Os 10 erros de português que podem abaixar sua nota na redação

Evitar os erros de português é indispensável para quem quer se sair bem na redação de processos seletivos. Sendo assim, neste artigo, trouxemos as principais falhas cometidas pelos candidatos e estratégias para evitá-los. Saiba mais!

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

Um dos pilares para quem quer conquistar um bom resultado em concursos e vestibulares é evitar erros de português que podem abaixar sua nota na redação. Afinal, uma boa redação requer não apenas uma boa argumentação, como também o domínio das normas gramaticais. 

Muitas vezes, o que consideramos como pequenas falhas podem comprometer sua pontuação e prejudicar sua classificação. O básico, bem feito, pode fazer a diferença! 

Sendo assim, preparamos uma lista com os 10 erros de português que podem abaixar sua nota na redação e comprometer seu desempenho. Saiba mais a seguir: 

1) Termos e expressões com sentido ambíguo

Em primeiro lugar, um dos 10 erros de português que podem abaixar sua nota na redação é o uso de termos e/ou expressões ambíguas. Quando não há clareza no que está sendo dito, você abre margem para que o leitor interprete a frase de diferentes maneiras. 

Se, por exemplo, a proposta de redação fosse sobre os desafios da educação pública no Brasil e o candidato escrevesse: O governo não atua efetivamente, assim a sua atuação é relevante”, o sentido da frase poderia gerar dúvidas. Afinal, a intenção era dizer que a atuação por parte do governo seria relevante, mas pode dar a entender que o redator propôs que o leitor (sua) atuasse.

Haveria maior clareza e especificidade se o candidato dissesse: “O governo não atua efetivamente, assim a atuação dele é relevante”.  

Lembre-se: uma boa redação precisa ser clara, coesa e coerente. 

2) Erros de concordância

Entre os erros de português que podem abaixar sua nota na redação, pode-se destacar também os desvios de concordância. A concordância verbal, por exemplo, ocorre quando o verbo se ajusta corretamente ao sujeito da oração. Por outro lado, a concordância nominal exige que adjetivos, pronomes e numerais estejam de acordo com o substantivo ao qual se referem. 

Embora aparentemente não aconteça, esses deslizes são recorrentes e podem afetar sua nota na redação.

3) Uso inadequado da crase

A crase é um dos temas que mais geram dúvidas entre os estudantes. O acento grave é a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a” e deve ser empregado de forma adequada. Um erro comum é usar crase onde não é necessária ou deixar de usá-la quando obrigatória. 

Por exemplo, o candidato escreve: “O acesso a educação de qualidade é um direito fundamental” (incorreto), quando o correto seria “O acesso à educação de qualidade é um direito fundamental”. 

Para evitar esse erro, uma boa dica é substituir o substantivo feminino por um masculino equivalente. Se “o acesso ao ensino” estiver correto, então “o acesso à educação” também estará. Veja que a contração AO (no masculino) equivale a À (no feminino).

4) Uso incorreto da pontuação

Entre os campeões de erros de português que podem abaixar sua nota na redação está o uso incorreto da pontuação. E esse é um dos aspectos mais importantes da escrita, uma vez que os erros podem mudar completamente o sentido de uma frase e dificultar a compreensão do texto pelos corretores e leitores. 

Se você disser, por exemplo, “Vamos falar João”, parece que a frase está dizendo para falar João, o que não faz sentido. Com a pontuação adequada, ficaria: “Vamos falar, João”, ou seja, fica claro que alguém está chamando João para conversar.

5) Redundância e pleonasmo

As repetições desnecessárias também são erros de português que podem abaixar sua nota na redação. O uso de expressões como “subir para cima”, “encarar de frente” e “adiar para depois”, por exemplo, é redundante e compromete a qualidade do texto. Você precisa ser claro e objetivo, afinal, o uso de palavras desnecessárias pode tornar o texto prolixo e diminuir sua pontuação.

6) Confusão entre “mais” e “mas”

Um clássico erro que você precisa abolir da sua escrita é a confusão entre “mais” e “mas”. O MAIS tem valor de soma, excesso, acréscimo (a ação da polícia deve ser mais precisa); já o MAS é uma conjunção adversativa que indica uma oposição (o Estado tem o dever de resguardar a população da violência, mas não cumpre o seu papel.

 

7) Uso indevido de gírias, expressões coloquiais e palavras estrangeiras

Uma redação formal não deve conter expressões coloquiais, gírias ou estrangeirismos. Lembre-se de que no Enem, por exemplo, uma das competências avaliadas pela banca examinadora é o uso correto da norma culta da língua portuguesa. Por isso, é preciso evitar o uso de palavras como “tipo assim”, “tá ligado?” ou “selfie”. Afinal, a norma culta exige um vocabulário adequado. 

 Uso indevido de gírias, expressões coloquiais e palavras estrangeiras é um dos erros de português que podem abaixar sua nota na redação

8) Colocação pronominal inadequada

Quando o assunto são erros de português que podem abaixar sua nota na redação, vale a pena destacar também a colocação pronominal inadequada. Você precisa estar ciente de que os pronomes são elementos essenciais para a coesão textual, mas seu uso inadequado pode gerar confusão. 

Por exemplo, em uma dissertação argumentativa sobre a importância da leitura na formação cidadã, caso o candidato escreva algo como “A leitura permite ao indivíduo desenvolver sua capacidade crítica, pois ela ajuda ele a interpretar melhor o mundo”, a expressão “ajuda ele” está inadequada. O correto seria “ajudá-lo”, conforme a norma culta da língua portuguesa.

Esse tipo de erro pode abaixar sua nota, pois compromete a clareza e a formalidade do texto. 

9) Erros de ortografia

As falhas na ortografia também estão entre os erros de português que podem abaixar sua nota na redação. Pode não parecer, mas erros como escrever “concerteza” (em vez de “com certeza”), “menas” (em vez de “menos”) são bastante comuns. Esses deslizes demonstram falta de atenção e conhecimento da norma padrão. 

10) Falta de revisão 

Por último, um erro que poderia evitar muitas das falhas descritas acima é a falta de revisão. O candidato pode até ter se preparado e estar atento a todas as regras gramaticais e ortográficas, por exemplo, mas devido à pressa, pode deixar de inserir a pontuação adequada, a acentuação ou se confundir com a escrita de um termo. É nesse ponto que a revisão se torna indispensável. 

Estude com a Corrija-me e prepare-se para evitar erros de português que podem abaixar sua nota na redação!

Por fim, podemos concluir que evitar os erros de português que podem abaixar sua nota na redação é fundamental para garantir um bom desempenho em qualquer avaliação. Afinal, cada detalhe conta na hora de construir um texto claro, coeso e coerente. 

Se você quer conquistar a aprovação em vestibulares e concursos, deve estar ciente que dominar a língua portuguesa não é apenas uma questão de conhecimento, mas também de prática e dedicação. E para ajudá-lo nesse processo, nada melhor do que uma plataforma de redação completa, como a Corrija-me. 

Além de cursos para aprimoramento, você pode contar com o suporte dos melhores profissionais para realizar a correção e revisão dos seus textos.

Visite nosso site e aproveite os benefícios de ser um aluno Corrija-me! 

Aulas ao vivo de redação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *