei-ro
- Pa-ra-guai
Nos casos em que vogais são uma sílaba única (hiato)
Sim, existem circunstâncias em que a vogal, por si só, já se caracteriza como uma sílaba única. A palavra “poesia” é um exemplo disso, pois pode ser separada da seguinte forma:
- Po-e-si-a
Atenção aos dígrafos!
No caso dos dígrafos, você precisa prestar atenção ao fato de que eles não se separam. Eles são, basicamente, a junção de duas letras, que, quando estão unidas, formam um único som, como: “ch”, “lh”, “qu” e “gu”. Alguns tipos de palavras compostas por esses dígrafos são:
- Mo-chi-la
- Que-ria
Existem também os dígrafos que possuem letras iguais, que podem ser exemplificados como “ss” e “rr”. Nestas circunstâncias, é possível fazer sua separação na translineação.
- Sor-rir
Fique atento: a translineação também se aplica a palavras que possuem hífen!
Muitas pessoas podem se perguntar: mas afinal, e quando a linha acaba justamente em palavras que possuem hífen? É preciso colocar os dois? Como diferenciar? A resposta é sim! Você deve colocar. Neste caso, você deve adicionar da seguinte forma:
- Aquelas duas jovens estudam, trabalham e assim se tornam bem-
-sucedidas.
Basicamente, a ideia é inserir um dos hífens na linha de cima e o outro na linha que vem depois.
Entenda o que é translineação e como aplicá-la na prática!
No mais, agora que você já sabe o que é translineação e como realizar a divisão de sílabas, chegou a hora de praticar na escrita! Quem está se preparando para a redação deve se atentar ainda mais a esses detalhes, tendo em vista que podem fazer a diferença na pontuação final do candidato em um processo seletivo.
Além disso, quando você aplica essas regras de forma adequada, demonstra ao corretor que possui conhecimento da língua portuguesa e domínio ortográfico e gramatical, o que contribui para que seu texto se torne fluido e para um aumento da nota na competência 1, por exemplo.
Sendo assim, se você quer treinar mais e melhorar sua habilidade com a produção de redação, saiba que está no lugar certo! A Corrija-me possui uma plataforma completa de ensino e correção de redação que fornece desde cursos, correções, revisões e aulas exclusivas. Contamos com uma equipe altamente capacitada que está pronta para ajudá-lo a chegar à sonhada aprovação.
O melhor de tudo é que temos níveis específicos para que cada aluno se mantenha em seu estágio de aprendizado, que pode ir do iniciante até o avançado.
Acesse nosso site e conheça as melhores soluções para dar um up na sua escrita!
Deixe um comentário