Redação dissertativa-argumentativa: O guia definitivo

A redação dissertativa-argumentativa possui uma série de particularidades. Entender como funciona esse gênero é essencial não somente para candidatos a processos seletivos, como também para você que quer desenvolver sua capacidade de argumentação e produzir textos melhores no âmbito profissional e acadêmico.

Conteúdo produzido por Corrija-me - Correção de Redação Em Redação Dissertativa

A redação dissertativa-argumentativa está entre os gêneros textuais mais cobrados nos processos seletivos, concursos e vestibulares, incluindo a prova do Enem, Fuvest, Unesp/Vunesp, entre outros. O objetivo, portanto, é argumentar em torno de uma ideia e/ou defender um ponto de vista.

Além disso, esse tipo de texto busca propor discussões acerca de temas de relevância social, ambiental e política. Essa prática é, portanto, essencial não somente para o sucesso nas provas, mas também para o desenvolvimento da habilidade de argumentação no âmbito pessoal e profissional. 

Neste cenário, nós preparamos um guia definitivo, com tudo que você precisa saber sobre a redação dissertativa-argumentativa, incluindo suas principais características, aplicações e dicas exclusivas para você aplicar na prática. Confira até o final e saiba mais sobre o assunto!

O que é uma redação dissertativa-argumentativa?

Em primeiro lugar, podemos dizer que a redação dissertativa-argumentativa é um gênero textual que tem como objetivo principal convencer o leitor sobre um ponto de vista, por meio da apresentação de argumentos relevantes. 

Sendo assim, o autor precisa expor suas ideias de forma concisa e coerente, não somente com base em achismos, mas também utilizando evidências. Por isso, é fundamental que o candidato apresente um repertório sociocultural relacionado ao tema, a fim de fundamentar suas proposições. Trata-se de um texto de, no mínimo, 8 linhas e no máximo, 30 linhas. 

Vale destacar também que, ao dominar esse gênero, é possível ampliar a capacidade de articulação dos seus pensamentos de forma organizada e lógica, tornando mais fácil para o leitor compreender a mensagem central. Novamente, essa é uma habilidade que será importante não apenas para uma única prova, mas para toda a vida! 

Estrutura da redação dissertativa-argumentativa

Outro ponto que merece destaque quando se trata da redação dissertativa-argumentativa, é que ela deve seguir uma estrutura, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão, a fim de organizar e distribuir o seu texto de forma adequada. Saiba o que deve conter em cada uma dessas etapas:

Introdução: apresentação do tema e tese

A introdução é o ponto de partida da sua redação, marcando o parágrafo inicial. Aqui, você deve apresentar o tema central e estabelecer a tese, isto é, o seu posicionamento sobre o assunto. O ideal é que você use os mecanismos linguísticos para chamar a atenção do leitor, de modo a motivá-lo a continuar a leitura.

Lembre-se de que a introdução deve ser clara, concisa e objetiva, indicando o ponto que você defenderá ao longo do texto.

Desenvolvimento: argumentação e contra-argumentação

O desenvolvimento da redação é o momento em que você vai argumentar em torno da sua tese. Geralmente, essa etapa inclui dois parágrafos. Sendo assim, você deve dividir o corpo do texto em parágrafos, cada um focando em um único argumento. Comece cada parágrafo com um tópico frasal que apresenta o argumento, seguida por evidências ou exemplos que sustentem sua afirmação. 

Além disso, você pode usar citações, dados estatísticos, letras de músicas, séries e filmes e todo o seu repertório sociocultural para tornar o texto mais persuasivo. Lembre-se de manter a coerência textual e usar os mecanismos linguísticos (conectivos) para realizar a transição entre os parágrafos, frases e orações. 

Lembre-se também de que uma redação persuasiva deve abordar possíveis objeções ao seu argumento, pois é uma forma de apresentar “os dois lados” da história. 

Por isso, se possível, dedique um espaço do seu texto a contra-argumentação, antecipando as objeções sobre o assunto ​​e refutando-as de maneira convincente. Isso demonstra aos corretores que você tem domínio sobre o tema e reforça o seu posicionamento. 

Conclusão: síntese e ponto de vista final

A conclusão é o momento de retomar a ideia apresentada ao longo do texto. Sendo assim, você deve reafirmar a sua tese de maneira sucinta. Evite adicionar novas informações – em vez disso, foque em destacar a importância do seu ponto de vista e levar à reflexão ao leitor/corretor. 

No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em alguns vestibulares, você deve se atentar para a cobrança quanto a uma proposta de intervenção. Caso necessário, você deve apontar uma possível solução para a problemática que foi apresentada, mantendo sempre o respeito aos direitos humanos. 

Se possível, procure inserir mais de um agente e explicar, de maneira completa, como ele poderia resolver tal questão. 

entenda a estrutura

Tema de redação dissertativa-argumentativa

Os tipos de temas cobrados nas redações dissertativas-argumentativas são os mais variados possíveis. Em geral, as bancas costumam propor temas de relevância social, econômica, ambiental  e política, sobretudo aqueles que envolvem desigualdade social, discriminação, violência, saúde pública e educação. 

Pode-se dizer, contudo, que cada banca possui suas características específicas. Desse modo, selecionamos os últimos temas cobrados nos principais vestibulares do Brasil. Veja a seguir: 

ENEM

Uma particularidade do Enem é a obrigatoriedade de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

FUVEST

A proposta de redação da Fuvest é subjetiva e tem caráter filosófico. Além disso, essa banca não tem como exigência a inserção de uma proposta de intervenção. O ideal é que você demonstre conhecimento, bem como uma opinião formada sobre o tema de modo bem reflexivo. 

VUNESP/UNESP

Uma particularidade dessa banca é que, em geral, eles trazem questionamentos por meio de frases interrogativas e/ou sobre discussões atuais e de interesse social. 

UNICAMP

Entre as particularidades da redação Unicamp está a presença de 2 (duas) propostas de redação e a apresentação de instruções no que se refere aos interlocutores e a situação do texto, assim como gêneros distintos (pode ser pedido uma redação dissertativa-argumentativa ou qualquer outro gênero).

UEM

Diferentemente de outros vestibulares, a banca responsável pela prova da Universidade Estadual de Maringá não costuma exigir uma dissertação, mas sim variados tipos de gêneros textuais. No ano de 2020, por exemplo, foi necessário que o candidato elaborasse uma resposta argumentativa sobre “o lugar de privilégio do branco ou o não combate ao racismo no Brasil”. 

Em 2019, por sua vez, seria necessário escrever uma carta aberta para os vereadores da cidade com seu posicionamento, isto é, informando se era a favor ou contra a Lei responsável pela proibição do uso de canudos de plásticos em lanchonetes.

Veja quais foram os últimos temas de redação da UEM:

ITA

Em geral, a banca examinadora do ITA costuma cobrar temas relacionados a problemáticas sociais, sempre com solicitação para o tipo de texto dissertativo-argumentativo. Os últimos temas cobrados foram: 

tipos de temas cobrados

Os tipos de temas de cada concurso com redação dissertativa-argumentativa

Quem está se preparando para concursos públicos também deve levar em consideração as particularidades de cada banca. Veja a seguir as principais provas e suas características:

PM SP

A banca responsável pela prova da PM-SP é a Vunesp. Neste caso, é necessário que o candidato escreva uma redação dissertativa-argumentativa. Em relação aos temas, estes são cobrados, na maioria das vezes, de acordo com a área do concurso – que neste caso, é a carreira policial. Vale destacar, porém, que outras edições anteriores também já contaram com problemáticas de cunho social e atual.

BANCO DO BRASIL

No caso da redação do Banco do Brasil, aplicada pela banca Cesgranrio, a escrita deve ser em formato de prosa, seguindo o tipo dissertativo-argumentativo. Essa etapa é de caráter eliminatório e entre as exigências, está o posicionamento acerca do assunto. 

ENCCEJA

A redação do Encceja é de responsabilidade do Inep, assim como o Enem. Sendo assim, elas são muito semelhantes em termos de exigências do texto dissertativo-argumentativo. Em outras palavras, o candidato deve seguir a estrutura padrão e incluir uma proposta de intervenção para a questão de abordagem.

VUNESP

Por fim, os concursos da VUNESP costumam solicitar temas baseados em discussões atuais e, ao contrário do Enem, não há a exigência de uma proposta de intervenção para a temática proposta. 

No mais, se você quer estudar redação para qualquer uma das bancas apresentadas, a Corrija-me possui uma plataforma cursos específicos para dar todo o suporte que você precisa.

Elaboração da tese em uma redação dissertativa-argumentativa

O ponto de partida para desenvolver uma tese impactante é a compreensão profunda do tema proposto. Por isso, busque analisar as palavras-chave e os aspectos centrais do assunto. Isso permitirá que você identifique os argumentos que sustentam sua tese.

É preciso criar um contexto que situe o leitor no tema e explicar o motivo pelo qual esse tópico é relevante e merece atenção. Ao introduzir o contexto, você prepara o terreno para a tese que virá a seguir!

Em seguida, demonstre sua opinião sobre o assunto. Uma tese bem elaborada deve ser concisa e original, despertando desde o início, o interesse do leitor. O ideal é que você direcione o desenvolvimento dos parágrafos argumentativos.

como fazer uma tese em seu texto

Desenvolvendo argumentos para a redação dissertativa argumentativa

Elaborar argumentos convincentes na sua redação dissertativa argumentativa é um dos pilares para garantir um bom desempenho no seu texto. Para isso, você deve:

  • Estudar o tema e pesquisá-lo: Antes de começar a escrever, mergulhe no tema, reúna informações de fontes e entenda os diferentes pontos de vista. Quanto mais informado você estiver, mais substanciais serão seus argumentos.
  • Buscar evidências: O uso de dados, exemplos e referências são essenciais para fortalecer argumentos.
  • Antecipar contra-argumentos: você não deve apenas apresentar argumentos a favor da sua opinião, mas também de abordar possíveis objeções.

A Conclusão

A conclusão é o momento em que você afirma sua posição, ressalta seus argumentos e deixa uma impressão impactante nos leitores. Nesta etapa, é essencial reafirmar a tese, tendo em vista que isso ajuda a direcionar seus leitores de volta ao foco central do seu texto.

Tenha em mente que uma conclusão de grande impacto pode inspirar a reflexão dos leitores e/ou corretores sobre o que foi discutido. 

Linguagem e Coesão Textual

Um aspecto importante para garantir um bom desempenho na redação dissertativa-argumentativa, é uma linguagem clara, precisa e adequada ao público-alvo, de modo a facilitar a compreensão das ideias para os leitores. Neste tipo de texto, portanto, você deve priorizar a norma culta da língua portuguesa, além de evitar jargões técnicos ou gírias – afinal, o ideal é que a linguagem seja acessível a todos os leitores, independentemente do seu nível de conhecimento sobre o assunto.

Vale destacar também que a coesão é fundamental para que o leitor possa acompanhar o desenvolvimento dos argumentos e entender a progressão lógica das ideias. Para isso, evite repetir palavras e/ou expressões específicas – um bom vocabulário é tudo!

Além disso, busque usar conectivos de maneira adequada, pois eles serão indispensáveis para o desenvolvimento de um bom texto. 

como ser objetivo na Redação dissertativa-argumentativa

Como manter objetividade e formalidade?

Na escrita dissertativa-argumentativa, minimize o uso de pronomes pessoais, como “eu” e “você”. Opte por uma voz mais impessoal e neutra, focando na apresentação dos argumentos e evidências em vez de enfatizar sua perspectiva pessoal.

Além disso, se você quer manter a objetividade e a formalidade no seu texto, monte uma estrutura bem definida. O ideal é que você formule suas frases de forma clara e simples, eliminando palavras e expressões que não acrescentem valor ao seu argumento.

Prática e revisão da redação dissertativa-argumentativa

A habilidade de redigir textos dissertativos-argumentativos não surge da noite para o dia. Da mesma forma que em outros gêneros textuais, a prática é fundamental para o desenvolvimento. 

Quanto mais você escreve, mais confortável e fluente se torna na estrutura e no estilo desses tipos de texto. Por consequência, você desenvolve o pensamento crítico e a capacidade de selecionar argumentos relevantes para sustentar sua posição.

Além disso, você também deve considerar que a etapa de revisão é tão importante quanto a escrita em si. A revisão permite que você analise seu texto de forma crítica, identificando erros gramaticais, problemas de coesão, falta de clareza e inconsistências. 

Por isso, sempre que finalizar o rascunho, faça uma revisão antes de passar para a folha oficial de redação. A segunda leitura é essencial para que você encontre falhas e evite penalizações no seu texto

Ao revisar, você pode verificar algumas questões e fazer sua autocorreção, como: 

a importância da prática e revisão para a Redação

  • Gramática e ortografia: Esse tipo de erro prejudica a credibilidade do seu texto. Por isso, leia o rascunho mais de uma vez, para capturar erros que passam despercebidos.
  • Coesão e coerência: manter a coesão entre as frases e parágrafos é essencial para que a leitura do seu texto seja fluida e as ideias sigam uma sequência lógica.
  • Clareza: Evite ambiguidades e repetições. Uma redação clara e concisa é muito mais atraente para o leitor.

Em todos os casos, se você quer treinar mais e aprimorar suas habilidades de escrita na redação dissertativa-argumentativa, é essencial que você tenha auxílio de uma boa plataforma de redação. A Corrija-me possui uma série de recursos, materiais e profissionais indispensáveis para seus estudos.

Principais erros cometidos nas redações dissertativas-argumentativas

Existem alguns erros muito comuns na redação dissertativa-argumentativa. Conhecê-los é fundamental para evitá-los. Por isso, selecionamos os principais. Confira a seguir e não esqueça: se você cometer algum deles, comece a evitar a partir de agora! 

  • Falta de estrutura: Um erro comum é a ausência de estrutura. Uma redação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Sem essa estrutura, o texto pode parecer confuso, sem uma linha de raciocínio.
  • Tese ausente e/ou inconsistente: A tese é o ponto central da redação. Se, porém, ela estiver inconsistente ou mesmo ausente, há um grande prejuízo para a clareza e a força da argumentação. Ela deve ser específica, concisa e capaz de direcionar o desenvolvimento do texto.
  • Falta de argumentos bem embasados: Entre os erros mais comuns entre os candidatos, está o de apresentarem opiniões vagas ou generalizadas, o que enfraquece o texto como um todo. 
  • Falta de conectivos: Quando deixamos de usar os elementos de conexão, dificultamos a compreensão do leitor/corretor, o que pode comprometer a clareza do texto. Por isso, lembre-se de usar os conectivos!
  • Linguagem ambígua: O uso de termos ambíguos e/ou linguagem imprecisa pode levar a uma interpretação equivocada. Sendo assim, busque transmitir as ideias com clareza.
  • Não revisar o texto: O momento de revisão, quando você usa rascunho antes da folha oficial, é essencial para evitar erros de gramática de ortografia que podem prejudicar o texto.

Correção de redação

Como não zerar na sua redação dissertativa-argumentativa

Um dos principais receios dos candidatos a processos seletivos é tirar nota zero na redação, posto que, na maioria dos casos, essa nota pode ser motivo para desclassificação na prova geral. 

No caso do Enem, por exemplo, ainda que você tire boas notas na prova objetiva, se zerar a pontuação da redação, não poderá se inscrever no Sisu. No mais, veja como eliminar a possibilidade de zerar seu texto a seguir: 

#1 – Evite a fuga o tema

Um dos principais motivos que levam à nota zero é a fuga ao tema. Por isso, antes de iniciar sua escrita, busque ler e reler os textos de apoio que a banca inseriu e lembre-se dos critérios de avaliação. Isso permitirá que você direcione seus esforços de forma certa, evitando assim, zerar sua redação. 

#2 – Siga o tipo de texto dissertativo-argumentativo

Um dos motivos que podem fazer alguém receber nota zero na redação é não seguir a estrutura necessária para o texto dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que você precisa seguir o texto com a divisão em introdução, desenvolvimento e conclusão. 

Além de estar dentro dos critérios de avaliação, esse processo é necessário para deixar sua redação organizada, de acordo com os critérios estabelecidos. 

#3 -Não copie os textos de apoio 

Os textos de apoio existem para facilitar a compreensão dos(as) candidatos(as) sobre o tema. Eles não podem e não devem ser copiados de forma alguma! Além de demonstrar aos corretores que o candidato tem pouco conhecimento sobre o assunto, essa atitude pode levar à desclassificação na prova. 

#4 -Jamais escreva em língua estrangeira nas redações dissertativa-argumentativa

Ainda que você tenha conhecimento sobre a língua estrangeira, escrever em outro idioma pode levar à nota zero na sua redação. Isso, porém, não significa que você não possa usar algumas expressões ou termos conhecidos, como: “fast food”, “pizza” ou “shopping”, apenas evitar longos trechos em outra língua. 

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Por fim, a ideia deste artigo é trazer as principais informações que você precisa saber sobre uma redação dissertativa-argumentativa. Lembre-se, porém, de que muito além do conhecimento, a prática com frequência é fundamental para que você possa desenvolver maior capacidade de argumentação.

Para ajudá-lo nesse processo, a Corrija-me possui uma plataforma completa de ensino de redação, com cursos, dicas, aulas e muito material disponível para você ampliar seu conhecimento. 

Além disso, contamos com profissionais especializados que podem ajudar através da correção e revisão de textos, identificando falhas e implementando formas de melhorias. E o melhor: tudo isso de acordo com seus objetivos, e com foco no concurso e/ou vestibular que você deseja ingressar. 

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