O que é truncamento de texto na redação e como evitá-lo

O truncamento de texto na redação é um problema que pode comprometer seu desempenho em concursos e vestibulares. Existem, no entanto, algumas estratégias fundamentais para evitar essa gafe e produzir um texto com excelência, mantendo a leitura fluida e atendendo as expectativas do leitor.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em

Se você ainda não sabe o que é truncamento de texto na redação e como evitá-lo, leia este artigo até o final! Evitar esse erro é fundamental para manter a clareza e a compreensão da sua redação, e por consequência, obter um bom desempenho em processos seletivos, concursos e vestibulares. 

Nesse sentido, preparamos um artigo completo sobre o que é o truncamento, porque ele ocorre e, o mais importante: como evitá-lo, de modo que suas palavras transmitam a mensagem desejada, sem prejuízos à qualidade da escrita e experiência do leitor. Confira a seguir:

O que é truncamento de texto na redação?

O truncamento de texto na redação é um problema sintático que ocorre quando uma frase termina de forma abrupta ou não se estabelece uma conexão clara entre as sentenças. Isso pode acontecer por erro na pontuação, uso inadequado de conjunções ou pela falta de continuidade na construção do pensamento.

Vamos analisar um trecho que representa esse problema: “Os jovens estão cada vez mais expostos a conteúdos violentos na internet. Criando uma realidade paralela em que a violência se torna banal.”

Note que a segunda frase, iniciada com “Criando uma realidade paralela onde a violência se torna banal”, ficou solta e sem uma relação sintática clara com a oração anterior. Essa construção sugere um erro de pontuação, pois a parte destacada não possui autonomia gramatical. A correção poderia ser feita da seguinte forma:

“Os jovens estão cada vez mais expostos a conteúdos violentos na internet, criando uma realidade paralela em que a violência se torna banal.”

Com essa reformulação, a segunda oração pode ter uma conexão adequada com a anterior. 

Outro possível exemplo para ilustrar o truncamento de texto na redação seria no caso de escrita da seguinte frase: “O desmatamento na Amazônia tem aumentado cada vez mais. Levando a uma série de impactos ambientais negativos”. 

A correção, portanto, seria: “O desmatamento na Amazônia tem aumentado cada vez mais, levando a uma série de impactos ambientais negativos”. Nesse exemplo, o problema ocorre porque a segunda frase foi separada com um ponto final, mas ela depende da anterior para fazer sentido. Sendo assim, a substituição pelo uso da vírgula soluciona o problema.

Como o truncamento afeta a redação no Enem e vestibulares?

Os corretores das provas de redação, incluindo o Enem, avaliam aspectos como coesão, coerência e domínio da norma culta. Quando um candidato comete truncamento de texto, sua argumentação perde força, pois as ideias ficam soltas e desconexas.

O resultado? Comprometimento da progressão textual, leitura confusa e maior dificuldade de compreensão pelos examinadores e, por  consequência, dos demais leitores. Em uma redação dissertativo-argumentativa, isso pode ser ainda mais prejudicial, pois o candidato deve apresentar argumentos bem articulados e coerentes para sustentar seu ponto de vista. 

Além disso, o uso correto dos conectivos e da pontuação é um dos critérios avaliados na redação. E o truncamento, muitas vezes, ocorre devido ao uso inadequado de pontos finais, vírgulas ou conectivos. Por isso, é fundamental compreender como estruturar as frases de forma adequada para evitar esse erro.

Dicas para evitar o truncamento de texto na redação

Agora que entendemos o que é o truncamento de texto na redação e suas principais causas, selecionamos algumas estratégias práticas para evitá-lo. Confira a seguir:

1) Verifique a estrutura das frases

Uma dica muito importante para evitar o truncamento de texto na redação é reler cada parágrafo e verificar se todas as frases estão completas e se possuem uma sequência lógica. Em geral, frases muito curtas ou isoladas podem indicar a presença de truncamento.

2) Evite o excesso de pontos finais

Muitas vezes, o truncamento ocorre porque o candidato usa um ponto final onde deveria haver uma vírgula ou outro sinal de pontuação. É preciso ter atenção a esse ponto e se lembrar de sempre conectar as frases subordinadas à oração principal. 

Isso não significa que o uso de frases curtas seja proibido, mas sim que você precisa garantir seu sentido completo dentro do contexto da redação.

como evitar o truncamento de texto na redação

3) Não se esqueça dos conectivos

Jamais se esqueça de usar termos que interligam as palavras e expressões como “além disso”, “porém”, “portanto”, “dessa forma” e “em contrapartida” ao longo do texto, pois isso garantirá a fluidez da leitura e a sequência lógica dos fatos. 

Além dos conectivos lógicos (aqueles que indicam causa, consequência, conclusão e adição), também é importante utilizar pronomes relativos e advérbios que garantam a continuidade do raciocínio.

4) Releia e revise seu texto com atenção

A revisão é o momento ideal para identificar e corrigir problemas de truncamento. Por isso, se for preciso, leia e releia o texto várias vezes. A leitura do seu texto ajuda a perceber possíveis falhas e quebras  na estrutura das frases e se as ideias estão fluindo de maneira natural. Essa é a hora para realizar possíveis ajustes e reorganizar sua redação. 

Estude com a Corrija-me e saiba como evitar, na prática, o truncamento de texto na redação!

Por fim, podemos concluir que o equilíbrio e a atenção são essenciais para evitar cometer o truncamento de texto e prejudicar sua performance geral na redação. Muitos candidatos falham neste aspecto e não sabem, mas compreendê-la e associá-la à prática e à revisão adequada são meios de elevar a qualidade dos seus textos.

A plataforma Corrija-me possui o suporte que você precisa ao longo desse processo. Além de cursos que podem ajudar a aprimorar as habilidades de escrita, também temos um time especializado em redação para corrigir e revisar seus textos, de modo a identificar as falhas e ajudá-lo a implementar possíveis melhorias. 

Quer saber mais sobre nossas soluções? Acesse nosso site ou visite nossas redes sociais! 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *