Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa
Você já se perguntou o que não fazer na redação? Pois bem, é muito importante que reconheça coisas terminantemente proibidas de se fazer para poder otimizar seus resultados.
Assim, a escrita é uma habilidade muito importante. Acontece que, muitas vezes, os escritores cometem erros que podem prejudicar a qualidade do texto, e que poderiam ser evitados. Por mais simples que sejam, eles podem causar desde a perda de pontos até a anulação da produção – quando este zera a redação.
Pensando nisso, nós da Corrija-me produzimos um artigo com o que não fazer na redação. Além disso, discutiremos quais são os erros mais comuns e o que você pode fazer para evitá-los. Veja a seguir:
Não ignore as instruções
Em primeiro lugar, um dos principais pontos que você deve fazer antes de começar a escrever é ler e compreender as instruções que estão contidas no texto. No caso de processos seletivos, por exemplo, você deve ler e reler a proposta com cautela para entender o que está sendo pedido.
Por isso, ignorar as instruções está entre o que não fazer na redação. Isso porque, esse ato pode levar a erros que afetam a qualidade do texto e, consequentemente, a sua nota.
Não faça plágio
Outro ato que está entre o que não fazer na redação, é a prática de copiar e colar conteúdo de outros autores sem citar as fontes corretamente.
Se você realizar a cópia integral dos textos de apoio da proposta de redação, por exemplo, automaticamente, terá um zero na nota final. Isso porque o objetivo desses textos estarem na sua prova, é ajudar na compreensão do tema e guiá-lo a escrever, inspirar e gerar ideias.
Em todos os casos, seja em processos seletivos ou não, lembre-se de citar as fontes e fazer referência a qualquer material utilizado na sua redação.
Não fugir do tema
Já imaginou qual é a sensação de ler um texto sobre determinado assunto e, ao iniciar a leitura, não encontrar nada do que foi proposto? Essa é uma sensação que nenhum leitor deseja passar! Por isso, ao escrever uma redação, procure não fugir do tema. Em processos seletivos, esse pode ser motivo para zerar a nota.
Não use gírias e linguagem informal
A redação deve ser formal e seguir as regras gramaticais e ortográficas. Sendo assim, o uso de gírias e linguagem informal pode tornar o texto confuso e pouco profissional. É importante também evitar o uso de abreviações e expressões populares da internet, que não estejam de acordo com a norma padrão da língua portuguesa.
Escrever poucas linhas (Um dos mais importantes: O que não fazer na redação)
Em regra geral, o texto dissertativo-argumentativo precisa ter um número mínimo de linhas para ser corrigido. Essa quantidade depende da banca. Por exemplo, no Enem, se você escrever até 7 linhas ou menos, terá sua produção zerada. Além disso, se formos pensar na prática, essa quantidade é insuficiente para conseguir realizar introdução, desenvolvimento e conclusão de forma adequada. O ideal, portanto, é que a redação tenha um mínimo de 25 linhas. Por isso, lembre-se deste tópico ao cogitar o que não fazer na redação.
Não escreva frases longas e confusas
Entre o que não fazer na redação também está usar frases muito longas e confusas que podem dificultar a leitura e a compreensão do texto. É importante ser equilibrado para transmitir as ideias de forma clara e objetiva. Além disso, lembre-se também de utilizar a pontuação adequada para distinguir orações e permitir um entendimento pleno.
Evite linguagem técnica
Outra regra importante que está entre o que não fazer na redação, é usar uma linguagem muito técnica. Embora seja importante demonstrar conhecimento e domínio do assunto em questão, usar a linguagem técnica e/ou mais conhecida em em áreas específicas, como os jargões, pode dificultar a compreensão do texto para quem não está familiarizado com os termos, inclusive o corretor.
É importante pensar no tipo de texto solicitado e usar um vocabulário adequado ao público-alvo.
O que não fazer na redação: Deixar de fazer a revisão
Revisar o texto é fundamental para identificar erros gramaticais, ortográficos e de coerência. Deixar a revisão de lado pode fazer com que os erros passem despercebidos e prejudiquem a qualidade da escrita, independentemente do gênero ou objetivo do conteúdo.
É importante dedicar tempo suficiente para usar o rascunho, revisar o texto e corrigir os erros encontrados. Em seguida, você pode passar o texto para uma folha oficial.
Desrespeitar os direitos humanos
Violar os direitos humanos também está entre o que não fazer na redação. Independentemente se é uma redação para processo seletivo ou outros fins, deve-se prestar atenção às suas palavras para não escrever nada que possa ferir os direitos humanos. No caso de concursos e vestibulares, esse é um motivo para ter sua prova anulada e, até mesmo, ser desclassificado.
Sendo assim, sempre que for escrever, pense em valores como liberdade de expressão, solidariedade, cidadania, e diversidade de culturas, pensamentos e ideais.
Quer aprender na prática o que não fazer na redação? Conte com o apoio da Corrija-me!
Por fim, o objetivo deste artigo é trazer algumas informações sobre o que é proibido na sua redação. Em todos os casos, escrever uma dissertação-argumentativa pode parecer uma tarefa simples, mas requer atenção e cuidado para evitar erros que possam prejudicar a qualidade do texto.
Seguindo as dicas deste artigo, é possível evitar os erros mais comuns na redação e produzir um texto claro e objetivo. Lembre-se sempre de dedicar tempo para a leitura e compreensão das instruções e revisar a produção antes de entregá-la.
O melhor de tudo é que, para aperfeiçoar suas habilidades de escrita e aprender na prática o que não fazer na redação, a Corrija-me – Ensino e Correção de Redação possui uma plataforma completa. Contamos com o suporte qualificado dos nossos profissionais e um leque de opções de cursos, aulas, revisões e correções.
Acesse nossa plataforma e encontre o plano ideal!
Deixe um comentário